O Horário de Verão trata de uma medida instituída pelo Governo Federal, que foi adotada pela primeira vez no Brasil em 1 de outubro de 1931. O objetivo dessa medida está relacionado ao aproveitamento por maior tempo da luz natural, gerando assim economia de energia elétrica, ao se adiantar o horário dos relógios em uma hora, durante o verão.
A adoção ou não do horário de verão é determinada ano a ano, e pode variar de estado para estado. Como esta informação impacta as questões fiscais do varejo, é preciso sempre acompanhar as determinações legais, para que sejam feitas as configurações no Linx OmniPOS.
|
Nesta página, vamos tratar dos parâmetros a serem definidos no Linx UX, relacionados aos processos envolvendo Horário de Verão, que vão refletir no PDV. Alguns parâmetros podem ser habilitados para todas as lojas de uma vez ou para algumas específicas, dependendo da sua necessidade.
| ||||||||||||
Uma vez parametrizado esse recurso no Linx UX, após a emissão da redução Z, o PDV já refletirá o novo horário configurado. Porém, se por algum motivo isso não acontecer, é possível utilizar uma alternativa diretamente no Linx OmniPOS: 1. ao abrir o Linx OmniPOS, com a emissão da redução Z do dia anterior já feita, clique na opção ECF; 2. em seguida selecione a opção Horário de Verão; 3. quando o horário de verão está desabilitado, o botão é exibido como Desligado; 3. o sistema solicitará a senha técnica para prosseguir com a ativação do horário de verão; 4. ao confirmar, o botão Horário de Verão estará com o status "Ligado" e, automaticamente o sistema enviará um comando à impressora fiscal, que irá imprimir um comprovante de operação realizada; 5. após executar esse procedimento, o Linx OmniPOS está pronto para efetuar as vendas dentro do horário de verão; 6. o procedimento para para finalizar o período é o mesmo: se já estiver parametrizado no Linx UX, automaticamente o sistema fará a contagem para desativar o adiantamento conforma programado. Agora, se houver qualquer problema, basta seguir o caminho acima descrito. |