ÍNDICE



O que é?

 O Linx DMS Mobile é uma solução desenvolvida para dispositivos móveis, o que envolve tablets e smartphones.

 Esta solução tem como objetivo o aprimoramento e inovação dos processos das concessionárias de veículos. É uma ferramenta robusta e pode ser utilizada pelos clientes da Linx que já possuem os pré-requisitos especificados neste manual, tópico <Pré-Requisitos>.


Como ele funciona? 

O Linx DMS Mobile é composto por duas partes básicas, o Serviço e a Aplicação.




Todas as funcionalidades que rodam na aplicação se comunicam com o serviço, que por sua vez, faz a devida comunicação com o DMS.



Utilização


Depois que a aplicação e o serviço foram devidamente instalados e configurados, é possível utilizar o sistema.

Login


A primeira tela da aplicação contém campos denominados Login e Senha, conforme ilustrado a seguir. Nestes campos, o usuário deve preencher o nome de seu usuário e sua senha, respectivamente. Logo abaixo destes campos, há um parâmetro denominado <Login Automático>. Se o usuário deixar esta caixa marcada antes de realizar o login, a próxima vez que ele acessar a aplicação, a mesma realizará o login com o último nome de usuário e senha que foram inseridos.


Se os campos de Login e Senha foram preenchidos corretamente, basta clicar no botão para realizar o login no sistema. 


Dashboard


Depois que o login é efetuado, a primeira tela a ser exibida para o usuário será a Dashboard. Esta tela exibirá um botão para cada uma das funcionalidades.


Action Bar


A barra superior da aplicação, chamada de ActionBar, é visível em todas as telas. Nela, no canto esquerdo, da esquerda para direita, temos:



No canto direito é possível encontrar, da direita para esquerda:



Sendo que o menu de <Opções> contém os itens:



O botão denominado <Notificações> é uma caixa de listagem suspensa que irá armazenar pequenas informações referentes às ações do usuário.


 Ficha de Atendimento

  

Caso o usuário tenha permissão para acessar a funcionalidade <Ficha de Atendimento> ela aparecerá na dashboard. Para acessá-la, basta pressionar sobre o ícone da mesma.


Busca de Clientes


 Caso a filial selecionada seja de bandeira diferente de Toyota, a primeira tela da funcionalidade é a busca de clientes. Caso seja Toyota, a primeira tela será a de Lead Digital, na qual será explicada mais adiante, na sessão 2.2.3. Nesta tela é possível fazer uma busca pelos clientes cadastrados no sistema de forma definitiva ou temporária (cadastrados de forma rápida pelo tablet, não possuem CPF ou CNPJ ainda) por meio do nome, CPF ou CNPJ (para clientes definitivos) e Telefone. Para efetuar a busca, é preciso preencher pelo menos um dos campos, sendo que o campo nome só fica válido se forem inseridos, no mínimo, 3 letras, enquanto os campos de CPF/CNPJ e Telefone, só funcionam se forem utilizados valores completos. Ou seja, não é feita a busca por partes de CPF/CNPJ ou partes do número de telefone.



Depois de preencher os campos corretamente, basta pressionar o botão <Buscar> para realizar a pesquisa. Os resultados serão apresentados na tabela abaixo dos campos, conforme ilustrado a seguir.

Caso a opção <Buscar atendimentos em aberto> tenha sido parametrizada na configuração do serviço, ao clicar no ícone de algum registro retornado na pesquisa, a funcionalidade realizará uma segunda pesquisa para verificar se aquele cliente não tem nenhum outro atendimento em aberto, exibindo uma lista deles, caso tenha, conforme imagem abaixo:

Se a opção não foi parametrizada, ou se o cliente não tiver nenhum outro atendimento, ao clicar em um resultado da pesquisa, o usuário será levado para tela de abertura de um novo atendimento, sendo que algumas informações do cliente já estarão preenchidas, conforme imagem abaixo:

Se o usuário não quiser fazer uma pesquisa dos clientes, ele poderá abrir uma nova ficha em branco, pressionando o botão <Novo Atendimento> que fica ao lado esquerdo das <Notificações>.

Novo Atendimento

  

A tela da Ficha de Atendimento pode ser separada em duas colunas, a coluna da esquerda refere-se aos dados do cliente e a coluna da direita é uma lista dos consultores de venda da concessionária. Se o usuário preencheu algum campo da pesquisa na tela anterior ou escolheu algum resultado da pesquisa, alguns campos poderão vir preenchidos, como o nome e o telefone do cliente.


