Escolha do Servidor Operacional para o Servidor

É imprescindível o uso do sistema operacional LINUX em servidores, para lojas que desejam ou trabalham de forma interligada, com replicação de informações entre si, ou seja, que utilizam o produto Softshadow. Os servidores serão responsáveis por rodar o gerenciador de banco de dados, o serviço de replicação, e em casos específicos, ferramentas como B.I. e o SPED. Para estes equipamentos recomendamos que o ambiente gráfico não seja instalado, pois este modo de operação além de desnecessário para fins de uso do Softpharma utilizam recursos do hardware desnecessariamente, e não fornecem nenhum benefício, pois a aplicação Softpharma não foi desenvolvida para operar neste sistema operacional. Além disso, o servidor LINUX, deverá ser utilizado de forma dedicada e exclusiva para o banco de dados da aplicação Softpharma e Softshadow.

Recomendamos a distribuição de LINUX identificada como Debian (http://www.debian.org/), pois é uma distribuição muito segura e estável, além de possuir uma instalação muito simplificada. Abaixo está relacionado o link para execução do download, assim obtendo CD para instalação do Debian, a instalação “netinst” (instalação via rede, a partir de um CD mínimo) necessita que o servidor esteja conectado a internet alguns pacotes serão baixados a partir do site do Debian. (Pacotes não solicitados podem impedir o bom funcionamento do servidor, e até impossibilitar a instalação do banco de dados realizada pela equipe técnica da Softpharma).

Observações


Para uso de outras distribuições, consultar a equipe técnica da empresa Linx Softpharma.

Configurações básicas do Servidor

  • SSH

A fim de permitir acesso remoto aos servidores, é essencial que o serviço de SSH seja instalado, por padrão este serviço opera na porta 22, sendo assim, para elevar o nível de segurança de sua rede, o técnico pode optar por alterar esta configuração, para isto, consulte o técnico responsável pela instalação do sistema operacional LINUX.

  • PARTICIONAMENTO

    • /boot 100 MB

    • SWAP 4 GB

    • / Restante do HD

  • CONFIGURAÇÃO DE REDE

Os servidores devem possuir endereço IP configurado de forma manual, a fim de garantir que mesmo reiniciando o equipamento tal endereço não será trocado. Ainda é interessante frisar que o servidor deve possuir configurado e de forma funcional os recursos de Gateway, DNS e host (nome de máquina).

  • USO DEDICADO

É essencial para o bom desempenho do software de gestão que o equipamento de servidor possua dedicação exclusiva de uso para das aplicações envolvidas no funcionamento do Softpharma. Os requisitos de hardware apresentados abaixo contemplam um equipamento com este uso dedicado, assim sendo dimensionados para o bom desempenho da aplicação. A utilização de outros softwares como controle de internet, monitoramento de câmeras, entre outros, poderá comprometer a estabilidade do Softpharma.

  • Sem rótulos