XENTRY API - Trucks e Vans |
Produto | Linx DMS |
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Menu | Linx DMS > Fábrica Mbb > Parâmetros > Xentry API aba Trucks Linx DMS > Fábrica Mbb > Parâmetros > Xentry API aba Vans Linx DMS > Oficina > Atendimento Oficina Linx DMS > Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção |
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Área | P&D DMS |
Este documento destina-se a todas as concessionárias da marca Mercedes Benz (Trucks e Vans) |
A MBB (Daimler Trucks) e MBCV (Vans) mudará a forma como acontece a integração com o Xentry. Configuração no Linx DMSÉ necessário realizar a parametrização dos Parâmetros do Fábrica. Para MBB Trucks. Acessar os Parâmetros MBB > Parametros > Xentry API na aba Trucks. Figura 1: Menu Fábrica MMB> Parâmetros > Xentry API na aba Trucks. Necessário Informar os campos:
Aba Cargas Iniciais Enviar Serviços OBS.: Ao cadastrar uma nova mão de obra deverá acionar o envio novamente. Excluir Serviços Ao acionar este botão, será realizada a exclusão dos serviços enviados para o Xentry. Ler Serviços Ao acionar este botão irá listar na tela os serviços que foram enviados para o Xentry. Enviar Marcado de Fatura (CIT) Ao acionar este botão, será realizado o envio dos cadastros de CITs da concessionária para o Xentry. Observação: sempre que um novo CIT for cadastrado em OFICINA > CADASTROS > TIPO DE SERVIÇO, é necessário acionar novamente o envio para que as informações sejam atualizadas no Xentry. CIT Padrão Ao acionar este botão, será realizado o envio do cadastro do CIT padrão para o Xentry. Excluir CITs Ao acionar este botão será realizado a exclusão do CITs enviados para o Xentry. Ler CITs Ao acionar este botão irá listar os CITs que foram enviados para o Xentry. Ler CIT Padrão Ao acionar este botão irá listar o CIT Padrão que está cadastrado no Xentry. Aba "Período de Reenvio de OS" Esta aba contém o filtro de datas para o reenvio de Ordens de Serviço (OS) faturadas. Quando houver solicitação da montadora ou necessidade por outro motivo, o reenvio deverá ser realizado manualmente. Para isso, informe o período desejado e clique no botão "Processar Reenvio". ==================================================================================================================== Para MBVC Vans. Acessar os Parâmetros MBB > Parametros > Xentry API na aba "Vans" Figura 2: Menu Fábrica MMB> Parâmetros > Xentry API na aba "Vans" Necessário Informar os campos:
Aba Cargas Iniciais Enviar Serviços OBS.: Ao cadastrar uma nova mão de obra deverá acionar o envio novamente. Excluir Serviços Ao acionar este botão, será realizada a exclusão dos serviços enviados para o Xentry. Ler Serviços Ao acionar este botão irá listar na tela os serviços que foram enviados para o Xentry. Enviar Marcado de Fatura (CIT) Ao acionar este botão, será realizado o envio dos cadastros de CITs da concessionária para o Xentry. Observação: sempre que um novo CIT for cadastrado em OFICINA > CADASTROS > TIPO DE SERVIÇO, é necessário acionar novamente o envio para que as informações sejam atualizadas no Xentry. CIT Padrão Ao acionar este botão, será realizado o envio do cadastro do CIT padrão para o Xentry. Excluir CITs Ao acionar este botão será realizado a exclusão do CITs enviados para o Xentry. Ler CITs Ao acionar este botão irá listar os CITs que foram enviados para o Xentry. Ler CIT Padrão Ao acionar este botão irá listar o CIT Padrão que está cadastrado no Xentry. Aba "Período de Reenvio de OS" Esta aba contém o filtro de datas para o reenvio de Ordens de Serviço (OS) faturadas. Quando houver solicitação da montadora ou necessidade por outro motivo, o reenvio deverá ser realizado manualmente. Para isso, informe o período desejado e clique no botão "Processar Reenvio". ================================================================================================================== Parametrização para ambas (Trucks e Vans) "Parâmetros Xentry API" Este parâmetro será utilizado tanto para veículos Trucks quanto para Vans.