Os campos presentes na tela de Ficha de Atendimento, bem como o nome de alguns, variam de acordo com a bandeira da filial ativa e com o DMS utilizado pelo cliente.

 Bandeira Toyota:

Observação: o campo Família Veículo apresentará ou famílias de fabricante Toyota ou famílias de fabricante Lexus, nunca os dois, de acordo com o que está parametrizado no cliente.


Linx DMS

Observação: É importante notar que, no caso do Linx DMS, encontra-se o campo Sub-Tipo de Contato. É possível cadastrar Sub-Tipos de contato no Linx DMS indo em: CRM Plus > Cadastros > Formas de Contato.

  

Atenção: Para um consultor aparecer na lista de consultores, é necessário adicionar um valor para o campo <Mesa>, disponível na tela de <Cadastro Vendedores>, localizada no Linx DMS. Para acessar essa informação: abra o Linx DMS, clique no menu Faturamento > Cadastros > Vendedores > Cadastro Vendedores, selecione a aba <Detalhes Adicionais>. Esse campo <Mesa> tem o objetivo de indicar a ordem na qual os vendedores irão aparecer na tela de inclusão de ficha de atendimento no início do dia. Caso não seja necessário uma ordenação inicial, basta informar o valor 0 (zero). O campo <Mesa> também serve como critério de desempate, caso a quantidade de contatos abertos no dia seja igual entre dois ou mais consultores.


Para inserir uma ficha basta preencher os campos referentes ao comprador e de como o contato se estabeleceu. Exceto para a bandeira Toyota, existe ainda um último campo denominado <Observação> para que a recepcionista insira alguma informação que considere pertinente. Para enviar o atendimento é preciso também escolher um consultor disponível na lista de consultores.

Depois de preenchidas todas as informações do usuário, ao lado das <Notificações> o  usuário deve pressionar o botão <Enviar>, o qual enviará os dados  ao sistema. Caso algum dado tenha sido preenchido incorretamente, ou tenha faltado, uma mensagem de erro será mostrada ao usuário. Ao lado do botão <Enviar> existe o botão <Limpar>, que limpa todos os campos para a criação de uma nova ficha rapidamente. No canto superior direito da lista de consultores, o botão com duas flechas em círculo atualiza a lista.


Se a ficha for enviada com sucesso, será exibida uma mensagem com o número do novo atendimento e uma nova notificação com o mesmo número.

Leads Digitais Toyota

  

Caso a filial selecionada seja de bandeira Toyota, ao pressionar a funcionalidade de Ficha de Atendimento, será aberta a tela de Leads Digitais. Essa tela funciona da mesma forma que a tela de Leads Digitais do SVT e enxerga os mesmos registros.


Leads não enviados e com 20 minutos ou mais de criação aparecerão com o fundo em vermelho. Entre 10 e 20 minutos, em amarelo. Menos de 10 minutos, branco. Os Leads são apresentados em ordem de Data de <Solicitação>, da mais antiga para a mais nova.

 A tela é composta pelos campos: <Solicitação>, <Cliente>, <Modelo>, <Cores>, <Usado Pag.>, <Filial> e <Encaminhar> (Consultor para qual o lead será enviado).

 Os valores referentes às cores são carregados de acordo com o <Modelo> selecionado.

Para enviar os leads digitais, complete os leads pendentes, selecione o consultor de destino dos leads que deseja enviar e pressione o botão <Enviar>. Feito isso, todos os leads da tela serão enviados. Porém, apenas os registros completamente preenchidos desaparecerão da lista de leads, já que todos os campos são de preenchimento obrigatório. Após o Envio, os leads pendentes são novamente carregados na tela e com o campo <Encaminhar> sem nenhuma seleção. Campos já preenchidos anteriormente, mesmo em leads incompletos, virão preenchidos da mesma forma, mas sem possibilidade de edição.

Para forçar uma atualização dos leads digitais, basta pressionar o botão <Buscar Leads>. Imediatamente, a tela será recarregada com os leads atualizados e a data de última execução também será atualizada. Esta data é localizada na parte superior da tela, logo abaixo dos botões. É importante ressaltar que, ao pressionar o botão <Buscar Leads>, todas as informações preenchidas e não enviadas serão perdidas, já que ocorre uma atualização da tela.

