Na venda com cartão de crédito o comportamento do sistema irá mudar um pouco em relação ao que vimos na venda com emissão de boleto. Na efetivação do pedido de venda o sistema não sabe como será realizado o pagamento porque o link ainda não foi enviado ao consumidor, para que ele selecione a forma de pagamento. Então, até que seja feito o envio do link, o resumo do pedido irá mostrar o tipo de pagamento como Link de Pagamento, exibirá a mensagem de aguardando o pagamento e a URL a ser enviada para o consumidor.

Outro comportamento importante a ser observado é referente ao título a receber gerado no momento da efetivação do pedido de venda. Como o sistema ainda não sabe qual será a forma de pagamento que o consumidor irá selecionar, será gerado um título de adiantamento financeiro no valor total do pedido e com o tipo de pagamento informando apenas que se trata de um link de pagamento.

Assim que o link for enviado para o consumidor e ele acessar a plataforma, estarão disponíveis as formas de pagamento para que ele selecione aquela que for mais conveniente.

Ao selecionar a opção cartão de crédito, serão disponibilizados os campos para preenchimento das informações do cartão do consumidor.

No campo Quantidade de Parcelas serão exibidas somente as opções configuradas no cadastro de tipo de pagamento e o consumidor terá que optar por uma delas, não podendo definir ele próprio por um parcelamento que não esteja pré-estabelecido nas configurações do sistema.

Preenchidos os dados do cartão, clicando em Avançar, serão exibidos os dados do consumidor, endereço de entrega e os valores a pagar para uma conferência final.

Feito isso, clique em Pagar e finalize a operação de pagamento.

Vamos consultar novamente o e-Millennium e verificar as atualizações realizadas nos dados do pedido de venda após o cliente ter lançado as informações para pagamento no Pagar.me.
O pedido de venda já passou a exibir o status de Aprovado.

Ao consultar o resumo do pedido de venda observe que o tipo de pagamento agora mostra que se trata de cartão de crédito, a mensagem informa que o pagamento foi aprovado e há dois títulos no valor de R$ 100,00, no lugar do título de R$ 200,00 que havia inicialmente. Isso porque o consumidor escolheu a forma de pagamento cartão e parcelou em duas vezes o valor de sua compra. Caso haja tarifas, os valores dos títulos no Millennium permanecerão com os valores originais, sem as tarifas.

Atenção! Os títulos não serão gerados baixados porque quem faz a baixa dos títulos dos cartões é a conciliação financeira.