OBJETIVO

Orientação ao cliente referente erro ocasionado por cadastro incorreto de GTIN.

DESCRIÇÃO

Quando for emitida uma NF-e (modelo 55) ou NFC-e (modelo 65) e o GTIN (antigo código EAN ou código de barras - tag: cEAN) contiver o prefixo inválido, haverá a rejeição 882 - GTIN (cEAN) com prefixo inválido [nItem:999].


Observações e exceções

Para essa Regra de Validação não há exceções.

É importante considerar que o campo cEAN pode ser preenchido com:

  • Código de 8 números
  • Código de 12 números
  • Código de 13 números
  • Código de 14 números
  • Vazio (em branco)
  • Termo literal: "SEM GTIN"

Validação efetuada conforme prefixos e orientações constantes na “Tabela Prefixo GS1” publicada no Portal Nacional da NF-e.

PASSOS PARA REPRODUÇÃO

A primeira análise que deverá ser realizada é a tag cEAN do item no XML para realizar essa primeira verificação:

 Ir para: VENDAS > STATUS NFe

Preencha os filtros 

E clique no (CTRL+ Enter) EFETIVAR

Após localizar a nota com a rejeição 882 selecione e clique em seguida em SALVAR XML

Escolha onde será salvo o XML (importante que você tenha o acesso posteriormente) nomeei e clique em SALVAR

Vá para o local onde foi salvo o XML selecione e clique com o botão direito do mouse em seguida ABRIR COM > *sugerimos que abra em um navegador de internet pois assim será mais simples a leitura do arquivo

Com o XML aberto localize a tag cEAN do número do item informado na mensagem da rejeição

Neste exemplo o GTIN informado foi 8809328324537 com esse código em mãos acesse o link:

https://www.gs1.org/standards/id-keys/company-prefix

Ao entrar no site você será direcionado para uma página onde é informado diversos prefixos e seus respectivos países localize o Brasil.

Os códigos GTIN para o Brasil iniciam pelos prefixos 789 ou 790

Após verificado essas informações retorne para o Millennium e acesse PRODUTOS E SERVIÇOS > CADASTRO > CÓDIGO DE BARRAS


Na tela seguinte informe os filtros e pressione ENTER


No campo onde é informado o GTIN corrija a informação.



 E clique em EFETIVAR


 O Millennium irá atualizar o GTIN do produto e confirma o procedimento.


Após realizados os passos emita novamente a nota e ela será autorizada com sucesso.

Caso a rejeição apareça novamente outro(s) item(ns) podem estar com o GTIN inválido repita o processo anteriormente realizado nestes outro(s) item(ns).

TAXONOMIAS SUGERIDAS PARA ABERTURA E ENCERRAMENTO DE TAREFAS

Classificação da Solicitação:

Unidade de Negocio: MILLENNIUM

Tipo de Solicitação: INCIDENTE

Produto: E-MILLENNIUM

Módulo: FISCAL

Sub módulo: REJEIÇÃO

Funcionalidade: AJUSTE 

Indisponibilidade: NÃO

Alternativa: SIM


Classificação da Encerramento: FISCAL

Dimensão: REJEIÇÕES NF-E

Detalhe:  Documentação de orientação para tratativa de erro


Validado por: 

Informar o nome do validador

NPS: O chamado foi concluído! Em breve chegará em seu e-mail uma pesquisa para avaliar sua experiência com meu atendimento. Por favor, responda! Sua opinião é muito importante para nós!

  • Sem rótulos