Neste documento serão apresentadas as principais mudanças advindas da atualização do leiaute na versão 11 do SPED ECF (Escrituração Contábil Fiscal) de 2025, no Microvix.
Acesse Menu → SPED → Iniciar ECF → Gerador de Arquivo.
Requisitos:
Lembrando que este recurso estará disponível somente se o usuário tiver permissão para acesso liberada em: Empresa → Segurança → Configurar Usuários → Configurar Permissões → Grupo "ECF (Escrituração Contábil Fiscal)" → Opção: "Acesso a ECF (Escrituração Contábil Fiscal)".
E o módulo deve estar contratado e habilitado, somente em empresas do Lucro Real e Presumido.
A Receita Federal, anualmente, realiza alterações no leiaute da ECF.
No Leiaute 11, as principais alterações são:
Publicação: Dezembro/2024
Registro 0000: atualização da tabela do campo "Indicador de Início de Período".
Alteração das regras dos registros M310 e M360.
Alterações no relacionamento de registros M300 e M350.
Criação de contas na Parte B.
Novas orientações sobre “outras adições” e “outras exclusões”.
Exclusão de alguns registros.
Criação do novo registro X451.
Publicação: Fevereiro/2025
Registro 0000: alteração do campo COD_VER para 0011.
Registro X450: exclusão de campos de valores.
Registro X451: inclusão dos valores anteriormente informados no X450.
Inclusão da conta 3.170 na Parte B do LALUR.
Para garantir a correta geração e validação do arquivo, no Microvix as alterações foram realizadas nos seguintes registros:
Geração da nova versão do leiaute (11) para arquivos com ano de 2024 ou superior.
Adequação do campo "Indicador de Início de Período".
A partir do ano de 2024, o campo 03 – “COD_VER” do Registro 0000 será preenchido com a nova versão do Leiaute 11, baseando-se nas seguintes regras:
Se o período do arquivo gerado for de 2025 e o campo "Situação especial e outros eventos" for preenchido como:
Será exibido um alerta, pois ainda não há versão de layout do SPED ECF previsto para o período de 2025 e situação especial (7, 8 ou 9). |
Arquivos gerados com anos anteriores a 2024