1. Descontinuidade de Encerrante (Manutenção de Bombas)


A Descontinuidade de Encerrante ocorre quando há uma variação superior a 2.000 litros nos valores registrados pelo encerrante da bomba em relação ao último abastecimento, conforme ilustrado no exemplo abaixo:



Como mostra na imagem, o encerrante do último abastecimento registrou um valor de 316416,08 e aconteceu um novo abastecimento, onde o encerrante marcou 319416,082, por tanto fazendo a subtração dos dois encerrantes, temos 319416,082316416,08 = 3000,02, uma diferença de mais de 2000 litros. Essa diferença caracteriza para o sistema que aconteceu uma descontinuidade e precisa ser resolvida, pois o bico ficará bloqueado até que a descontinuidade seja tratada.
Na maioria dos casos isso acontece quando existe uma troca de placa da bomba, ou o cliente fez a troca por uma placa nova, com encerrante zerado ou trocou por uma placa usada, que já possui encerrante próprio, mas o valor é diferente do encerrante da placa anterior. Quando acontece isso, o cliente precisa ter em mãos o laudo do mecânico referente à troca realizada. Esse laudo vai servir para informar a Manutenção de Bombas, que é o segundo passo para resolver a descontinuidade.

Depois que o cliente estiver com o laudo da troca da placa em mãos, cliquei sobre a descontinuidade e depois em F4 - Man. Pendente, como mostra na imagem seguinte:



Ao clicar, o sistema abrir a tela para inserir a Manutenção de acordo com o laudo do cliente, veja no exemplo à seguir:
O Sistema vai imprimir automaticamente todos os abastecimentos referente ao bico que sofreu alteração, antes de apresentar a tela de Manutenção de Bombas. E depois de inseri-la, será impresso um relatório da descontinuidade de encerrantes.



O Sistema vai imprimir automaticamente todos os abastecimentos referente ao bico que sofreu alteração, antes de apresentar a tela de Manutenção de Bombas. E depois de inseri-la, será impresso um relatório da descontinuidade de encerrantes.

As partes destacadas em azul, são preenchidos automaticamente pelo sistema, não é preciso alterar. As que estão em vermelho é necessário inserir as informações de acordo com laudo, e são identificadas na seguinte ordem:

  1. Hora Substituição;
  2. CNPJ da Empresa do Cliente;
  3. CPF Técnico (Mecânico que fez a troca);
  4. Motivo da Substituição;
  5. Justificativa;
  6. Número do Lacre antes e depois da Substituição.


Depois de inserir a Manutenção de Bombas, o sistema vai tratar a descontinuidade de encerrante e ajustar o encerrante do bico para o novo encerrante informado no laudo, com isso o bico será desbloqueado e está disponível para uso normalmente.

  1. Abastecimentos que não caem na tela

Existem vários motivos que podem causar que o abastecimento não "apareça" na tela do TAC, mas é preciso entender o que de fato está acontecendo. O abastecimento pode estar sendo inserido no banco de dados, mas não está sendo mostrado na tela. Para tentar entender melhor o processo, vamos mostrar como funciona a captura de um abastecimento em 4 partes:

O Processo começa na Bomba onde é realizado o abastecimento, onde o mesmo é capturado pela Automação, e ela monta uma string de Abastecimento (uma linha extensa onde consta todas as informações do abastecimento), o Console identifica e lê a string enviada pela automação e traduz as informações do abastecimento e insere no banco de dados do TAC. Portanto dentro desse fluxo, podem existir várias divergências até que o abastecimento apareça no TAC para ser impresso.
Possíveis motivos da Bomba não enviar o abastecimento para Automação:

  • Queda de Energia;
  • A bomba limpar o abastecimento da própria memória antes de enviar para automação;
  • Cabo de comunicação com emenda ou sem aterramento;


Possíveis motivos da Automação não enviar o abastecimento para o Console:

  • Em caso de informações imparciais na string do abastecimento:
    • Sem data ou com data 00/00/00;
    • Sem preço unitário do abastecimento;
    • Número de encerrante negativo ou 0;


Possíveis motivos do Console não enviar o abastecimento para o TAC:

  • O item referente ao combustível não costa na base;
  • Firebird não ter as dll's HASH;
  • O caminho apontado pelo alias Monitorador está apontando para o banco de dados errado;
  • O Host Abastecimento está errado nos parâmetros do sistema (TG3Config);

  • Sem rótulos