Integração do LinxDMS com o DSD Book da MBB Vans. |
Produto | Linx DMS |
---|---|
Menu | Menu Linx DMS |
Data |
|
Autor | Distribuição Linx DMS |
Área | P&D DMS |
Implementar a Integração do DSD Book da MBB (VANS) com o LinxDMS. |
Este documento aplica-se a todas as concessionárias da bandeira MBB Vans. |
A montadora irá disponibilizar para a rede o DSDbook, que é uma interface que permite que o cliente final (proprietário do veículo) possa fazer os agendamentos de serviços nas oficinas autorizadas da rede MBB – Vans. Conforme descrito pela montadora: A Marcação de Consulta Online permite ao cliente a reserva das datas de serviço desejados de forma conveniente. O DSDbook pode ser acessado através de vários canais de entrada, páginas do mercado, nos sites dos concessionários ou através do Mercedes me e Mercedes PRO. Figura 1 : Fluxo do DSD Book Fluxo do processo de agendamento Figura 2 : Fluxograma do processo de agendamento Funcionamento no LinxDMS
Pre-RequisitosGateway (Interno da Linx) Cadastrar os dados da concessionária no Gateway do LinxDMS, que será responsável pela comunicação entre o site DSD com o Linx DMS. O Gateway será responsável por receber a requisição do site do DSD Book (MBB) direcionar para a concessionária selecionada. Dados que deverão ser cadastrados para a concessionária : Dealer ID : Identificador do Dealer na MBB Mundial (GSSN - OUTLET ID) URL : endereço de acesso da concessionária para o LinxDMS Usuário e senha da concessionária : usuário e senha de acesso ao LinxDMS (administrador). Estes dados devem ser informados para o time da Linx realizar o cadastro. (No momento deve ser passado para o Analista de Negócios da MBB Edson Madruga ou para o responsável pelo Relacionamento com Montadora MBB Bruno Boffa). Cada concessionária que for utilizar o DSDbook deverá liberar o acesso ao LinxDMS, para que o site possa consumir os endpoints e retornar os serviços, os horários disponíveis da agenda e para fazer o agendamento na Oficina. Por questão de segurança, algumas concessionárias solicitaram um IP Fixo da Linx, para liberar o acesso apenas para este IP. O time de engenharia da Linx (no momento Walter Oliveira Cardoso) tem a informação deste IP que foi criado para o gateway. Parametrização do sistema para utilização do DSD
Figura 3 : Parâmetros DSD - aba Tipo Serviços Padrão DSD Aba 'Tipo Serviços Padrão DSD' Selecionar ‘Integra DSD Book’. Informar o ‘Tempo de execução (Slot) na agenda do Mecânico (em minutos)’ -> indica de quanto tempo será cada slot de tempo da agenda do mecânico. Exemplo: 15 minutos, 30 minutos, 60 minutos. Informe o código Identificador do Dealer na MBB Mundial (GSSN - OUTLET ID) da empresa/revenda. Informe o Motivo de Cancelamento do Agendamento. Informe os Tipo de Serviço Padrão para cada categoria de serviço -> A solicitação na agenda será gerada com este tipo, dependendo da categoria de serviço selecionada no site do DSD. Figura 4 : Parâmetros DSD - aba Serviços Padrão DSD Aba 'Serviços Padrão DSD' Informe os Modelo de Serviço Padrão para o Agendamento no DSD. Informe o serviço padrão (default) para cada categoria de serviço definido pela MBB para o DSD. »» Estes serão os serviços default que serão enviados para o site do DSD. 2 - Cadastro de Mecânicos Oficina > Cadastro > Mecânicos Marcar o campo 'Permite Agendamento' Figura 5 : Cadastro de Mecânicos - Permite agendamento 4. Fazer o De x Para da Especialidade do Mecânico com a Categoria de Serviço Caso o mecânico tenha alguma especialidade, ele atenderá somente serviços de determinada categoria. A disponibilidade da agenda irá considerar somente os mecânicos com esta especialidade, dependendo do serviço selecionado no site. LinxDMS> Oficina > Cadastro > Especialidade Figura 6 : Manutenção de Especialidades Informe a(s) categoria(s) de serviço atendidas pela Especialidade do Mecânico. 5.Parametrizar o horário disponível para agendamento pelo DSD Apollo > OFICINA > CADASTRO > Slots DSD Book Nesta opção a concessionária poderá definir os horários e dias da semana que o DSD poderá realizar os agendamentos na Agenda da Oficina (Mecânico). OBS: Os horários deverão respeitar o expediente da Oficina, ou seja, estar dentro dos limites do horário dos mecânicos.
Informar os mecânicos, dias da semana e horários que serão gerados agendamento vindos do DSD Book. Figura 7 : Slots DSD Book Ao clicar em Inserir ou Editar: Figura 8 : Manutenção Slots DSD Informe o mecânico, o dia da semana, início e fim do 1o e 2o turnos, e também o início e fim dos intervalos.