Para ir para a parte de Busca de Clientes e abertura de Fichas de Atendimento, basta pressionar o botão <Buscar Clientes>. Novamente, é importante ressaltar que, ao pressionar o botão <Buscar Clientes>, todas as informações preenchidas e não enviadas serão perdidas.

Continuação da Ficha Linx DMS


Para clientes Linx DMS basta buscar através do número do Contato, no menu <Linx DMS > CRM Plus > Agenda do Vendedor>, conforme tela a seguir.

Os botões/, exibidos na borda superior da tela, indicam o status atual do vendedor (Livre / Ocupado).


Avaliação de Veículos Seminovos


 O Linx DMS Mobile traz uma nova forma de se efetuar a avaliação de veículos seminovos. Anteriormente, o fluxo de uma avaliação poderia ser representado pelo fluxo abaixo:

Com o dispositivo móvel, o fluxo sofrerá uma pequena alteração:


Fases da Avaliação


Através do novo fluxo de avaliação, existirão três fases distintas da avaliação:


1. Pedido de Avaliação, realizado pelo consultor de vendas solicitando uma avaliação através do tablet;

2. Avaliação Mobile, a avaliação no DMS a qual conterá as informações inseridas no tablet;

3. Avaliação DMS, caso o cliente aceite a avaliação, são preenchidas as informações que faltam para se usar a avaliação como uma parcela de compra/venda.

O pedido de Avaliação, por si só, também contêm quatro fases distintas, são elas:

 1. Pendente: Quando o pedido ainda não foi iniciado pelo avaliador;

2. Iniciada: Quando o pedido já foi iniciado pelo avaliador mais ainda não finalizado;

3. Cancelada: Quando o avaliador cancelar a avaliação antes de finalizá-la;

4. Finalizada: Quando o avaliador terminou a avaliação e enviou a mesma para o DMS, chegando ao estado de Avaliação Mobile.

DMS

  

Tópico referente as interações necessárias nos DMS's para que o novo processo de avaliação seja efetuado corretamente.


Linx DMS



Tópico referente a interação necessária no Linx DMS para que o novo processo de avaliação seja efetuado corretamente.


 Criando Pedido de Avaliação pelo Linx DMS


 Para criar um pedido de avaliação no Linx DMS, basta seguir o processo normal de abertura de uma avaliação, através do menu <Linx DMS > Veículos > Atendimento > Avaliação > Ficha de Avaliação>, preenchendo os campos <Data da Avaliação>, <Data de Validade>, <Combustível>, <Quilometragem>, <Modelo>, <Cor>, <Placa>, <Ano Modelo>, <Ano Fabricação>, <Cliente (sendo que pode ser aberta uma Prospect)>, <Seleção do Tipo de Veículo>, <Valor da Avaliação> e <Consultor de Vendas>.


Preenchendo somente estas informações para abrir uma avaliação, o tablet já enxergará o novo pedido. É importante ressaltar que mesmo que os campos de quilometragem e valor da avaliação tenham sido preenchidos no DMS, eles serão atualizados pelo tablet.

Se o usuário desejar abrir uma avaliação sem passar pelo tablet, basta completar todas as informações necessárias no DMS e finalizá-la.


 Continuação da Avaliação


 Para continuar a avaliação no DMS basta procurar pelo número da avaliação no menu <Linx DMS > Veículos > Atendimento > Avaliação > Ficha de Avaliação>.

Criando Pedido de Avaliação pelo Mobile

  

Para criar um pedido de avaliação pelo mobile é necessário que o usuário tenha permissões de vendedor e o parâmetro do LDMConfig <Incluir Pedido de Avaliação pelo Mobile> deve estar habilitado.

O usuário que tiver acesso a essa funcionalidade, ao entrar no item Avaliação de Seminovo, terá acesso ao botão <+ Incluir Pedido>  e aos botões de excluir e editar pedidos:

A lista exibida para o vendedor é diferente da lista exibida para o avaliador. As avaliações nessa lista não poderão ser abertas, como acontece no modo de visão do avaliador. O usuário vendedor só poderá entrar no pedido para alterá-lo.

Quando o pedido já estiver com status “Iniciado”, a ferramenta de edição fica desabilitada:

Só podem ser editados pedidos com status “Pendente”:

Ao clicar no botão <+ Incluir Pedido>, será aberta uma tela com os campos vazios, para iniciar um novo pedido de avaliação.