======================================================================================================================== Parâmetro Geral Na aba Geral foi incluído um novo campo com o nome GS ID, este campo deve ser cadastrado com o código GSSN da concessionária. OBS.: Este campo é único por concessionária, o Gestor de Pós Venda deve ter este código. ================================================================================================================== Parametrização dos Consultores de Serviço. Em FATURAMENTO>CADASTROS>VENDEDORES>CADASTRO DE VENDEDORES. Foram incluídos dois novos campos : Cód. Xentry Vans = cadastrar o codigo do consultor de acesso ao portal Xentry Vans. Cód. Xentry Trucks = cadastrar o código do consultor de acesso ao portal Xentry Trucks. ================================================================================================================== Integração Linx x XentryA integração entre Linx e Xentry Trucks/Vans é realizada de forma automática. Ao abrir uma Ordem de Serviço, o sistema identificará a especificação do veículo com base na placa e na ficha de segmento, conforme cadastrado no menu VEÍCULOS > CADASTROS > CATEGORIA, no campo Especificação.
OBS.: Importante o cadastro da especificação de veículos estar correta. O processo de integração entre Linx e Xentry será automático para o usuário, por meio do fluxo de Sincronização. Dessa forma, as integrações serão ativadas automaticamente sempre que ocorrerem as seguintes ações:
OBS.: O sincronismo também poderá ser acionado manualmente se houver necessidade. Durante o processo de sincronização, poderá ser necessária a intervenção do usuário para resolver eventuais conflitos de dados entre Linx e Xentry. Como a sincronização ocorre em tempo real, é possível que a mesma OS esteja sendo manipulada simultaneamente nos dois sistemas, o que pode gerar inconsistências. Quando um conflito for detectado, o sistema exibirá uma tela para que o usuário avalie a situação e selecione a opção mais adequada. A partir dessa escolha, os dados serão sincronizados conforme a decisão tomada. ========================================================================================================================== Operação da integração Linx x Xentry Abertura de Ordem de Serviço com job(trabalho) aberto no Xentry. No processo do Xentry, o usuário (consultor) pode abrir um job (trabalho) diretamente na plataforma. Se houver um job existente, o contato da Ordem de Serviço será automaticamente vinculado a esse job no Xentry, sendo atribuído ao campo de número de contato. Após a abertura da OS, o número do contato no Xentry será atualizado automaticamente para o número da Ordem de Serviço. Quando houver mais de um job existente será exibida um tela para que o usuário selecione qual o job deverá seguir para vincular a Ordem de Serviço. Abaixo tela do Xentry com 2 jobs abertos como exemplo: Figura demonstrativa do portal Xentry da área de homologação, para área de produção as contas devem acessar pelo https://tasp.daimlertruck.com/. No Linx, durante a abertura de uma Ordem de Serviço (menu: OFICINA > ATENDIMENTO OFICINA), após informar a placa do veículo e antes de incluir a solicitação, o processo de sincronização será iniciado automaticamente. Caso existam jobs abertos no Xentry para a placa informada, será exibida uma tela para que o usuário selecione qual job deverá ser vinculado à OS. Após selecionar o job e salvar, o sincronismo irá vincular o contato no job selecionado demonstrando uma mensagem pro usuário. No Xentry será vinculado o codigo do contato. Figura demonstrativa do portal Xentry da área de homologação, para área de produção as contas devem acessar pelo https://tasp.daimlertruck.com/. Na sequência da abertura da Ordem de Serviço, deve-se incluir a solicitação do cliente. Ao clicar no ícone de adição (+) para incluir a solicitação, será exibida a tela de "Seleção de Classificação Xentry". Após selecionar, seguir com