1 Conceito
2 Requisitos
3 Configurações
3.1 Instalar MID-E
3.2 Configurar Estação
3.2.1 Configurar Impressora
3.3 Configurar o Módulo
3.3.1 CF-e
3.4 Caixas Ponto de Vendas
3.5 Motivos de Movimentação
4 Funcionalidades
4.1 Realizar Vendas
4.2 Realizar Cancelamento
4.2.1 Cancelar Última Venda
4.2.2 Cancelar Vendas
4.3 Reimpressão do Extrato
4.4 Exportador XML CF-e SAT
4.5 Consulta Portal MID-e
4.6 Contingência
4.7 Guarda CF-e SAT

1 Conceito

O MID-e Client é parte da solução desenvolvida pela Linx e será responsável pela mediação das informações entre o PDV (Ponto de Venda) e o MID-e Central, situado em São Paulo e que por sua vez é responsável pela mediação entre o MID-e Client e a SEFAZ/SAT e funcionará conforme imagem a seguir:





O MID-e Client será responsável pela emissão, armazenamento e transmissão automática de NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica) e do CF-e – SAT (Cupom Fiscal Eletrônico - SAT). De existência apenas digital, possuem o objetivo de documentar uma operação de circulação de mercadorias no varejo.
Esta solução da Linx visa garantir mais transparência aos processos e estabelecer critérios adequados nas integrações das diferentes soluções de PDVs Linx. 

2 Requisitos

Para realizar a integração do MID-e Client será necessário entrar em contato com o Departamento Comercial do Linx Postos AutoSystem®, para que seja liberada a instalação da solução.

Para funcionamento do MID-e Client será necessário possuir o módulo SAT habilitado no sistema.

3 Configurações

As configurações para realizar a integração do MID-e Client com o Linx Postos AutoSystem® serão descritas nos próximos capítulos.

3.1 Instalar MID-E

O MID-e Client, será responsável pela mediação das informações entre o PDV e o MID-e Central. Para o Estado de São Paulo, o MID-e Client também será responsável pela transmissão da autorização do CF-e pelo SAT.

Para realizar a instalação do middleware, acessar o Manual Instalação MID-e Client. Neste manual serão descritos os requisitos e configurações necessários para instalação do MID-e Client.

3.2 Configurar Estação

No aplicativo Configurar da Estação será possível realizar algumas configurações de comunicação do sistema com o MID-e Client. Esta configuração será definida individualmente para cada máquina, diferentemente da configuração descrita no capítulo 3.3.

O sistema buscará primeiramente as configurações realizadas no Portal MID-e, somente após validá-las, buscará pelas configurações realizadas no aplicativo Configurar Estação e no módulo Gerencial.

Para configurar, acessar o módulo Configurar Estação, e selecionar a opção MID-e Client, conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os campos:

Após informar os campos, clicar no botão Testar conexão para realizar o teste de conexão com o endereço informado.

Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações. 

3.2.1 Configurar Impressora

Para impressão de documentos fiscais, o sistema utilizará as impressoras cadastradas e configuradas. Será necessário configurar obrigatoriamente uma impressora no S.O. (Sistema Operacional).

Para configurar, acessar o módulo Configurar Estação e selecionar a opção Impressoras, conforme imagem a seguir:


Selecionar a impressora desejada e realizar as configurações através da guia Informações da Impressora Selecionada.

Para realizar a impressão de documentos fiscais, será necessário habilitar a opção Nota Fiscal.

Também é possível utilizar a rotina de impressora não fiscal disponível no executável configurar estação


Testar conexão: utilizado para verificar se a impressora informada esta comunicando com o sistema.

3.3 Configurar o Módulo

Para realizar a integração do MID-e Client com o Linx Postos AutoSystem®, será necessário configurar o módulo. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Configurações > Módulo > MID-e. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Nos casos onde a base do sistema for multi-empresa, será exibida a guia Relação de empresas. Nesta guia será possível selecionar uma empresa para habilitar o módulo MID-e.
Para habilitar o módulo MID-e marcar a opção:

Serão habilitados os campos:

A opção Armazenar imagem dos comprovantes fiscais na base de dados

permitirá que o sistema mantenha uma cópia de cada CF-e SAT emitido.