Integração DSD Book x LinxDMS
Figura 9 : Integração 1. O primeiro passo é informar o veículo e selecionar a concessionária (conta concessão/Dealer ID (GSSN)). Após, o cliente vai requisitar os serviços (services) para aquele veículo.
Neste momento ocorre a primeira requisição do LinxDMS para o DSD. Serão enviados todos os serviços (Mão de Obra) da empresa (conta concessão = Dealer ID informado no DSD) e o tempo de execução dos mesmos. Serão retornados os serviços padrão cadastrados nos Parâmetros do 'FabricaMBB' descrito acima.
Campos do Json enviado: id = Código da Mão de Obra title = descrição da mão de obra (resumida) description = Descrição da mão de obra category = categoria do serviço, conforme De x Para descrito abaixo origin = modelo do serviço (campo utilizado com esta informação para ser utilizada depois no agendamento) baseDuration : Unidade de Tempo do serviço (em horas) Remarks : 'OPTIONAL'.
De x Para da Categoria Serviço:Identificação Categoria Categoria DSD Serviço Linx DMS A -> Preparação OTHER D -> Diagnóstico DIAGNOSIS E -> Elétrica OTHER F -> Funilaria OTHER G -> Revisão Gratuíta OTHER I -> Geometria OTHER L -> Lavagem OTHER M -> Mecânica REPAIR N -> Alinham/Balanceam OTHER O -> Outros OTHER P -> Pintura PAINT_BODY_WORK R -> Serviço Rápido OTHER S -> Acessórios OTHER T -> Teste OTHER U -> Preparação de Pintura OTHER V -> Revisão MAIN_INSPECTION Z -> Tapecaria OTHER
2. Depois que o cliente seleciona os serviços que deseja agendar, vai verificar a disponibilidade da agenda do consultor/mecânico (timeslots). Serão retornados todos os horários disponíveis dos mecânicos, dentro do intervalo de datas informado pelo cliente, onde será possível agendar os serviços selecionados, conforme a especialidade do mecânico e categoria do serviço. Condições para retornar os tempos livres (time slots): --> Verifica se tem alguma Especialidade do Mecânico para atender a categoria do serviço. Se tiver, serão considerados apenas os mecânicos desta especialidade. Senão, serão considerados todos os mecânicos. --> Verifica se os mecânicos são produtivos e se permitem agendamento --> Verifica os horários para agendamento do DSD de todos os mecânicos em Linx DMS > OFICINA > CADASTRO > Slots DSD Book --> Verifica se nos horários disponíveis tem algum agendamento já programado. Se tiver, não retorna o horário como disponível. --> Verifica se o tempo total dos serviços selecionados vão poder ser atendidos na sequência de horários disponíveis retornados
Após verificar a disponibilidade dos mecânicos da especialidade, será verificada a disponibilidade dos consultores: se tem algum consultor disponível x minutos antes do horário do mecânico. Onde x é o Tempo de Atendimento do Horário de Recepção do Consultor.
Ex: o horário disponível do mecânico é as 08:30, então as 08:15 deve ter um consultor disponível, isto se o tempo atendimento do consultor for de 15 minutos.
Exemplo: Cliente quer verificar os horários disponíveis de 13/03 a 13/04, para agendar serviços a e b, que somados dão total de 3,6 horas (4 horas). Foram retornados os seguintes horários livres para agendamento do Consultor: OBS: Os slots retornados serão de X minutos, onde X foi parametrizado no ‘Tempo de execução (Slot) na agenda do Mecânico (em minutos)’ -> FabricaMBB > Parâmetros > aba DSD Book)
3.Após selecionar o horário disponível, o cliente solicita o agendamento (booking) na concessionária. Será gerado um agendamento para o consultor e para o mecânico no LinxDMS, a partir do horário selecionado pelo cliente no site, para o veículo e serviços selecionados. Consistências:
Gera agendamento para consultor e mecânico, com a solicitação e serviços informados pelo cliente. O tipo de serviço da solicitação será conforme a categoria do serviço do DSD, buscando o tipo parametrizado para a categoria em Fabrica MBB > Parâmetros > aba DSD Book. Figura 10 : Agenda do Consultor Figura 11 : Manutenção da Agenda do Consultor - Solicitação Figura 12 : Manutenção da Agenda do Consultor - Serviço Figura 13 : Agenda do Mecânico
Figura 14 : Serviços Agendados
O cliente pode fazer também o Cancelamento e Reagendamento no site, que também terão reflexos no LinxDMS.
OBS: Para o reagendamento o cliente não poderá modificar os serviços dentro do DSD, apenas será possível a manutenção de data/horário do agendamento existente. Caso o cliente queira adicionar/alterar um serviço, deverá tratar diretamente com o Dealer do agendamento. Caso a concessionária precise alterar o agendamento recebido do portal, deverá entrar em contato diretamente com o cliente solicitando que ele realize o reagendamento através do DSD. Não está previsto que o DMS retorne alterações na agenda para o portal DSD. Mesmo com a implantação do DSD, os agendamentos de serviço diretamente no DMS continuarão sendo realizados. |
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br. |