Sobre a Frenet:

Transforme a logística do seu e-commerce em um diferencial competitivo! 

A Frenet conecta sua operação às principais transportadoras do Brasil de forma rápida e inteligente, simplificando o cálculo de fretes, a emissão de etiquetas e o rastreio de pedidos. Com tecnologia de ponta e alta performance, ela permite que sua operação seja mais ágil, econômica e confiável, potencializando a experiência do cliente.

Vantagens:

• Redução de custos com fretes de até 90% e ativação imediata
• Emissão instantânea de etiquetas e rastreio automático de pedidos
• Cálculo de frete rápido e preciso diretamente no checkout
• Gestão completa da logística no site ou aplicativo, sem complicações
• Integração fácil com transportadoras e plataformas diversas
• Tecnologia escalável que acompanha o crescimento do seu negócio

Área de cobertura:

  • Como um TMS robusto, a Frenet permite integração com transportadoras que atendem todo o território nacional, garantindo eficiência, abrangência e confiabilidade em todas as regiões.

Site:


Integração da Cotação de Frete

A ativação da cotação de frete pode ser realizada em apenas dois passos.

1. Criação de modalidades de entrega

No primeiro passo é necessário criar duas modalidades de entrega:

Caminho: Configs → Modalidades de Entrega → Adicionar Modalidade de Entrega




2. Criação da forma de entrega

Em seguida, é necessário criar um meio de entrega do tipo Frenet.

Caminho: Configs → Meios de Entrega → Adicionar Meio de Entrega

2.1 Configurações iniciais

2.2 URL de Tracking

Neste campo deve ser informada a URL de rastreamento da Frenet.
Assim, o cliente poderá acompanhar seu pedido diretamente na tela Meus Pedidos do site, além de receber o link por e-mail após a atualização para o status de Despachado.

URL de rastreio Frenet: https://rastreio.frenet.com.br 

2.3 Regras adicionais

Na aba Regras de Entrega é possível configurar:

📷 Imagem ilustrativa

2.4 Credencial de integração

Na aba Configurações Frenet deve ser cadastrado o Token fornecido pela Frenet no momento da contratação.




Integração de Coletas

Para ativar a integração de coletas no painel administrativo da Frenet é necessário que os pedidos sejam enviados para a transportadora. O processo envolve quatro passos.

1. Criação da fila de integração

Crie uma fila exclusiva para integração com a Frenet.

Caminho: Integrações → Gerenciamento de Filas → Adicionar Fila

1.1 Configurações da fila

Após configurar, clique em Salvar.

1.2 Configuração de Consumidor

Na área Consumidores, clique em Adicionar e preencha:


Não é necessário criar um grupo de usuário específico neste momento. Caso deseje limitar acessos, a permissão poderá ser configurada no usuário da Frenet que será criado posteriormente.




2. Criação do fluxo de envio para a fila

Configure um fluxo responsável por enviar os pedidos para a fila de integração.

Caminho: Configs → Fluxos → Adicionar Fluxo

2.1 Configurações iniciais

Clique em Próximo Passo.

2.2 Configurações avançadas

2.3 Execução automática do fluxo

Para que a Frenet receba somente pedidos faturados, configure a execução automática:




3. Criação da credencial da Frenet

Crie um usuário exclusivo para integração.

Caminho: Configs → Usuários → Adicionar Usuário

📂 Documentação de criação de Grupos de Usuário


Após salvar o usuário, será enviado um e-mail para definição da senha. Em seguida, acesse novamente o cadastro e habilite a opção Somente Integração, garantindo que o acesso seja restrito à API.



Não esqueça de relacionar o Meio de Entrega ao contrato do seu canal de venda!

Canais Canais Selecione o Canal Contrato Meios de Entrega

  • Selecione Todos meios de entrega ativos na plataforma, caso o canal deva ser atendido por todas as transportadoras ativas na plataforma.
  • Se selecionado para Definidos abaixo, clique em Selecione e escolha os meio de entrega participantes adicionando a Frenet. Clicando em Adicionar Meio de Entrega.






Configurações no Painel da Frenet 

Com as configurações concluídas na Plataforma, acesse o painel administrativo da Frenet e cadastre os seguintes campos:

  • Login: Usuário criado na Plataforma Linx Commerce

  • Senha: Senha definida para este usuário

  • URL API: https://LOJA.layer.core.dcg.com.br

    • Substitua LOJA pelo nome da sua base no Linx Commerce

    • Este é o mesmo nome utilizado na URL de acesso ao painel administrativo da Plataforma

📷 Imagem ilustrativa




Após aplicar todas as configurações, recomenda-se realizar pelo menos um pedido utilizando a forma de entrega Frenet. Esse teste garante que a coleta seja criada corretamente e valida que o processo de integração está funcionando conforme o esperado.