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Suprimentos - Microvix > Compras - Microvix > Pedido de Compra (Grade)



Este recurso é destinado exclusivamente a realizar pedidos de produtos que foram cadastrados em grade. Na página inicial é necessário informar a data de emissão, fornecedor, plano de pagamento, comprador, natureza de operação, empresas e a forma de reajuste de custo dos produtos.



Cadastro de Pedido de Compra em Grade


Nota

O campo Fornecedor também poderá apresentar a Razão Social, a Razão Social com o CPF/CNPJ, o Nome Fantasia ou ainda o Nome Fantasia com o CPF/CNPJ do fornecedor, conforme o que estiver configurado no parâmetro "Exibir Nome Fantasia ou Razão Social" localizado em "Menu Empresa → Parâmetros Globais → CRM → Grupo Outros".


Na página seguinte observa-se que os dados são separados por guias e para a inclusão dos produtos é necessário escolher a guia "Inserir itens". Os produtos devem ser incluídos através de sua referência. 

No resultado da pesquisa será mostrada a referência do item, descrição básica, empresa e as cores deste produto (grade 2). Para cada cor é necessário informar a quantidade a ser comprada e este procedimento é feito indicando uma sugestão de compra que tenha sido previamente cadastrada.



Inserir Itens – Pedido de Compra em Grade


Para entender a relação de sugestão de compra será demonstrado em um exemplo:


Primeiramente deve ser cadastrada uma classe de tamanho (Menu Suprimentos →  Estoque →  Cadastros Auxiliares →  Classe de Tamanho). Este recurso tem o objetivo de agrupar os tamanhos em classes (ver manual Estoque). Neste exemplo a classe cadastrada foi "Adulto" nos tamanhos P, M e G.



Cadastro de Classes de Tamanho


Após, deve ser cadastrado uma sugestão de compra (Menu Suprimentos →  Compras →  Cadastros Auxiliares →  Sugestão de Compra). Este recurso permite informar quantidades padrões a serem compradas através de uma classe de tamanho (mais explicações ver item "Sugestão de compra" deste manual).
O nome da sugestão de compra deste exemplo é "Dia dos Pais (Camisetas)" e a classe relacionada é "Adulto". Desta forma, o sistema traz automaticamente os tamanhos cadastrados para esta classe (P, M e G) para que o usuário possa informar as quantidades a serem sugeridas no momento da compra para cada tamanho.



Dados da Sugestão de Compras


Então, no pedido de compra por grade, quando o usuário relacionar a sugestão de compra "Dia dos Pais" para a cor azul do Produto camiseta, o sistema automaticamente fará o pedido de compra: 15 camisetas azuis no tamanho P, 30 camisetas azuis no tamanho G e 20 camisetas azuis no tamanho M (o mesmo acontece na cor vermelho se for escolhido a mesma sugestão de compra), agilizando assim, o processo de compras por grade.



Pedidos de Compras em Grade, após o cadastro da sugestão.


Nota

  • Serão gerados no pedido de compra por grade somente os tamanhos que o produto possui (grade do cadastro do produto). Por exemplo, se na sugestão de compra "Dia dos Pais" tivesse também o tamanho GG, mas o produto camiseta em sua grade está cadastrado somente P, M e G só para estes tamanhos irá gerar o pedido de compra, pois camiseta no tamanho GG não está cadastrada.
  • Ao clicar sobre a referência do produto (no quadro "Itens Inseridos" do Pedido de Compra em Grade), será possível alterar o preço de todos os itens daquela referência.



Alterar referência

  • A alíquota de IPI carregada automaticamente para o produto é calculada com base na alíquota de IPI informada no detalhamento da configuração tributária do produto X classe fiscal do fornecedor (Suprimentos -> Estoque -> Cadastros Auxiliares -> Config. Tributária).


Na guia "Adicionais" são informados os descontos, acréscimos, previsão de entrega, observação, Tipo de Frete: Emitente, Destinatário, Terceiro, ou Sem Cobrança, transportador e número do pedido no fornecedor.


Guia "Adicionais"


Após a inclusão dos produtos e dos dados adicionais basta clicar no link "Finalizar" para que o pedido de compra seja gerado.



Finalizar pedido de compra


Para visualizar a impressão do pedido de compra deve-se clicar no ícone .


Nota

  • A data de entrega do pedido pode ser configurada para ser de preenchimento obrigatório. Para isto, é necessário que o usuário em questão esteja com a permissão "Data de Previsão de Entrega Obrigatória" habilitada nas permissões, no grupo "Compras", subgrupo "Permissões Gerais do Grupo Compras". Com esta permissão habilitada, caso o campo da previsão de entrega estiver em branco, será exibida uma mensagem solicitando que a data seja informada e automaticamente o campo referido será preenchido com a data atual, permitindo alteração.
  • Da mesma forma como nos itens anteriores do Pedido de Compra Manual (Finalização do Pedido de Compra e Aprovação do Pedido de Compra), os campos Descontos são aplicados de forma progressiva sobre o valor total do pedido.
  • As opções disponíveis no campo "Tipo de frete" são definidas no parâmetro "Tipos de frete disponíveis" que poderá ser configurado em: Empresa > Parâmetros Globais > Faturamentos-Gerais, Grupo Frete.
  • Ao selecionar a opção "Sem cobrança" no campo "Tipo de frete", o campo "Valor do Frete" será desabilitado.
  • Não será possível informar caracteres especiais no campo "Observação".


Dica

Os cadastros de pedido de compra estão protegidos pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estarão disponíveis se o usuário em questão tiver permissão para acesso (Grupo Compras, Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Compras, permissão "Cadastro de Pedido").