Quando o usuário tenta salvar um pedido de avaliação, se houverem campos obrigatórios não preenchidos, uma mensagem será exibida e os campos obrigatórios serão destacados de vermelho:

Ao clicar no botão de editar, será aberta a tela do pedido com todas as informações preenchidas para serem modificadas:

Aplicação

  

Caso o usuário tenha a permissão para acessar a funcionalidade de <Avaliação de Seminovos> ela aparecerá na dashboard. Para acessá-la, basta pressionar sobre o ícone da mesma.

Avaliação

  

Em todas as telas da Avaliação de Seminovos, existe um cabeçalho contendo algumas informações básicas sobre a mesma, conforme tela a seguir. Estes dados são oriundos dos preenchidos no DMS:

- Nome do cliente;

- Tipo de combustível do veículo;

- Modelo do veículo;

- Código da avaliação;

- Placa do veículo;

- Data em que o pedido de avaliação foi criado;

- Cor do veículo;

- Tipo do Veículo (Hatch duas portas, Hatch quatro portas, Sedan, Caminhonete cabine simples, Caminhonete cabine dupla e Caminhonete cabine estendida);

A aplicação da Avaliação de Seminovos contém três abas diferentes.


Aba CheckList


Nesta aba o avaliador terá a sua disposição:

- Lista com os Itens de CheckList (Opcionais) definidos no DMS;

- Campo para preencher a Quilometragem do veículo;

- Lista para preencher com o Estado de Conservação (Componentes) dos itens definidos no DMS;

- Campo para inserir uma Observação que o avaliador considerar pertinente (máximo de 100 caracteres).

Aba Reparo


Após preencher as informações da aba <CheckList>, o avaliador pode seguir para aba de Reparos.

Nesta aba é possível inserir evidências de avarias ou reparos do veículo através de fotos.

 

Para inserir detalhes pertinentes ao veículo escolha na coluna ao lado esquerdo em qual parte do carro a foto será tirada. Pressione então sobre a região acinzentada do sketch do carro, ou seja, na imagem representada pelo carro, para abrir um menu e inserir um novo item. 

Ao pressionar sobre o botão <Adicionar novo item> o usuário será levado até uma nova tela para precificar e inserir uma observação sobre o novo item, conforme tela a seguir. Se o avaliador desejar, ele pode tirar uma foto do veículo ou não. Para tirar uma foto, basta pressionar sobre o quadrado em branco ao lado esquerdo. Nesta tela é necessário que o usuário coloque uma observação (sendo que a mesma tem um limite de 30 caracteres). Após inserir os dados necessários, o usuário deve pressionar sobre o botão <Salvar> para salvar o novo item, ou sobre o botão <Cancelar> caso deseje cancelar a operação.

Depois de inserido o novo item, a região onde ele foi inserido ficará demarcada com a cor vermelha. Se o usuário pressionar novamente sobre a região onde foi inserido o item, ele poderá ver o item inserido. Se pressionar sobre o item, ele será levado novamente à tela de precificação e classificação do item, podendo assim editar as informações inseridas, trocar a foto, ou excluir o item.


Aba Resumo


Nesta tela o usuário terá acesso a um resumo de todas as evidências que foram inseridas na tela anterior ao lado esquerdo e um espaço para preencher os seguintes dados, ao lado direito:

- Valor de Mercado: Um campo opcional que o avaliador pode utilizar para preencher com o valor atual do veículo no Mercado. Lembramos que este campo depende do conhecimento do avaliador;

- Qtde de Evidências: Exibe a quantidade de evidências que foram capturadas na aba <Reparos>;

- Valor das Evidências: Exibe a soma da precificação de todas as evidências;

- Valor Total de Gastos com Restrições: Campo opcional que o avaliador pode preencher caso a concessionária precise ter um gasto extra com o carro e que não pode ser evidenciado (IPVA, multas, entre outros);

- Valor Total de Gastos: Soma das evidências com os gastos do veículo;

- Valor da Avaliação: Campo que deve ser preenchido com o valor da avaliação do veículo. Lembrando que este é necessário para que a avaliação seja enviada ao DMS.

Na ActionBar da funcionalidade da Avaliação de Seminovos temos ainda os botões <Cancelar> e <Enviar>, conforme ilustrado na tela a seguir. Ao pressionar sobre o botão <Cancelar> o usuário poderá cancelar a avaliação corrente a qualquer momento. O botão <Enviar> salva as informações no DMS, passando a avaliação para a fase de Avaliação DMS.

