Millen-57222 – Recebimento de faturas com valor zerado

Release - 108
Versão  - 5
Autor    - Jaciara Silva

Caminho:

PDV OMNI

Objetivo


Disponibilizar recurso de pagamento de fatura para que, quando identificado um retorno com valor zero, o PDV OMNI abra normalmente a tela, porém sem os valores (valor da fatura e valor mínimo). Esta situação pode ocorrer nos casos em que o haja algum bloqueio jurídico ou um acordo realizado por sistema externo, por exemplo.

O operador do sistema poderá digitar o valor livremente no campo para pagamento e, ao finalizar a operação, será enviada a informação para a RPE na API do processo tradicional (com fatura), para que a RPE possa realizar os devidos tratamentos.

Quando houver alguma restrição para o recebimento da fatura, PDV OMNI emitirá uma mensagem de alerta, informando o motivo da restrição e não permitirá a efetivação do pagamento.


Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.


Pré-requisitos


Instalar os módulos millenium_omni.minst, millenium_omni!conductor.minst e millenium!mconductor.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.


Instalar os executáveis do sistema:

  • B5DrvPackRemote.exe
  • B5DrvPackRemoteCFe.exe
  • MCFeServer.exe


Em Utilitários > Administrador > Configurações Gerais, selecione o link Conductor, para preenchimento dos dados de conexão com a API:

  • Ligar o parâmetro Utiliza Integração;
  • Preencher os parâmetros:
    • URL
    • Usuário
    • Senha
    • Usuário Basic
    • Senha Basic
    • Chave NSK
    • Token de Criação de Pagamento de Fatura
    • Tipos de Pagamento Permitidos para Faturas

Estas informações serão fornecidas mediante a contratação do serviço junto à empresa Conductor.

Em Utilitários > Comercial, é necessário ter:

  • Tipo de Pagamento cadastrado, tendo selecionado no campo Natureza a opção Cartão Próprio;
  • Condição de Pagamento cadastrada, selecionando o Tipo de Pagamento que foi cadastrado com a natureza Cartão Próprio.

Ter instalado o D-TEF, para realizar os recebimentos no PDV OMNI.

Parâmetros


No PDV OMNI > Menu de Módulos > Configurações, preencher os parâmetros:

  • Vitrine;
  • Filial;
  • Contas;
  • Tipo de Catálogo (se houver);
  • Tipo de Pedido;
  • Usa gateway de pagamento - ligar;
  • Valida Data de Validade do Lote - (selecionar opção que a empresa utiliza);
  • Modo de Exibição de SKU - (selecionar opção que a empresa utiliza);
  • Imprime Cupom do Pedido de Venda - ligar quando for o caso;
  • Endereço Devices Server - (selecionar opção que a empresa utiliza);
  • Impressora para Cupom;
  • Impressora para Nota;
  • Impressora para Comprovante;

Entradas


No PDV OMNI > Menu de Módulos > Omni Store:

Selecionar o cliente;

No Menu de Caixa, selecionar a opção Pagamento de Fatura;


Pagamento de Fatura com Valor Liberado

Neste caso, o sistema exibirá na tela o valor da parcela e o operador poderá digitar livremente o valor que o consumidor desejar pagar, mesmo que seja menor que o valor mínimo sugerido.

O cliente possui valor de fatura e não possui nenhum tipo de restrição ou bloqueio. A tela de pagamento de fatura será exibida sem o texto "Cliente sem Fatura em Aberto", ou seja, é o funcionamento normal da tela, carregando os campos de valor da fatura, data de vencimento, pagamento mínimo etc.

O operador poderá digitar o valor a ser pago e prosseguir para a finalização do pagamento e baixa do título.


Pagamento de Fatura de Cliente com Bloqueio Jurídico

Ao iniciar a operação de recebimento da fatura, o sistema indica a existência de fatura em aberto e restrição para o cliente, emitindo uma mensagem. O operador do sistema poderá prosseguir com a operação, lançando valor para pagamento e tentando efetivar a baixa do título.

Ao clicar em Baixar Título, será emitida uma mensagem de alerta e a operação será bloqueada. Neste caso, o sistema aguardará que seja lançado o valor correto da fatura, para que o operador possa finalizar a operação de recebimento.


Pagamento de Fatura Zerada com Restrição e sem Acordo

Este caso é parecido com o anterior, porém não houve um acordo referente ao valor atual da fatura a ser paga. Ao tentar baixar o título, perceba que na mensagem, o sistema não exibe o valor atual da parcela  e, portanto, não será permitido ao operador dar continuidade à operação de recebimento. Nesta situação, o pagamento da fatura foi recursado pela RPE/TOTE.


Pagamento de Fatura Zerada sem Restrição

Neste caso, a fatura do cliente também está com valor zero, porém não há restrição para pagamento e a RPE/TOTE aprovará o recebimento. Ao tentar baixar o título, perceba que não houve mensagem de alerta para restrição. Nesta situação, o pagamento da fatura será aceito.

Validações e Saídas


O sistema permitirá o recebimento de valores menores que o valor mínimo sugerido na fatura. Nos casos em que houver restrição no recebimento, caberá à RPE/TOTE enviar autorização para efetivação do recebimento ou não.




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