Caminho:
Logística > TMS > Cadastros > Transportadoras
Recurso disponibilizado para auxiliar no carregamento dos valores de fretes, acordados previamente com transportadoras que prestam serviços às empresas.
Os valores são enviados para contratantes por meio de planilhas eletrônicas e importados para o banco de dados do e-Millennium.
Durante a inclusão dos pedidos de vendas ou no faturamento destes, o operador do sistema acionará a consulta aos fretes e, o sistema exibirá as transportadoras que atenderem à praça em questão, os prazos de entrega e os respectivos valores.
Ao selecionar uma das opções, o sistema carregará na tela a transportadora escolhida, o tipo de frete e o valor a ser pago pelo serviço, incluindo ou não ao valor final da nota, quando for o caso.
Os dados referentes ao transporte serão impressos na nota fiscal da venda, em cumprimento a legislação fiscal.
Ter as planilhas devidamente preenchidas com os valores enviados pelas transportadoras com as quais a empresa mantém contrato de prestação de serviços. Acesso o link para baixar o modelo de planilha a ser preenchido para a importação dos valores.
Para que seja considerado o cálculo realizado pelo sistema, é necessário que o cadastro da transportadora seja atualizado.
Em Logística > TMS > Cadastros > Transportadoras
Incluir Transportadora;
Preencher as informações nas abas Geral e Dados da Transportadora;
Na aba Frete e Seguro ;
Este cadastro está relacionado ao produto do frete, fazendo o vínculo entre a transportadora e o esquema de frete a
ser utilizado.
É possível ter tabelas de fretes distintas para a mesma transportadora e com esquema de cálculos diferentes. Um bom exemplo, são os serviços dos correios onde há tipos de encomendas diferentes como Sedex, PAC etc. Cada um destes serviços pode ser um tipo de frete no sistema, com mecanismo de cálculo e valores específicos.
Há também um campo importante para transportadoras que utilizam a cubagem para o cálculo do frete: o campo "Fator de Cubagem". Este campo atuará com as dimensões dos volumes contidos no "cadastro de volumes" para formação do peso cubado.
Em Logística > Estoque > Cadastros > Tipos de Frete
Deverá ser feito um cadastro para cada tipo de volume a ser utilizado pela empresa ao despachar as mercadorias.
Os campos "Peso Médio" e "Tara" serão utilizados caso o peso não esteja informado no cadastro do produto a transportar. Estes valores serão usados no faturamento, no momento da digitação dos volumes da carga transportada.
Os campos relacionados às medidas como "Largura", "Altura" e "Comprimento" atuarão com o fator de cubagem do cadastro do tipo de frete para calcular o peso cubado.
Em Logística > Estoque > Cadastros > Tipos de Volumes:
Nota: Os campos Código de Barras e Padrão (Fornecedor) são usados em recursos específicos e podem ser deixados em branco para este processo.
Cada transportadora enviará uma planilha com os valores dos serviços a serem prestados e será necessário vincular os valores no cadastro da transportadora para que o sistema possa fazer a validação e apresentar na tela de pedido de venda ou faturamento, para que o usuário possa selecionar.
Atenção! A planilha deverá ser reimportada todas as vezes que as transportadoras
Em Logística > TMS > Cadastros > Transportadoras


Faça uma nova consulta no cadastro da transportadora e observe que a tabela de Preços de Frete foi preenchida.
Após carregar os valores no cadastro das transportadoras, o sistema poderá exibir os dados de frete para seleção nas telas de pedido e faturamento.
Em Vendas > Pedido de Venda

Os valores usados para fazer o cálculo do valor do frete podem ser consultados acionando o botão Memória de Cálculo.
Após selecionar, o sistema preencherá os campos:

No evento de faturamento de venda, o processo ocorre da mesma forma.
Selecione a transportadora;
Finalize o evento; 