3.3.1 CF-e

Para habilitar a emissão de CF-e - SAT através do módulo MID-e no Linx Postos AutoSystem®, será necessário configurar a aba CF-e, conforme imagem a seguir: 



Para habilitar a emissão, marcar a opção:

A guia Opções possui as opções:

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações.

3.4 Caixas Ponto de Vendas

Será necessário realizar algumas configurações em pontos de vendas para que a rotina de NFC-e tenha seu funcionamento executado:
Para acessar esta configuração, acessar o módulo Gerencial > Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda. Será exibida a tela conforme imagem a seguir: 



Na guia Relação de Contas de Pontos de Venda selecionar o PDV para realizar a configuração e clicar no botão Editar, a tela a seguir será exibida:




Em Nota Fiscal, será necessário informar os campos de modelo de nota fiscal e natureza de operação para que o sistema consiga validar a emissão da CF-e SAT na conta caixa utilizada.

As informações de natureza de operação e modelos de notas fiscais devem ser verificadas junto ao responsável fiscal do estabelecimento, de modo a evitar a edição de informações erradas para vendas. 

3.5 Motivos de Movimentação

Será necessário configurar os motivos de movimentação das formas de pagamento, onde será possível parametrizar a forma de pagamento para o CF-e SAT. Caso está parametrização não seja realizada, no momento da finalização da venda, o caixa não permitirá a finalização.

Para realizar a configuração acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de Movimentação > aba Informações. A tela a seguir será exibida:


Selecionar o motivo de movimentação da forma de pagamento desejada e no campo Tipo pagamento CF-e selecionar o tipo de pagamento relacionado a forma de pagamento.

Após informa o campo, clicar no botão Salvar para registrar a alteração.

4 Funcionalidades

O MID-e Client tem como funcionalidade realizar a conexão do PDV com o servidor da Linx em São Paulo, o MID-e Central. Este, por sua vez, realizará a conexão com o sistema da SEFAZ que aprovará ou não os documentos enviados.

Após instalar o MID-e Client e configurar o acesso, a integração com o Linx Postos AutoSystem® será realizada automaticamente. Nos próximos capítulos serão descritas as rotinas CF-e - SAT que serão enviadas ao MID-e Central através do MID-e Client configurado.

4.1 Realizar Vendas

Para realizar a emissão de CF-e – SAT, será necessário acessar o módulo Caixa e realizar o fechamento de uma venda no sistema. 

Após iniciar a venda, será possível visualizar a tela, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

Após adicionar os produtos desejados, clicar no botão Encerrar venda. Será exibida a tela conforme imagem a seguir: 



Após conferir as informações, clicar no botão Confirmar – F5 o sistema irá finalizar a venda e emitir a CF-e SAT normalmente. Caso o usuário opte por marcar o check box de Nota Fiscal – F6 aparecerá a tela para inserir as informações de emissão da nota fiscal. 




Esta tela possui os campos:

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar. A tela a seguir será exibida:



Clicar no botão Sim para realizar a emissão do documento fiscal.
Caso a opção Impressão do extrato estiver como Definir ao final da venda o sistema exibirá uma mensagem questionando se deseja imprimir o CF-e Simplificado. Conforme imagem a seguir:

O sistema realizará o envio do documento para o sistema SAT. Caso a mesma retorne como Aprovada, o extrato será impresso conforme imagem a seguir: 


Para leitura do QR Code apresentado no extrato do CF-e-SAT, será necessário possuir um aplicativo de leitura disponibilizado pela SEFAZ-SP chamado Verifica CF-e


A seguir imagem do aplicativo de leitura do QR Code:


4.2 Realizar Cancelamento

O cancelamento dos documentos fiscais poderá ser realizado em até 30 minutos após a sua emissão, e não será questionado o motivo do cancelamento.

