Cliente pagou a fatura, mas não consta em sistema. Como prosseguir?
1. Analise o comprovante de pagamento
Antes de tudo, devemos solicitar o comprovante de pagamento ao cliente e comparar com a fatura no CRM. Para isso:
- Identifique a data do pagamento realizado
- Identifique o CNPJ para qual foi favorecido esse pagamento
- Identifique o valor pago
Exemplo:
![Food Service > [ADM/FIN] - Boleto pago, mas não baixado (identificado) > 22222.png](/download/attachments/621413656/22222.png?version=1&modificationDate=1759416940230&api=v2)
2. Faça a validação junto ao CRM
Com as informações do comprovante de pagamento, siga os próximos passos a seguir:
- Acesse o CRM (https://www2.linx.com.br/Intranet/Home.aspx)
- Vá em 'Painel de Clientes' > 'Painel Financeiro (Faturas/NF-e)'
- Informe o CNPJ do cliente
- Na aba 'Financeiro', verifique a fatura em questão e faça uma comparação junto ao comprovante de pagamento enviado pelo cliente.
![Food Service > [ADM/FIN] - Boleto pago, mas não baixado (identificado) > 22222.png](/download/attachments/621413656/22222.png?version=1&modificationDate=1759416940230&api=v2)
IMPORTANTE: Identifique principalmente a data em que o pagamento da fatura foi realizado, pois em alguns casos o cliente pode ter efetuado o pagamento de alguma outra fatura e se confundir. |
3. Identificando um problema...
Caso se trate de um erro de conciliação bancária, será necessário abrir um Caso e solicitar uma análise de comprovante de pagamento junto o time de CONTAS A RECEBER. Siga o modelo abaixo:
- Assunto: Análise de Comprovante - CNPJ 000.000/0009-00 (informar o CNPJ da loja)
- Descrição:
- Resumo da situação
- E-mail da pessoa que solicitou a contestação
- Nome
- CNPJ da loja
- Comprovante(s) de pagamento anexados
- Incluir a Unidade de Negócio FOOD - ADMINISTRATIVO FINANCEIRO como proprietária do caso.
- Prioridade - Baixa
É a sua primeira vez? Em caso de dúvidas, acione o time de ADM/FIN via Teams para acompanhá-lo no processo. |