Depois que uma avaliação for enviada ao sistema é gerada uma notificação no menu de notificações com o número da avaliação enviada.

Ao enviar a avaliação de volta ao DMS, todas as informações coletadas pelo tablet (inclusive fotos) poderão ser acessadas ou complementadas, caso seja necessário (se houver uma venda, por exemplo).


Após o envio da avaliação, é necessário avisar o consultor para concluir a avaliação no Linx DMS.

 

Consulta de Estoque


 Caso o usuário tenha permissão para acessar a funcionalidade de <Consulta de Estoque> ela aparecerá no dashboard. Para acessá-la basta pressionar sobre o ícone da mesma.


Através da mobilidade que o tablet proporciona, é possível ter disponível de forma agilizada, o catálago dos veículos novos e seminovos de todas as empresas e filiais que o usuário tem acesso. Sendo possível efetuar diversos filtros através dos campos <Bandeira>, <Família>, <Modelo>, <Preço>, <Quilometragem> e <Final de Placa> no caso de veículos seminovos, <Combustível>, <Ano Modelo>, <Empresa / Filial>, <Disponibilidade>, <Situação>, <Veículo> e <Ordenação>.

Os dados que serão exibidos no tabletserão os mesmos disponíveis no DMS, menu <Linx DMS > Veículos > Consultas / Relatórios > Consulta Estoque Intermediário>, para o Linx DMS a consulta de estoque do tablet segue a linha da <VEIC3000>.

Busca de Veículos


Inicialmente, a Consulta de Estoque será aberta vazia, com o último filtro realizado preenchido, pronto para o usuário alterar ou complementar o filtro de acordo com o que achar necessário. O último filtro informado ficará armazenado na memória local, com o intuito de agilizar a próxima pesquisa. Após preencher os filtros desejados, basta pressionar o botão <Filtrar>, localizado na parte inferior esquerda da tela.


Através do campo <Veículo>, é possível alterar a consulta entre veículos novos ou seminovos.


Para consulta de veículos novos são exibidos os filtros <Família>, <Modelo>, <Preço>, <Combustível>, <Ano Modelo>, <Empresa / Filial>, <Disponibilidade> e <Situação>.

Filtros disponíveis:


 Caso seja do interesse, é possível “recolher” os campos do filtro, para exibição do resultado na tela toda, clicando no botão <Filtro>. Para exibi-lo novamente basta clicar no mesmo novamente.

Na tela de resultados serão exibidos os vinte primeiros veículos de acordo com os filtros parametrizados. Para exibir mais resultados referentes ao mesmo filtro basta clicar no botão <Exibir Mais Resultados>, no final da tela.


Para consulta de veículos seminovos serão exibidos os filtros <Bandeira>, <Família>, <Modelo>, <Preço>, <Quilometragem>, <Combustível>, <Ano Modelo>, <Empresa / Filial>, <Final de Placa>, <Disponibilidade> e <Situação>.


Demais Filtros:



Caso não seja selecionado determinado filtro, a pesquisa será realizada sem levar em conta o filtro que não foi selecionado, por exemplo, no campo final de placa, se não for selecionado nenhum item, será exibido o resultado com todos os tipos de placa.


O filtro <Ordenado por>, permite ordenar os resultados exibidos na tela pelo número de dias em que o veículo encontra-se no estoque <Dias em Estoque>, pelo ano do veículo <Ano>, Quilometragem, Menor Preço ou Maior Preço.


No resultado da pesquisa será exibida a foto do veículo, caso tenha sido armazenada, além do ano, descrição do modelo, valor, placa do veículo (para veículos seminovos) ou os oito últimos dígitos do chassi (para veículos novos), quilometragem, cor, número de dias em estoque e revenda em que o veículo se encontra, conforme tela a seguir:

Na configuração do serviço existe um parâmetro denominado <Prioridade de exibição das fotos – Consulta Est.>, na qual opção selecionada interfere na prioridade de exibição das fotos nos veículos retornados na busca e também no veículo selecionado. As opções são:


  

Detalhamento do Veículo


 Ao pressionar sobre o veículo desejado, dentre a seleção realizada, será exibida mais informações referente ao veículo, além de mais opções de fotos. No exemplo a seguir, é possível visualizar mais informações e/ou alterar fotos referente ao veículo consultado.

