Aqui você vai encontrar:
O módulo de Fluxo de Caixa Projetado do Seta Analytics permite ao usuário visualizar, de forma gráfica e detalhada, a previsão das entradas e saídas financeiras da empresa em um período futuro. A ferramenta oferece recursos para análise rápida e estratégica do caixa, facilitando o planejamento financeiro
aqui será o manual do produto/como usar/ensinar o cliente a mexer na solução
Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta
obrigatório
Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso.
COLOCAR AQUI A TELA COM A PERMISSÃO DA FERRAMENTA
1) Acesse o retaguarda, e clique no ícone do Seta Analytics
2) Com a permissão ativa, clique no menu lateral '$ FINANCEIRO'
3) Há o gráfico do Fluxo de Caixa Projetado
É possível visualizar os valores do gráfico Entradas, Saídas e Saldo. No exemplo abaixo, o cliente clica na flag 'Mostrar linha de saldo' e será exibido a linha que simboliza este segmento e o gráfico fica com as três variáveis Entradas, Saídas e Saldo. Já que os valores do saldo estão muito acima dos valores e entrada e saída, o gráfico de linha abaixo fica quase que uniforme no decorrer do tempo |
Para comparar o fluxo de caixa projetado no ERP com o gráfico do fluxo de caixa projetado no Analytics, mantenha selecionado apenas as opções 'Incluir títulos vencidos' tanto em Títulos a Receber quanto em Títulos a Pagar. Os demais filtros não são considerados no gráfico do Analytics dentro do SetaERP. Portanto, para garantir uma comparação correta, utilize somente esse filtro. |
Este painel será exibido em Seta Analytics > Financeiro, com foco exclusivamente preditivo. O gráfico permite uma leitura consolidada do comportamento futuro do caixa da empresa, com base em lançamentos projetados — não realizados.
O gráfico será composto por:
Guia rápido de como realizar diferentes analises usando os filtros do fluxo de caixa projetado
1) É possível usar o filtro da empresa para saber qual a projeção de títulos a receber a pagar daquela loja filtrada e é possível deixar no campo Iniciar com Saldo zerado que irá trazer no Saldo Inicial o valor de todas as contas correntes cadastradas na empresa. No exemplo abaixo, será analisado a projeção dos títulos da empresa 01 e 02 e o Saldo Inicial da analise será o somatório de todas as contas cadastradas
2) É possível usar não só as contas correntes vinculadas a empresa logada como também outras contas para contabilizá-la como saldo inicial É possível filtrar a empresa logada, uma empresa diferente da logada ou mais de uma empresa para analisar a projeção 3) Também é possível usar o filtro da empresas para inserir apenas a loja logada e no campo 'Iniciar com Saldo' apenas as contas correntes que a loja logada utiliza. 4) Além disso, é possível informar manualmente o valor no campo 'Iniciar com Saldo', veja no exemplo abaixo, foi informado R$ 10.000,00 e este valor é bem diferente do valor que está nas contas correntes lançadas. A partir disso, ele faz uma projeção com base no que foi informado No seta analytics, veja que é possível também informar manualmente esse valor no campo 'Saldo Atual' Essas quatro formas de visualização poderão ser usadas igualmente nos filtros do Dashboard no Analytics. Os filtros Loja e Contas são independentes e é possível realizar essa combinação O filtro Títulos Vencidos: permite incluir no fluxo de caixa projetado os títulos que já estão vencidos há até X dias antes do início do período selecionado. Por exemplo, se você informar "5 dias", o sistema irá considerar títulos vencidos nos 5 dias anteriores ao início do período, além dos títulos dentro do período
|
Simular Inadimplência
1) Clique no botão 'Outros Filtros' e irá aparecer a tela para informar o 'Simular inadimplência'
Quando o campo "Simular Inadimplência" está em zero, o sistema considera que não haverá inadimplência nos títulos a receber. Dessa forma, o saldo projetado reflete um cenário otimista, sem perdas por não pagamento
No SetaERP, ao informar um valor percentual no campo **Simular Inadimplência**, o sistema realiza uma simulação do impacto da inadimplência sobre os títulos a receber do fluxo de caixa projetado.
