A integração do Linx Postos AutoSystem com o POS Autttar permite que as vendas de combustíveis sejam realizadas em um único equipamento POS TEF. A seleção do abastecimento, transação de TEF e a impressão do documento fiscal com identificação do cliente (CPF ou CNPJ) na Danfe, ocorrem diretamente no equipamento POS TEF.
No Linx Postos Autosystem ocorrem a emissão do documento fiscal, o registro da venda e a movimentação financeira e de estoque, possibilitando dessa forma, que o cliente efetue o pagamento com cartão e obtenha o documento fiscal no momento da transação, sem necessitar se deslocar ao PDV.
Para que a Integração do sistema AutoSystem com o POS Auttar funcione corretamente, será necessário possuir:
Equipamento Ingênico modelo IWL285 e Verifone C680 homologados pela Linx.
Não homologados para PAF/ECF;
O POS Auttar possui limitação de até 8 abastecimentos por bico.
A solução POS Auttar integrada ao AutoSystem permite:
Para realizar a configuração no Linx Postos AutoSystem, acesse no módulo Gerencial o menu Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > Auttar e a seguinte tela será apresentada:
Esta tela apresenta os seguintes botões:
Ao clicar no botão Novo na tela de cadastro,
Esta tela apresenta os seguintes campos a serem preenchidos:
Esta configuração serve para a validação que os parâmetros configurados no POS estão relacionados a empresa correta.
No Config_local.exe na guia TEF do PDV responsável pela movimentação POS, habilite o módulo TEF Auttar, e em Configurações informe o caminho para o diretório Auttar, por padrão “C:\Program Files (x86)\ CTFClient\bin” e teste a comunicação.
Nas configurações de PDV que podem ser acessadas através do menu Gerencial > Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda foi disponibilizada a guia POS e subguia Auttar. Nessa subguia, a opção Habilitar conta caixa para integração com POS Auttar/Getnet deverá ser marcada para utilizar a integração.
O painel Opções conterá o campo Responsável no qual será possível informar o responsável por abrir e fechar o turno da conta no servidor de integração.
Será possível também selecionar as seguintes opções:
As opções de abertura e fechamento automática do turno são necessárias quando a conta PDV for exclusiva para os equipamentos POS, neste cenário nenhum operador fará a abertura e fechamento manual. Quando utilizar a mesma conta PDV já em uso no estabelecimento, estas opções não serão necessárias, pois o operador responsável pela conta PDV deve realizar a abertura e encerramento, conforme definido por cada estabelecimento.
A abertura e fechamento do caixa serão validados sempre que iniciado um novo processo de venda, ou seja, quando informado o código do bico. |
Feitas as alterações, clique em Confirmar para salvar as configurações.
Para rodar a integração é necessário o serviço C:\Autosystem\paf.exe --posauttar.
Para utilizar um seguindo equipamento POS é necessário um segundo serviço rodando em porta diferente. Para isso utilize a opção --porta=’XXXX’, onde XXXX é o número da porta utilizada.
Projeto Auttar | ||||
---|---|---|---|---|
Número de POS | Serviço AutoSystem | Serviço Auttar | Conta PDV | Status |
1 | 1 | 1 | 1 | Homologado |
2+ | 1 | 1 | 1 | Homologado |
2+ | 1 | 2+ | 2+ | Homologado |
|
A venda é realizada diretamente no equipamento POS TEF Auttar.
O fluxo de vendas ocorre conforme imagens abaixo:
Quando o estabelecimento utilizar a identificação do frentista através de RFID, o POS apresenta o nome do frentista automaticamente. Nos estabelecimentos que não utilizam esta identificação, existe uma tela que é apresentada no fluxo solicitando que seja informado o código do frentista cadastrado no sistema, então o POS envia o frentista que é associado à venda.
O Cancelamento da venda realizada no POS deve ser realizado no PDV, na opção F10 > Operações > Cancelar a última Venda. O sistema então aciona o TEF que apresenta os dados da última venda para conferência do operador, com o OK do operador é solicitado para inserir o cartão e informar a senha, com isso a venda é cancelada.
Este abastecimento cancelado fica como pendente para ser novamente baixado na guia pré-venda do sistema.