Opções da tela:



Relatório de Faturamento


 Caso o usuário tenha permissão para acessar a funcionalidade de <Relatório de Faturamento> ela aparecerá na dashboard. Para acessá-la basta pressionar sobre o ícone da mesma.

A tela da aplicação exibe as informações do relatório em duas partes: Relatório (na esquerda) e Gráfico (na direita).

Para escolher o período do relatório, basta selecionar na caixa suspensa <Mês>. A parte referente ao Relatório exibe uma planilha mostrando uma visão gerencial sobre o Faturamento do Grupo. Ou seja, o primeiro relatório a ser exibido será uma lista das filiais do grupo, na coluna mais a esquerda, com quantidade de vendas de cada uma e o faturamento.

Ao se pressionar sobre alguma linha do relatório, ocorrerá um mergulho naquela filial e será aberto um relatório daquela determinada filial pelos seus setores. Se o usuário pressionar mais uma vez sobre alguma linha (que agora representa um setor) ocorrerá um segundo mergulho detalhando o setor selecionado.

Se o usuário quiser ordenar os resultados de acordo com uma determinada coluna em específico, basta que ele pressione sobre o título da mesma, na primeira linha. A última linha do relatório chama-se <TOTAL> e exibe a soma de cada uma das colunas.


A segunda parte da tela refere-se ao Gráfico. No topo do relatório existe uma caixa suspensa com o nome das colunas que podem gerar um gráfico. Logo ao lado existem dois botões <Barras> e <Pizza> os quais, quando pressionados, alteram o gráfico gerado para um gráfico de barras ou de pizza, respectivamente. Vale lembrar que o gráfico de barras é ordenado de acordo com a ordenação escolhida pelo usuário no Relatório (à direita).

Check-In de Oficina


Caso o usuário tenha permissão para acessar a funcionalidade de <Check-In de Oficina> ela aparecerá no dashboard. Para acessá-la basta pressionar sobre o ícone da mesma.

Esta funcionalidade visa dar mobilidade aos funcionários de Oficina das concessionárias, no atendimento dos clientes Agendados e Passantes, nas principais operações que antecedem a abertura da Ordem de Serviço: recepção do agendado ou passante; solicitações, informando as peças e serviços necessários; "checklist", para averiguar o estado/condições do veículo ou para parametrizar a inspeção do mesmo; captura de evidências, através de um rápido e fácil acesso à câmera do dispositivo (funcionamento similar ao da aba Reparo da funcionalidade de Avaliação de seminovos).

Fluxo Cliente Agendado

 

O consultor efetua um agendamento de “check-in” no Linx DMS, através do menu <Linx DMS > Oficina > Agendamento de Oficina>:

Passos para o agendamento:


Observação: O agendamento de “check-in” é feito (e só pode ser editado) exclusivamente através do DMS.


Aba “Quadro de Agendamentos”


O cliente chega na concessionária com seu veículo no horário agendado. O consultor recebe o cliente portando um “tablet” com o Linx DMS Mobile e seleciona o agendamento correspondente a ele na aba “Quadro de Agendamentos”.

Cada agendamento possui um status representado pela cor de fundo. Na parte inferior da tela se encontra a legenda desse status, que são:

- Indica que o checkin está agendado, aguardando a confirmação do cliente.

- Indica que o checkin já foi confirmado pelo cliente (normalmente por contato telefônico), aguardando o comparecimento do cliente.

- Indica que o cliente chegou na concessionária para o atendimento e foi recebido pelo consultor.

- Indica que o cliente já foi atendido pelo consultor e, consequentemente, a O.S. do atendimento já foi aberta.

- Indica que o cliente não compareceu na concessionária para o atendimento previamente agendado.

- Indica que o horário apontado está bloqueado para receber agendamento por algum motivo específico, como por exemplo a folga do mecânico.

- Indica que o horário não contém nenhum agendamento, portanto está livre para marcações, se o horário permitir.

- Indica que o checkin preenchido e salvo pelo tablet já foi devidamente importado no DMS. Processo que antecede a abertura da O.S.


Atenção: Não é possível alterar um checkin depois que já foi importado. A seleção do mesmo ficará bloqueada.


O consultor faz a manutenção das solicitações do "check-in" na aba de “Solicitações”, ou seja, confirma com o cliente as solicitações referentes àquele atendimento, criando, removendo ou alterando uma ou mais solicitações, gerenciando as peças e serviços necessários.

