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Descrição
Como criar e gerenciar receitas e despesas programadas, no módulo gerencial?


Solução
Para criar e gerenciar receitas e despesas programadas, realize os passos a seguir:

1. Acesse Gerencial > Financeiro > Contas a Receber > Receitas e Despesas Programadas;

2. Selecione os filtros desejados na tela 'Receitas e Despesas Programadas';
2.1. No campo 'Empresa' informe a empresa desejada;
2.2. No campo 'Pessoa' informe o cliente desejado;
2.3. No filtro 'Tipo' selecione a opção desejada;
2.3.1. Selecione a opção 'Todos' para exibir todos os tipos de documento;
2.3.1. Selecione a opção 'Receita' para exibir apenas as receitas;
2.3.1. Selecione a opção 'Despesa' para exibir apenas as despesas;
2.4. No campo 'Documento' informe o documento;
2.5. No campo 'Código' informe o código;
2.6. Selecione a flag 'Exibir inativos' para exibir os documentos de clientes que estão inativos no sistema;
2.7. No campo 'Período' informe o período;
3. Clique no botão 'F5 – Filtrar' para visualizar as receitas e despesas;
4. Clique na aba 'Conciliáveis' para exibir as receitas e despesas que são previsões de lançamentos futuros;
5. Clique na aba 'Automáticas' para exibir todas as receitas e despesas automáticas;
6. Clique no botão 'Novo' para lançar as despesas ou receitas;

6.1. Selecione a opção 'Receita conciliada' para lançar receitas que possuem valor fixo ou estimado;
6.2. Selecione a opção 'Receita automática' para lançar receitas de valores fixos;
6.3 Selecione a opção 'Despesa conciliada' para lançar despesas que possuem valor fixo ou estimado;
6.4. Selecione a opção 'Despesa automática' para lançar despesas de valores fixos;
7. Preencha os campos necessários nas abas 'Receita conciliada' e 'Receita automática';
7.1. No campo 'Código' o campo é preenchido automaticamente;

7.2. No campo 'Empresa' informe a empresa;
7.3. No campo 'Pessoa' selecione a pessoa à qual será vinculado o lançamento;
7.4. No campo 'Motivo' informe o motivo da movimentação;
7.5. No campo 'Conta debitar' será preenchido de acordo com o motivo da movimentação. Caso contrário, informe a conta a debitar;
7.6. No campo 'Conta creditar' será preenchido de acordo com o motivo da movimentação. Caso contrário, informe a conta a creditar;
7.7. No campo 'Próximo vencto' informe a data que será a base para o vencimento do primeiro lançamento gerado. O vencimento dos próximos lançamentos, se existirem, será calculado com base na Frequência;
7.8. No campo 'Frequência' selecione a frequência em que deverão ser realizados os lançamentos;
7.9. No campo 'Valor' informe o valor de cada lançamento;
7.10. Na opção 'Tipo valor' selecione o filtro desejado;
7.10.1. 'Valor fixo' utilizará o valor informado;
7.10.2. 'Valor estimado' cálculo realizado com base nos valores lançados;
7.10.3. 'Valor estimado baseado nos últimos lançamentos' cálculo realizado com base nos últimos lançamentos realizados;
7.11. No campo 'Documento' informe o número do documento referente ao lançamento;
7.12. No campo 'Próx. parcela' informe o número da próxima parcela;
7.13. No campo 'Observação' insira uma observação referente à conta programada;
7.14. Na guia 'Opções' selecione a opção desejada;
7.14.1. 'Esta programação termina em determinado momento' permitirá informar uma data para o término da programação;
7.14.2. 'Número de transações' informe o número total de transações que serão realizadas;
7.14.3. 'Data da transação final' informe a data da última transação;
7.14.4. 'Programação inativa' desativará a configuração programada;
8. Clique no botão 'Salvar' para registrar as alterações;
9. Nas abas 'Despesa conciliada' e 'Despesa automática' informe os campos necessários;
9.1. No campo 'Código' o campo será preenchido automaticamente;
9.2. No campo 'Empresa' informe a empresa;
9.3. No campo 'Pessoa' informe a pessoa à qual será vinculado o lançamento;
9.4. No campo 'Motivo' informe o motivo da movimentação;
9.5. No campo 'Conta debitar' será preenchido de acordo com o motivo da movimentação. Caso contrário, informe a conta a debitar;
9.6. No campo 'Conta creditar' será preenchido de acordo com o motivo da movimentação. Caso contrário, informe a conta a creditar;
9.7. No campo 'Próximo vencto' informe a data que será a base para o vencimento do primeiro lançamento gerado. O vencimento dos próximos lançamentos, se existirem, será calculado com base na Frequência;
9.8. No campo 'Frequência' selecione a frequência em que deverão ser realizados os lançamentos;
9.9. No campo 'Valor' informe o valor de cada lançamento;
9.10. Na opção 'Tipo valor' selecione o filtro desejado;
9.10.1. 'Valor fixo' utilizará o valor informado;
9.10.2. 'Valor estimado' cálculo realizado com base nos valores lançados;
9.10.3. 'Valor estimado baseado nos últimos lançamentos' cálculo realizado com base nos últimos lançamentos realizados;
9.11. No campo 'Documento' informe o número do documento referente ao lançamento;
9.12. No campo 'Próx. parcela' informe o número da próxima parcela;
9.13. No campo 'Multa' informe o valor das multas em porcentagem ou em reais;
9.14. No campo 'Juros' informe o valor dos juros ao mês em porcentagem ou em reais;
9.15. No campo 'Observação' insira uma observação referente à conta programada;
9.16. Na guia 'Opções' selecione a opção desejada;
9.16.1. 'Esta programação termina em determinado momento' permitirá informar uma data para o término da programação;
9.16.2. 'Número de transações' informe o número total de transações que serão realizadas;
9.16.3. 'Data da transação final' informe a data da última transação;
9.16.4. 'Programação inativa' desativará a configuração programada;
10. Clique em 'Salvar' para registrar as alterações realizadas.

Observação: após clicar no botão 'Salvar', não será possível editar as receitas e despesas automáticas, apenas excluí-las. Por isso, é importante ter atenção ao cadastrar uma nova receita ou despesa.