4.2.1 Cancelar Última Venda

Para realizar o cancelamento da última venda registrada ponto de venda, acessar o módulo Caixa > Menu Caixa (F10) > Operações > Cancelar última venda, conforme imagem a seguir: 




Ao clicar no botão Sim, será exibida a tela conforme imagem a seguir:

 

Ao realizar o cancelamento, o sistema exibira a mensagem conforme imagem a seguir: 



Ao clicar no botão OK, será gerado uma nota de cancelamento conforme imagem a seguir:


4.2.2 Cancelar Vendas

Para realizar o cancelamento, acessar o módulo Caixa > Menu Caixa (F10) > aba Vendas, conforme imagem a seguir: 




Nesta aba será exibida uma relação de documentos fiscais emitidas durante o turno.
Esta aba possui os botões:

Selecionar a venda desejada e clicar no botão Cancelar Venda. A tela a seguir será exibida: 

Clicar no botão Sim para realizar o cancelamento da venda selecionada. 

4.3 Reimpressão do Extrato

Para realizar a reimpressão do DANFE referente aos documentos fiscais emitidos, acessar o módulo Caixa > Menu Caixa (F10) > aba Notas Fiscais, conforme imagem a seguir: 




Selecionar o documento desejado e clicar no botão DANFE, a tela a seguir será exibida:


Clica no botão Sim para realizar a impressão do extrato do CF-e.

4.4 Exportador XML CF-e SAT

Um CF-e SAT poderá ser exportada para um diretório do computador ou enviada para um endereço de e-mail. Para executar acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Exportar Documentos Eletrônicos. Será exibida a tela a seguir: 



 Esta tela possui os filtros:

O filtro Tipo permitirá selecionar as opções:

O filtro Opção permitirá selecionar a opção:

Após selecionar os filtros clicar no botão Preencher lista – F5.

Selecionar a nota fiscal que deseja exportar, e clicar no botão Exportar. Será exibida a tela a seguir:

Clicar no botão para selecionar um caminho e no botão Confirmar para salvar o arquivo XML.

Para enviar a nota por e-mail, selecionar as notas e clicar no botão Enviar por e- mail. Será exibida a tela a seguir:



No campo Destinatário(s) informar os endereços de e-mail, conforme o exemplo, separando-os pelo sinal de ponto e vírgula.
O e-mail que o destinatário receberá será conforme imagem a seguir:



4.5 Consulta Portal MID-e

Será possível acompanhar a situação dos documentos fiscais processados pelo MID-e através do portal web, de acesso restrito aos usuários da empresa emitente. Acessar o MID-e Client Linx para informar-se das instruções iniciais.

No endereço informado será possível visualizar as informações de acesso ao Portal MID-e, consulta de Histórico, Contingência, Guarda CFe SAT e Emissores.
Para acessar o portal, utilizar o endereço de IP do servidor MID-e e a porta que ele se encontra.

4.6 Contingência

Em relação a contingência do CF-e - SAT, devido à falta de conexão ou qualquer outro motivo que impeça a transmissão do CF-e, o equipamento SAT validará, assinará e posteriormente, após a regularização do ambiente, transmitirá esses cupons eletrônicos.

Caso o SAT não consiga enviar automaticamente os CF-e-SAT para a Sefaz, o contribuinte tem duas opções de contingência:

Conforme definido em Secretaria da Fazenda/SP.

4.7 Guarda CF-e SAT

Todos os CF-e – SAT emitidos pelo Linx Postos AutoSystem®, poderão ser visualizadas através do Portal MID-e. Para acessar o portal, realizar os procedimentos descritos no capítulo 4.5.

Através da aba Guarda CFe SAT será possível visualizar todos os CF-e emitidos. Esta aba guardará um histórico de todas as transações realizadas. Conforme imagem a seguir:

Para os CF-e que estiverem com Status Pendente, será possível clicar no botão Enviar, para realizar o envio.