Para editar uma solicitação, basta pressionar o ícone de edição , localizado ao lado do valor da solicitação.

Para excluir uma solicitação, basta pressionar o ícone de exclusão , localizado ao lado do ícone de edição.


Para criar uma nova, pressiona-se o símbolo de adição “+”, localizado à esquerda do botão de <Enviar>, na barra superior da tela:



 O valor total do item aparecerá na coluna “Total Item”. O cálculo é feito imediatamente após selecionar uma quantidade. Pressione <Salvar> e pronto, retornará a tela de solicitações com a nova solicitação adicionada. 

Aba “Checklist”


O consultor passa para a aba de “Checklist” do veículo. Nessa tela, pode-se informar: o <Nível de Combustível>, uma <Observação>, a <Quilometragem>, o <Número do Prisma> e a <Cor do Prisma> onde o veículo está sendo verificado e os itens de checklist.

É possível também, através da aba de checklist, capturar imagens referentes à documentação do veículo. Para isso:

É possível também, através da aba de checklist, capturar imagens referentes à documentação do veículo. Para isso:


Aba “Evidências”:


O consultor passa para a aba de “Evidências” e captura o estado real do veículo, itens em bom estado e avarias:

Nesta tela, poderá selecionar o <Tipo do Veículo> em um “combobox”, gerando, assim, um “sketch” do veículo, com diferentes visões, repartidas em regiões (mesmo caso da Avaliação de Veículos Seminovos): Lateral Direita, Frente, Traseira, Lateral Esquerda e Interior. Ao pressionar a visão desejada, será carregada na parte direita da tela, a imagem do veículo na posição e com as marcações correspondentes. Vale salientar que após capturar uma evidência, não é possível mais alterar o Tipo do Veículo, a não ser que a evidência seja excluída.


Para capturar uma evidência, pressiona a parte do veículo desejada. Por exemplo: Na tela a seguir será selecionado o pneu dianteiro:

Em seguida, pressiona a opção <Adicionar Item>;

Pressiona no quadrado em branco para poder tirar foto da parte desejada. Cada evidência pode ser acompanhada de uma observação. Caso nenhuma observação seja informada, será gravada com o valor padrão “Ok”. Após o preenchimento das informações desejadas, basta pressionar o botão <Salvar>.

A parte do veículo que possui ao menos uma evidência ficará marcada em vermelho;

Nesta aba, pode ser realizada também a edição de uma evidência (remoção e inserção de fotos, bem como da observação). Basta pressionar a evidência desejada e realizar as devidas alterações;

Aba “Resumo”


Caso queira, o consultor pode acessar a aba “Resumo” averiguando tudo que foi capturado na aba de Evidências:

Após verificar que está tudo correto, basta enviar o "Check-in", pressionando o botão <Enviar>, disponibilizando-o para uso no DMS, e encaminhando o cliente para dentro da concessionária;

Para importar as informações inseridas através do Mobile


       O consultor importa o "check-in" enviado no DMS, através do menu <Linx DMS > Oficina > Agendamento de Oficina >:




Observação: Para as fotos das evidências capturadas no “check-in” aparecerem na impressão, é necessário cadastrar o caminho das imagens, que deve ser feito em <Linx DMS > Configuração > Cadastro > Empresas e Revendas > Aba Mobile >: Informar o caminho das imagens “DIRETORIO_APOLLO\imagens” e reiniciar o Linx DMS.


Feito isto, segue-se o fluxo natural de abertura de O.S. no sistema Linx DMS.

É importante salientar que não é possível gerar a O.S. pelo Mobile.

Fluxo Cliente Passante


         O cliente chega na concessionária sem prévio agendamento. O consultor recebe o cliente portando um “tablet”, com o Linx DMS Mobile e verifica se possui disponibilidade na oficina para atendê-lo.

Caso não exista disponibilidade na oficina no momento, o cliente é encaminhado para o agendamento no Linx DMS.

Caso exista, poderá ser criado um novo “check-in” para este cliente, através da aba “Passantes”, com os seguintes passos:


Seleciona um consultor;

  Na aba “Passantes” serão exibidos todos os consultores:

Na tela de “Check-in”, o consultor deverá informar o nome do <Cliente> e a <Placa> do veículo;

A partir daí, segue-se o fluxo da mesma forma que um cliente agendado.

