ÍNDICE
Implementação do projeto CRM FCA Latam, referente a gestão de Leads da concessionária.
Estes procedimentos destinam-se a todas as concessionárias das marcas Fiat, Chrysler e Jeep que devem utilizar o processo CRM FCA Latam para controle dos Leads.
Atenção: Antes de prosseguir com este manual, certifique-se de que leu e executou os procedimentos descritos no Manual de Instalação-Atualização do produto Linx DMS Integrador.
O CRM FCA Latam trata-se de um novo processo de integração de Leads entre a FCA e a concessionária.
Para a utilização deste processo, a concessionária necessita dos seguintes pré-requisitos:
A integração baseia-se na troca de informações entre o Linx DMS e o CRM FCA Latam através de um webservice.
Existem quatro tipos de comunicações:
O Linx DMS Integrador consulta o webservice da FCA Latam, verifica os Leads disponíveis e efetua a importação para o Linx DMS.
Para cada Lead lido no CRM, é gerado um Contato no Linx DMS.
O Linx DMS envia as atualizações de status do Lead para o CRM.
O Linx DMS Integrador envia os Leads gerados no Linx DMS (contatos criados referentes aos clientes passantes) para o CRM FCA Latam.
Obs.: Esta função deve ser utilizada somente após a liberação da FCA.
O Linx DMS Integrador consulta o webservice da FCA Latam, verifica os registros disponíveis na API (Serviços, Produtos, Tipos de Registro e Vendedores) e efetua a importação para o Linx DMS.
O detalhamento de cada tipo de comunicação será realizado no tópico "Utilização do Processo".
Fiat: Menu: Fábrica Fiat > Parâmetros;
Chrysler/Jeep: Menu: Fábrica > Chrysler > Parâmetros.
O botão "Parâmetros FCA", existente na aba "Geral", permite que sejam acessados os parâmetros específicos da FCA.
Figura 1: Parâmetros do Fábrica Fiat
Figura 2: Parâmetros do Fábrica Chrysler/Jeep
Observação: A mesma tela de parâmetros da FCA é apresentada para a Fiat e para a Chrysler/Jeep.
Figura 3: Parâmetros da FCA – Aba "CRM" - Geral
Campos:
O botão "Importa Tabelas da API" é utilizado para importar a planilha com as referências para os registros utilizados no processo (Arquivo "Tabelas API.xlsx").
Figura 4: Importação das Tabelas da API
Importante: Para realizar a importação é necessário que a máquina possua o MS Excel instalado.
Figura 5: Parâmetros da FCA – Aba "CRM" - Conexão
Campos:
Figura 5: Parâmetros da FCA – Aba "CRM" – Encerramento Automático
Campos:
Menu: Linx DMS > CRM Plus > Módulos > Parâmetros.
Acesse a aba "CRM Plus > Geral" e selecione um ou mais usuários para receber estas mensagens referentes aos Leads FCA nos campos "Usuários de destino do correio (Contatos Veículos) " e "Usuários de destino do correio (Contatos Oficina) ", conforme a figura a seguir:
Figura 6: Parâmetros do CRM Plus
Menu: Linx DMS > Configuração > Cadastros > Motivos
Figura 7: Manutenção de Motivos
O campo "Motivo no CRM FCA Latam" deve ser informado para os seguintes Tipos de Motivo:
Tipo de Motivo | Utilização | Local de Utilização |
Descarte de Clientes CAA/GAS | Envio do status “Desqualificado”. | Atendimento realizado no CAA1/GAS2. |
Venda de Veículo | Envio no status “Oportunidade Ganha” de Showroom. | Abertura ou manutenção da Proposta. |
Atendimento Oficina | Envio no status “Oportunidade Ganha” de Pós-Venda. | Abertura ou manutenção da Ordem de Serviço. |
Venda Perdida de Veículo | Envio no status “Oportunidade Perdida” de Showroom. | Atendimento realizado no CAA1/GAS2. |
Venda Perdida CAA | Envio no status “Oportunidade Perdida” de Pós-Venda. | Atendimento realizado no CAA1/GAS2. |
1 – CAA = Central de Agendamentos Avançada ou Gestão de Pós-Vendas 2 – GAS = Gestão Avançada de Showroom |
Tabela 1: Tipos de Motivo
Observação: Os motivos no CRM são pré-definidos pela FCA.
Importante: Deve ser criada uma configuração para cada revenda.
Figura 8: Tela de configuração do banco de dados
Figura 9: Tela de configuração da comunicação
Opções disponíveis:
Importante:
Figura 10: Tela de conclusão das configurações
Figura 11: Tela do serviço
No LDIConfig, acesse o menu "Configuração > Monitor Log de Execução":
Figura 12: Monitor do Log de Execução do Linx DMS Integrador
Nesta tela é apresentado o log das integrações. O tempo de atualização pode ser configurado na barra superior do programa.
Os logs referentes ao processo do CRM FCA Latam são identificados pelo módulo LDICRMFca.dll.
A coluna "Tipo" apresenta o tipo do log gravado. Os tipos "XML" e "SQL" permitem uma consulta detalhada do arquivo ou comando, respectivamente.
O botão "Pesquisar logs anteriores" permite que o histórico seja consultado.
Figura 13: Pesquisa em Logs – Aba Consulta
Nesta tela é possível filtrar os dados do log conforme a necessidade do usuário.
Ao selecionar o filtro e clicar em "Pesquisar", será apresentada a aba Resultado com os dados da pesquisa:
Figura 14: Pesquisa em Logs – Aba Resultado
Linx DMS Integrador
O Linx DMS Integrador é o responsável por efetuar a comunicação com o WebService da montadora, através de configurações específicas.
São realizados quatro tipos de comunicações:
Figura 15: Exemplo de correio interno
Status | Local de geração | |
Showroom | Pós-Venda | |
Não Contatado | Criação do Lead pelo Linx DMS Integrador | Criação do Lead pelo Linx DMS Integrador |
Tentativa de Contato | GAS1 – Sem contato | CAA2 – Sem contato |
Primeiro contato realizado | GAS1 – Contato | CAA2 – Contato |
Desqualificado | GAS1 – Descarte | CAA2 – Descarte |
Em Negociação | GAS1 - Interesse incluído, Negociação ou Test-Drive realizado | CAA2 - Agendamento de Oficina confirmado |
Agendado | GAS1 – Agendamento de Test-Drive | CAA2 - Agendamento de Oficina criado |
Oportunidade Ganha | Emissão da nota fiscal de venda | Emissão da nota fiscal de venda |
Oportunidade Perdida | GAS1 – Venda perdida | CAA2 – Contato Venda Perdida |
1 – GAS = Gestão Avançada de Showroom 2 – CAA = Gestão de Pós-Vendas |
Tabela 2: Status da integração
Caso o usuário tente registrar uma segunda tentativa de contato antes do período de 4 horas, será apresentada a seguinte mensagem:
Figura 16: Mensagem de intervalo mínimo
Caso o usuário tente Desqualificar o Lead antes de realizar 3 tentativas de contato realizadas, será apresentada a seguinte mensagem:
Figura 17: Mensagem de Descarte
Caso o usuário tente registrar uma Venda perdida sem ter realizado um contato com o cliente, será apresentada a seguinte mensagem:
Figura 18: Mensagem de Venda perdida
Importante: Antes de concluir o registro do atendimento para envio ao CRM FCA Latam, é verificado se o Login no servidor da FCA está ocorrendo com sucesso no Linx DMS Integrador.
Caso esteja com problemas, será apresentada a seguinte mensagem:
Figura 19: Mensagem de Login
Caso a mensagem da integração seja referente à senha inválida, a concessionária deve atualizar os parâmetros do Fábrica, conforme indicado na página 7 deste manual.
Assim que o Login for reestabelecido, os registros dos atendimentos podem seguir normalmente.
São elas:
Essas tabelas possuem o identificador único que dever enviado para a FCA na comunicação.
Cada Id possui um local específico para mapeamento:
O Linx DMS Integrador também é responsável por encerrar diariamente os Leads gerados no DMS que não foram concluídos até um determinado período.
É importante salientar que, conforme orientação da montadora, o encerramento deve desconsiderar os Leads do grupo de produto "Venda Direta".
A configuração do processo de encerramento automático de Leads é realizada da seguinte maneira:
Configuração | Tópico |
Tempo em aberto e grupos de produtos para desconsiderar | Configuração do Fábrica, Manutenção de Parâmetros do Fábrica, Aba "CRM > Conexão" |
Horário para realizar o processo | Configuração do Linx DMS Integrador |
Cada contato criado na integração é disponibilizado conforme a parametrização do tipo de encaminhamento dos Leads (tópico "Manutenção de Parâmetros do Fábrica" deste manual).
Os contatos são disponibilizados no processo de Gestão de Leads existente no Gestão Avançada de Showroom e Gestão de Pós-vendas.
Figura 20: Consulta dos Leads para distribuição
Para auxiliar a visualização dos registros referentes ao Leads gerados pela integração, é apresentado um ícone lado do nome do cliente ( ).
As seguintes colunas podem ser utilizadas para controle dos contatos gerados:
Para distribuir os contatos, selecione um ou mais registros e clique no botão "Distribuir Contatos".
Figura 21: Distribuição de Contatos
Em seguida, selecione os Usuários que receberão os contatos e clique em "Ok".
Os usuários podem ser filtrados conforme a Origem do Vendedor e/ou Time de Vendas
O restante do processo com o contato segue como um contato normal do Linx DMS.
Os contatos serão incluídos diretamente na fila do vendedor.
Para os dois tipos de encaminhamento, são enviadas atualizações para o CRM FCA Latam quando ocorrerem as ações indicadas no tópico "Utilização > Linx DMS Integrador > 2. Atualização de Leads".
Como forma de consultar o status dos Leads, poderá ser utilizada a opção de Consulta na aba Acompanhamento (596), existente no Gestão Avançada de Showroom.
Figura 22: Consulta contatos
As opções "Origem de Tráfego (Mídia)" e" Status Leads FCA" devem ser utilizadas para realizar a consulta específica para dos Leads criados a partir da integração com a FCA.
Fiat: Fábrica Fiat > Linx DMS Integrador
Chrysler/Jeep: Fábrica > Chrysler > Linx DMS Integrador
Figura 23: Consulta dos processos do Integrador
Essa tela permite a consulta das atualizações realizadas nos contatos referentes aos Leads.
Para a retransmissão dos registros com problema de envio, clique com o botão direito na linha e selecione a opção "Envia Atualização do Lead". Ao selecionar essa opção, o registro será marcado para envio na próxima execução do serviço do Linx DMS Integrador.
O botão "Consulta Log do Integrador" permite a visualização da execução do Linx DMS Integrador. Essa consulta de log possui as mesmas opções da "Pesquisa em Logs Anteriores", existente no Monitor de Log do Linx DMS Integrador.