Veja nesta página: principais rotinas do processo de movimentações
Objetivo
Este artigo tem como objetivo descrever o processo de movimentações no e-Millennium GO. O recebimento envolve a entrada de materiais ou produtos na empresa, nesse processo, é fundamental realizar a conferência dos itens recebidos, verificando a quantidade, qualidade e integridade das mercadorias.
Por outro lado, a expedição refere-se à saída de produtos ou materiais do estoque para atender às demandas dos clientes, durante o processo de expedição, é necessário preparar os pedidos, embalar os produtos de forma adequada e coordenar o transporte para garantir que os itens cheguem ao destino final dentro do prazo estipulado e em condições ideais.
Uma movimentação de recebimento refere-se ao processo de receber e registrar matéria-prima ou produtos, durante a movimentação de recebimento, os itens são verificados quanto à conformidade com os pedidos, inspecionados quanto à qualidade e, em seguida, registrados nos sistemas de gestão de estoque.
Tipo de Produto: Desempenha o papel de organizar e categorizar os produtos listados, ao explorar este campo é possível encontrar variedades de tipos de produto como "Múltiplos" que permite definir dois ou mais tipos de produto no mesmo evento.
Tipo de Evento: Permite indicar qual tipo de evento está sendo usado, como se trata de uma venda, o tipo a ser selecionado é "Entrada".
Tipo de Entrada: Permite descriminar qual tipo de entrada: Compra, Consignação, Devolução, Simples (por exemplo "Ajuste de Estoque") e Transformação (por exemplo "recebimento vindo da Oficina").
Código de Barras: Habilita utilização do leitor de código de barras para a leitura dos produtos como mecanismo de busca destes produtos para realização da venda. Permitirá a leitura de todos os tipos de código de barras definidos no sistema. Caso o produto não tenha um código de barras cadastrado, o usuário poderá digitar um ponto(.) no campo para abrir a tela de geração de código de barras. Para configurar o Código de Barras.
Código de Barra na Coluna do Produto: Permite a visualização do código (do produto ou de barras) na coluna de código do produto disponível na tabela da tela do evento.
Cliente/Fornecedor: Tela com parâmetros cliente/Fornecedor disponíveis para indicar quem irá gerar a movimentação.
Cliente Padrão: Para configuração do cliente padrão, utilize o campo "Cliente Padrão" nas configurações do Evento. Este campo é visível quando o parâmetro "Cliente" é habilitado na aba "Geradores" na tela de configuração de eventos.
Na tela da movimentação do evento o operador pode identificar o cliente para o qual a venda será realizada, no entanto se não houver a necessidade de identificação do cliente na operação pode-se utilizar o recurso de "Cliente Padrão", pré-existente no cadastro de cliente, a ser configurado no evento utilizado.
Para configuração do cliente padrão, utilize o campo "Cliente Padrão" nas configurações do Evento. Este campo é visível quando o parâmetro "Cliente" é habilitado na aba "Geradores" na tela de configuração de eventos.
Influência do Caixa: Este campo determina se irá gerar um título a Receber (Soma), a Pagar (Subtrai) ou se não será gerado nenhum título (Não Influi)
Tipo de Desconto: O processo de aplicação de descontos pode ser configurado com as opções:
Influência de Estoque: Permite parametrizar o tipo de movimentação que será realizado no estoque quando feito a operação, podendo acrescentar, subtrair, não influenciar (opção valida apenas para movimentações de "Entradas" e "Saídas") ou não movimentar o estoque (Não movimenta mesmo em casos de transferências).
Atualiza Custo Médio: Permite parametrizar a forma de atualização do custo médio do produto ( não atualiza, atualiza com quantidade, atualiza só o valor, atualiza só a quantidade).
Selecione o produto através do seu código no "Grid de Produtos";
Selecione a matéria prima através do seu código no "Grid de Produtos";
A movimentação de expedição é uma fase em que os produtos são preparados ou matéria prima são embalados e despachados para seu destino.
Tipo de Produto: Desempenha o papel de organizar e categorizar os produtos listados, ao explorar este campo é possível encontrar variedades de tipos de produto como "Múltiplos" que permite definir dois ou mais tipos de produto no mesmo evento.
Tipo de Evento: Permite indicar qual tipo de evento está sendo usado, como se trata de uma venda, o tipo a ser selecionado é "Saída".
Tipo de Saída: Permite descriminar qual tipo de saída: Vendas, Devolução, Simples (por exemplo "Ajuste de Estoque") e Transformação (por exemplo "Envio para Oficina").
Código de Barras: Habilita utilização do leitor de código de barras para a leitura dos produtos como mecanismo de busca destes produtos para realização da venda. Permitirá a leitura de todos os tipos de código de barras definidos no sistema. Caso o produto não tenha um código de barras cadastrado, o usuário poderá digitar um ponto(.) no campo para abrir a tela de geração de código de barras. Para configurar o Código de Barras.
Código de Barra na Coluna do Produto: Permite a visualização do código (do produto ou de barras) na coluna de código do produto disponível na tabela da tela do evento.
Cliente/Fornecedor: Tela com parâmetros cliente/Fornecedor disponíveis para indicar quem irá gerar a movimentação. Para conhecer os tipos de geradores Clique Aqui.
Cliente Padrão: Para configuração do cliente padrão, utilize o campo "Cliente Padrão" nas configurações do Evento. Este campo é visível quando o parâmetro "Cliente" é habilitado na aba "Geradores" na tela de configuração de eventos.
Na tela da movimentação do evento o operador pode identificar o cliente para o qual a venda será realizada, no entanto se não houver a necessidade de identificação do cliente na operação pode-se utilizar o recurso de "Cliente Padrão", pré-existente no cadastro de cliente, a ser configurado no evento utilizado.
Para configuração do cliente padrão, utilize o campo "Cliente Padrão" nas configurações do Evento. Este campo é visível quando o parâmetro "Cliente" é habilitado na aba "Geradores" na tela de configuração de eventos.
Influência do Caixa: Este campo determina se irá gerar um título a Receber (Soma), a Pagar (Subtrai) ou se não será gerado nenhum título (Não Influi)
Tipo de Desconto: O processo de aplicação de descontos pode ser configurado com as opções:
Influência de Estoque: Permite parametrizar o tipo de movimentação que será realizado no estoque quando feito a operação, podendo acrescentar, subtrair, não influenciar (opção valida apenas para movimentações de "Entradas" e "Saídas") ou não movimentar o estoque (Não movimenta mesmo em casos de transferências).
Permite Estoque Negativo: Processo a ser utilizado para operações em que se permita que a movimentação de venda seja incluída mesmo que, no sistema, o produto informado encontre-se com quantidade insuficiente no estoque, uma vez que, fisicamente, a quantidade exista para que seja disponibilizada ao cliente consumidor.
Atualiza Custo Médio: Permite parametrizar a forma de atualização do custo médio do produto ( não atualiza, atualiza com quantidade, atualiza só o valor, atualiza só a quantidade).
Selecione o produto através do seu código no "Grid de Produtos";
Selecione a matéria prima através do seu código no "Grid de Produtos";
É possível realizar a consulta das movimentações de recebimento e expedição dos produtos acabados e de matéria-prima através do passo a passo abaixo:
É possível realizar a consulta das movimentações de recebimento dos produtos acabados e de matéria-prima através do passo a passo abaixo:
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