Como funciona:
- O percentual informado representa o risco estimado de não recebimento dos valores a receber.
- O sistema calcula o valor correspondente à inadimplência sobre os títulos a receber e apresenta esse valor descontado na coluna "Simulado".
- Dessa forma, o saldo projetado reflete um cenário mais conservador, mostrando o quanto o fluxo de caixa pode ser afetado caso ocorra inadimplência no percentual informado.
Exemplo prático:
Se você informar 10% no campo "Simular Inadimplência", o sistema irá descontar 10% dos valores a receber em cada período, apresentando esse impacto na coluna "Simulado" e no saldo final do relatório.
Quando o campo "Simular Inadimplência" é preenchido, o Seta Analytics apresenta o valor das entradas já descontando o percentual informado. Assim, o valor exibido representa o que realmente se espera receber após considerar o risco de inadimplência, tornando o saldo projetado mais realista e conservador
No Seta Analytics, quando você informa um percentual de inadimplência (por exemplo, 10%), o sistema já mostra o valor das entradas descontando esse percentual. Ou seja, o valor exibido nas entradas não é o valor bruto dos títulos a receber, mas sim o valor líquido, já considerando a inadimplência simulada.
Diferente do relatório do SetaERP, que mostra o valor bruto e o valor simulado (inadimplência) em colunas separadas, o Seta Analytics apresenta diretamente o resultado final, facilitando a análise do saldo projetado.
Simulação de Inadimplência no Seta Analytics
Ao informar um percentual de inadimplência, o Seta Analytics já apresenta os valores das entradas (recebimentos) descontando esse percentual. Assim, o valor exibido no gráfico e nos relatórios é o valor líquido, ou seja, o que realmente se espera receber após considerar o risco de inadimplência.
Dessa forma, não aparece uma coluna separada de "Simulado" ou "Inadimplência", mas sim o resultado final já ajustado, tornando a análise mais prática e direta.
Ainda no fluxo de caixa Projetado é possível ver os dados em formato de tabela e ainda exportar para o excel.
Clique no botão 'Ações'
Clique em Detalhes em Tabelas
Veja que será exibido os dados da tabela ou caso queira clique em Exportar para Excel
No SetaERP, o saldo das contas correntes exibido no fluxo de caixa projetado considera apenas as contas ativas. Mesmo que uma conta desativada tenha saldo, ela não aparece no cálculo por padrão.
Já no Seta Analytics, as contas desativadas também são exibidas na tela 'Selecionar Contas' quando clica no filtro 'Contas', destacadas em cinza.
No entanto, o saldo apresentado inicialmente considera apenas as contas ativas. O usuário tem a opção de incluir as contas desativadas na análise, bastando selecioná-las manualmente. Assim, o sistema atualiza o saldo total, somando os valores das contas ativas e desativadas conforme a escolha do usuário. Veja que o valor entre o SetaERP e o Analytics estão iguais, pois está sendo considerado apenas as contas ativas por padrão
Esta tela tem como finalidade consolidar e apresentar os saldos das contas correntes da empresa, permitindo ao usuário visualizar de forma centralizada os valores disponíveis em cada banco, além de antecipações e movimentações financeiras negativas
O painel de Saldo das Contas por Conta Corrente mostra a posição consolidada do caixa da empresa, detalhando os saldos individuais de cada conta cadastrada.
Utilize o agrupamento por Banco para visualizar a concentração de recursos. Combine filtros com o Fluxo de Caixa Projetado para analisar não só o saldo atual, mas também projeções futuras.
Use a opção Dados em tabelas (menu Ações) para exportar e detalhar os saldos em planilhas.
Caso tenha mais de uma conta corrente
Também é possível visualizar os dados em tabela e exportar para excel
Clique no botão 'Ações'
Clique em 'Dados em Tabelas' e caso queira exportar excel, clique no botão