o fluxo da abertura de OS. OBS.: Para a abertura de OS em que a OS foi vinculada a um job existente, a abertura deverá SEMPRE pela opção "Gerar O.S. Única". Ao abrir a OS deve deve aparecer a confirmação da abertura: Com a OS criada será acionado o sincronismo e com isso no Xentry será atualizado com o numero da OS. Figura demonstrativa do portal Xentry da área de homologação, para área de produção as contas devem acessar pelo https://tasp.daimlertruck.com/. ==================================================================================================================== Abertura de Ordem de Serviço sem job(trabalho) no Xentry. Para a abertura de Ordem de Serviço (OFICINA>ATENDIMENTO OFICINA), onde é o maior fluxo de abertura pelo consultor, o sincronismo também será automático. Na tela de abertura, seguir com a abertura normal, pois se não tiver job aberto o sincronismo não irá ser acionado. Na sequência da abertura da Ordem de Serviço, deve-se incluir a solicitação do cliente. Ao clicar no ícone de adição (+) para incluir a solicitação, será exibida a tela de "Seleção de Classificação Xentry". Após inserir a solicitação o fluxo da abertura segue o mesmo atual. OBS.: Para abertura de OS sem o job existir no Xentry, poderá ser aberta da Ordem de Serviço por Tipo de OS ou OS Unica. Ao confirmar a abertura de OS será gerado o sincronismo e inserida da OS no Xentry. E inserida a OS no Xentry. Figura demonstrativa do portal Xentry da área de homologação, para área de produção as contas devem acessar pelo https://tasp.daimlertruck.com/. ========================================================================================================================= Manutenção da Ordem de ServiçoAo acessar o menu OFICINA > ORDEM DE SERVIÇO > MANUTENÇÃO, o sistema realizará automaticamente o sincronismo com o Xentry. Dessa forma, Ordens de Serviço que ainda não foram enviadas ao Xentry serão incluídas automaticamente no processo. Isso permite que sejam tratadas e enviadas as OS abertas antes da ativação do Xentry, garantindo a consistência dos dados e evitando retrabalho. Ao selecionar uma OS no filtro de pesquisa e que a OS ainda sem integração no Xentry, será realizado o vinculo e a informação do vinculo para o usuário. E com isso atualizando o Xentry. Figura demonstrativa do portal Xentry da área de homologação, para área de produção as contas devem acessar pelo https://tasp.daimlertruck.com/. Sincronismo na Manutenção da Ordem de Serviço Após a abertura da Ordem de Serviço e seu primeiro sincronismo com o Xentry, o usuário poderá interagir com ambos os sistemas, uma vez que o sincronismo ocorrerá automaticamente a partir de determinados gatilhos durante a manutenção da OS. Os gatilhos que acionam o sincronismo são:
Na tela de Manutenção da OS novos campos foram inseridos.
Foi incluída a aba "Kit MBB", que tem como objetivo exibir o kit da MBB ou MBCV inserido no Xentry. Nessa aba, serão apresentados o código do kit e, quando disponível, o valor informado pela montadora.
Foram incluídos os campos "Damage Code" e "Damage Code_Sca7". Esses campos exibem o código de defeito inserido pelo consultor no Xentry. O código será importado apenas para fins de visualização na tela, sem qualquer impacto ou influência no processo da Ordem de Serviço.
Nesta aba foram incluídos os campos "ES1" e "ES2", que têm a função de exibir códigos de peças com sufixos que indicam variações como cor, tipo de utilização, entre outros.
Nesta aba foram incluídos os seguintes botões:
Exemplo de Sincronismos: Ordem de Serviço Aberta e inclusão de peças e serviço pelo Xentry e sincronizando com o Linx. Figura 1 - Tela de manutenção da OS - Linx
Figura 2 - Sem peça inserida na OS.
Figura 3 - Sem serviço inserido na OS.
Figura 4 - Tela do Xentry demonstrando apenas a OS,a com a solicitação. Figura demonstrativa do portal Xentry da área de homologação, para área de produção as contas devem acessar pelo https://tasp.daimlertruck.com/.