Para importar as informações inseridas através do Mobile:


O consultor importa o "check-in" enviado no DMS, através do menu <Linx DMS > Oficina > Atendimento Oficina >:


Observação: Para as fotos das evidências capturadas no “check-in” aparecerem na impressão, é necessário cadastrar o caminho das imagens, que deve ser feito em <Linx DMS > Configuração > Cadastro > Empresas e Revendas > Aba Mobile >: Informe o caminho das imagens “DIRETORIO_APOLLO\imagens” e reinicie o Linx DMS.


Feito isto, segue-se o fluxo natural de abertura de O.S. no sistema Linx DMS.

É importante salientar que não é possível gerar a O.S. pelo Mobile.


Descrição das telas

             

“Quadro de Agendamentos”

Passantes”

Responsável pela abertura de “Check-in” para clientes passantes, ou seja, que não fizeram um pré agendamento;

À esquerda, é exibida a lista dos Consultores, suas disponibilidades e quantos “check-in” de passantes foram agendados para cada um naquele dia. A lista é ordenada crescentemente pelo número de “check-in”. Ao clicar no símbolo de “+” de um consultor, é aberta a tela de “Check-in” para um passante para este consultor;

À direita é exibida uma lista com os “check-in” de passantes criados naquele dia para o consultor selecionado. Ao selecionar um “check-in”, é aberta a tela do mesmo para edição.

“Check-in”

Tela na qual o consultor/recepcionista possui acesso às informações básicas do cliente, veículo e solicitações da agenda. Em um cabeçalho serão encontradas as seguintes informações (Vale lembrar que as informações do cliente e do veículo serão apenas para visualização, exceto no caso de passante, onde devem ser informados o nome do cliente e a placa do veículo): Nome Completo do <Cliente> e Modelo, Cor, Ano Fabricação/Ano Modelo e Placa do <Veículo>;

Esta tela contém quatro abas: “Solicitações”, “Checklist”, “Evidências” e “Resumo”.


“Solicitações”

“Checklist”

“Evidências” 

“Resumo”

Nesta última aba é possível visualizar de forma clara todas as evidências inseridas, sendo possível também a edição das mesmas;

O usuário pode finalizar o “check-in”, disponibilizando os dados para uso no DMS;

Aprovação de Propostas

  

Funcionalidade que visa trazer uma nova maneira de como as propostas são aprovadas, agilizando o processo e trazendo mais informações para quem tem a responsabilidade de tomar as decisões e de dar continuidade aos negócios nas concessionárias.

Esta funcionalidade só está disponível para o Linx DMS.


Fluxo Aprovação de Propostas


Ao fazer isto, a sessão de Detalhes/Simulação é encolhida para uma melhor visualização das informações. Ao pressionar o cabeçalho de Veículos na Troca novamente, a mesma volta a encolher enquanto a sessão de Detalhes/Simulação volta a seu foco original;


Valorização de O.S.


Utilizado ao final do processo de atendimento dos clientes que realizaram algum serviço da oficina. Um passo antes do faturamento da Ordem de Serviço pelo caixa, a Valorização da Ordem de Serviço deve dar ao consultor e ao cliente a certeza de que os serviços e peças solicitados realmente foram aplicados.

Esta funcionalidade é apenas para consulta, não sendo possível nenhum tipo de edição de dados.

Fluxo Valorização de O.S.


Busca de Ordens de Serviços


Ao entrar na funcionalidade de Valorização de O.S. (através do Linx DMS Mobile), carregará a primeira tela, referente à busca de uma O.S. É possível buscar pelas O.S. informando seu número, <Nome> do cliente e <Placa> do veículo. É preciso preencher um desses campos para efetuar a busca, sendo que o nome do cliente só fica válido se forem inseridos, no mínimo, 3 letras.

Depois de preencher os campos desejados, pressione o botão <Buscar> para realizar a pesquisa. Os resultados serão apresentados na tabela abaixo dos campos, conforme ilustrado a seguir:

Abrir uma Valorização de O.S.


Após pesquisar a O.S. desejada e pressioná-la, abrirá uma nova tela com todos os detalhes dessa O.S. São exibidas as informações por reclamação, indicando o <Tipo de Serviço> (se é Externo, Interno, Garantia ou Revisão), detalhando as <Peças> e <Serviços> utilizados, os valores totais e discriminados por tipo de serviço. Para passar de uma reclamação para outra, basta deslizar o dedo na tela, buscando a direção desejada.

Fluxo Principal: