A Nota de Débito Tipo 06 – Pagamento Antecipado deve ser utilizada para formalizar a cobrança dos tributos incidentes sobre valores recebidos antecipadamente, ou seja, quando o cliente realiza um pagamento antes da entrega da mercadoria, processo conhecido como Entrega Futura.
Essa operação passa a ser necessária no contexto da Reforma Tributária, para que haja o devido destaque dos novos tributos de IBS e CBS sobre o valor antecipado recebido.
A nota de débito 06 – Pagamento Antecipado deve ser utilizada quando houver, ao mesmo tempo, as seguintes condições:
Exemplo de uso: Uma empresa realizou uma venda no valor de R$ 10.000,00 em 15/07/2026, com entrega prevista para 6 meses. Antes da entrega o cliente decide antecipar R$ 3.000,00 do pagamento.
Nesse caso, como houve pagamento antecipado e os produtos já estão identificados no pedido, deve ser emitida uma Nota de Débito de Pagamento Antecipado, para registrar a tributação sobre esse valor recebido.
A nota de débito 06 – Pagamento Antecipado não deve ser emitida quando:
| Se não houver como identificar o produto que será entregue, a nota de antecipação não deve ser emitida. |
Configurações necessárias
Antes da emissão, é necessário que:
Pré-requisito importante! Sem a configuração acima a emissão da nota não será possível. |
Ao selecionar essa opção, o sistema apresentará uma tela específica para esse cenário.
Nesta tela, é necessário indicar o "Tipo de documento de origem", ou seja, se o pagamento antecipado ocorreu a partir de um "Pedido de Venda/Orçamento" ou uma "Pré-Venda".
No caso da origem ser um "Pedido de venda/Orçamento", é necessário que este pedido já tenha sido faturado através do processo de Faturamento Antecipado/Entrega Futura. No caso da origem ser uma "Pré-Venda", é necessário que já tenha ocorrido o processo de "antecipação" através do fluxo de Entrega Futura e já tenha sido gerado a pré-venda remessa. |
Em seguida, informe o número do documento (Pedido de Venda/Orçamento ou Pré-Venda) e informe o Valor da Antecipação, na qual deverá ser emitida a nota.
Após informar estes dados clique em "Buscar"
Após selecionar o "Pedido de Venda/Orçamento ou Pré-Venda" o sistema irá listar todos os itens não entregues vinculados a esse documento.
É possível selecionar um ou mais produtos para emissão da nota.

Caso você clique em "Buscar" antes de informar o "Valor da Antecipação" o sistema listará os dados para conferência e você terá que informar o valor e clicar em "Calcular" O campo "Justificativa" é de preenchimento opcional, com limite de 150 caracteres) |
Após realizar a conferência dos dados, e tendo pelo menos um item selecionado, basta clicar em "Emitir NF de Débito".
Com isso o sistema fará a emissão e autorização da nota, enviando todos os itens e quantidades selecionadas.
Após a autorização, o sistema apresenta o número da nota, chave de acesso, DANFE, XML e Documento Interno para consulta e download.
Informações geradas automaticamente pelo sistema
A NF será gerada automaticamente com:
O valor da Nota de Débito será formado a partir do valor antecipado informado em tela. Depois disso, o sistema fará a distribuição proporcional desse valor entre os itens pendentes de entrega selecionados em tela, para compor a base de cálculo da operação.
Quando for realizada a entrega do produto, e consequentemente a emissão da Nota Fiscal de Entrega, o sistema fará a associação automática da Nota Fiscal de Débito, no grupo gPagAntecipado, não sendo necessário nenhuma ação manual.