Figura 5 - No Xentry inseridos nova peça e novo serviço. Figura demonstrativa do portal Xentry da área de homologação, para área de produção as contas devem acessar pelo https://tasp.daimlertruck.com/. Figura 6 - Após sincronizar com o Xentry a peça foi inserida no Linx. Figura 7 - Após sincronizar com o Xentry o serviço foi inserido no Linx. ======================================================================================================================== Funcionamento do Sincronismo e seus ConflitosFuncionamento da Integração Linx x Xentry A integração entre Linx e Xentry é mantida por meio de sincronismos constantes entre os dois sistemas. Cada operação registrada em ambos os lados utiliza um código ETag, que funciona como um identificador de versão dos dados. Durante o sincronismo, as ETags são comparadas. Quando uma ETag estiver diferente da outra, a operação com a ETag mais atualizada (superior) irá sobrescrever os dados da ETag mais antiga (inferior), independentemente do lado — Linx ou Xentry — em que a atualização tenha ocorrido. O sincronismo sempre será acionado pelo DMS (Linx). Tratamento de Conflitos na Sincronização Em determinados momentos, o usuário pode estar utilizando simultaneamente os sistemas Linx e Xentry, realizando alterações em ambos. Isso pode gerar conflitos de informação entre os dois lados. Quando um conflito é identificado durante o processo de sincronismo, uma tela será exibida solicitando uma ação do usuário. Nessa tela, será necessário selecionar qual das versões (Linx ou Xentry) deve prevalecer. A opção escolhida será então sincronizada em ambos os sistemas, garantindo a consistência dos dados. Exemplo: Exemplo de Conflito no Tipo de Serviço (CIT) Caso o usuário altere o Tipo de Serviço (CIT) no Xentry para 1N e, simultaneamente, no Linx para 5N, ao acionar o sincronismo, o sistema identificará o conflito entre as informações. Nesse momento, será exibida uma tela solicitando que o usuário escolha qual das versões deve prevalecer. A opção selecionada será aplicada e sincronizada em ambos os sistemas. Figura 8 – Resolução de Conflitos Na Figura 8, temos os seguintes quadros:
Após selecionar a opção desejada e clicar em "Salvar Opção", é necessário acionar o botão (Quadro 5) "Resolver Conflitos". Com isso, o sistema realizará o sincronismo e a informação escolhida será atualizada em ambos os lados. ========================================================================================================================== Service MeasureEm alguns casos, o processo do Xentry poderá incluir automaticamente um Service Measure para determinados veículos no momento da abertura da Ordem de Serviço (OS). Esse serviço será inserido como uma solicitação. De acordo com o procedimento da MBB ou MBCV, o consultor deve verificar com o cliente se ele deseja realizar o serviço.
Abertura de OS com veiculo com service measure. No Xentry será vinculado a OS e para este veiculo inserido o service measure. Figura demonstrativa do portal Xentry da área de homologação, para área de produção as contas devem acessar pelo https://tasp.daimlertruck.com/. Ao acessar a OS na manutenção da OS o sincronismo irá inserir a solicitação do service measure no Linx. Para esta demonstração vamos cancelar a solicitação, ao cancelar a solicitação irá trazer uma mensagem para o usuário: OBS.: Esta mensagem só ocorre quando for um service measure, para os demais cancelamentos de solicitação segue a rotina normal. Ao selecionar a opção SIM, deverá informar motivo do cancelamento. (O cadastro dos motivos é em CONFIGURAÇÕES>CADASTROS>MOTIVOS para o Tipo = R) Após salvar, será acionado o sincronismo e o service measure do lado do Xentry deve ficar como Rejeitado. Figura demonstrativa do portal Xentry da área de homologação, para área de produção as contas devem acessar pelo https://tasp.daimlertruck.com/. ====================================================================================================================== Encerramento da OSNo encerramento da OS também irá acionar o sincronismo antes de enviar a OS para o caixa, então se alguma informação não estiver sincronizada, deve aparecer uma mensagem de orientação e não permitindo o encerramento.========================================================================================================================== Observações Importantes
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