Contexto:

Neste documento vamos discorrer sobre o processo de cadastro de templates para o Whatsapp. 

Os templates são os conteúdos de mensagem que serão disparados para os usuários. Diferentemente do processo existente para SMS, os templates para Whatsapp devem ser previamente aprovados pela Meta antes de poder disponibiliza-los para disparo.

Como funciona:

TELA DE LISTAGEM:

Ao acessar o menu Boomerang > Gestão > Templates Whatsapp, o usuário será direcionado para a tela de listagem dos templates, conforme imagem abaixo: 


 




Esta tela resume-se basicamente na exibição dos templates já criados e seus respectivos status. 

É possível buscar templates pelo Nome e/ou pelo status e a tabela traz as seguintes colunas:


Atenção ao EXCLUIR um template em uso em alguma regra do Boomerang. Ao efetuar a exclusão, a regra que vinha utilizando este template, deixará de funcionar. 


No canto superior direito da tabela, é possível visualizar os botões Cadastrar Template e Configurar Resposta Automática, que implicam no acesso ao processo de cadastro do conteúdo a ser disparado e ao pop-up para inserção do texto de resposta automática, respectivamente.


CADASTRAR TEMPLATE:

Ao clicar no botão Cadastrar Template, o usuário será direcionado à uma tela para definir qual tipo de conteúdo deseja criar. Atualmente estão disponíveis os tipos de conteúdo de TEXTO e de MÍDIA, os quais detalharemos a seguir.



TEMPLATE DE TEXTO

Ao optar pelo tipo de template TEXTO, o usuário será direcionado para a tela de cadastro, conforme abaixo, e poderá configurar o conteúdo que deseja disparar:



Para configurar um template de TEXTO o usuário deverá preencher os campos correspondentes, conforme abaixo:




TEMPLATE DE MIDIA

Ao optar pelo tipo de template MÍDIA, o usuário será direcionado para a tela de cadastro, conforme abaixo, e poderá configurar o conteúdo que deseja disparar:






Para configurar um template de MÍDIA o usuário deverá preencher os campos correspondentes, conforme abaixo:


Após a criação/salvamento, todos os templates criados e salvos serão exibidos na tela de listagem com os seus respectivos status


CONFIGURAR RESPOSTA AUTOMÁTICA:

A configuração de resposta automática nas operações de Whatsapp no Boomerang, implicam em um mecanismo para informar e direcionar o destinatário de que este canal não está disponível para interação no momento.

Este espaço pode ainda ser utilizado para inserção de algum outro canal (telefone, site, chat de atendimento, etc...) que o consumidor possa ser levado para continuar o processo interagindo nesses canais.

Importante ressaltar que Resposta Automática só será disparada quando o destinatário interagir de alguma forma, seja reagindo ou respondendo à mensagem enviada.


Ao clicar no botão Configurar Resposta Automática, o sistema exibirá um pop-up com uma caixa de texto, conforme imagem abaixo, para que o usuário insira o conteúdo da mensagem que deseja que seja disparada.



Mesmo que o consumidor interaja mais de uma vez com a mensagem enviada, ou ainda interaja com a própria Resposta Automática, o sistema possui uma trava para enviar apenas uma vez a mensagem de Resposta Automática à cada janela de interação. Ou seja, só será aberta uma nova interação quando o remetente (Varejista) disparar uma nova mensagem via Regra do Boomerang para o mesmo consumidor.