O Showrooming é uma ação em que os compradores experimentam produtos na loja física para posteriormente efetuar a compra na loja virtual por um melhor preço. Este fenômeno tem acontecido cada vez mais, pois as lojas virtuais muitas vezes oferecem condições mais atrativas do que as lojas físicas. Isso implica diretamente na forma de contato e interação entre os consumidores e a marca, pois além da relação direta entre lojas físicas e e-commerce, os consumidores também mantêm contato por outros meios, como os dispositivos móveis, por exemplo.

O Showrooming do Venda Fácil está integrado ao OMS (Order Management System), que em tradução livre significa “Sistema de Gestão de Pedidos” e desempenha um papel fundamental para os varejistas como um meio confiável de gerenciar todos os aspectos e assegurar ao processo de pontualidade, eficiência e uma execução sem intercorrências. O Linx OMS é o responsável pela comunicação dos pedidos entre os sistemas que estão integrados na plataforma. Ele irá gerenciar todos os pedidos, informar os dados de estoque disponíveis e fazer a reserva de mercadorias, viabilizando a criação dos pedidos nos diversos canais e pontos de venda. O Microvix será responsável pela compensação financeira dos pedidos criados e apresentará as movimentações nos relatórios e fechamento de caixa.

Disponibilização da Integração 

Para que esta integração esteja disponível para sua empresa é necessário efetuar a contratação das soluções Venda Fácil, Linx OMS e Linx Microvix junto ao setor Comercial da Linx.

Executando a Rotina - Venda com Showrooming

No momento de uma venda, o vendedor poderá consultar o estoque e as opções de entrega/retirada do(s) produto(s) no OMS. Na pesquisa rápida, após inserir o produto, no ícone terá a opção de Showrooming.



Ao selecioná-lo, o produto ficará indicado como sendo para entrega ou retirada do Showrooming.



Na pesquisa do catálogo, ao selecionar um produto, também poderá selecioná-lo para o Showrooming.


Após selecionar o produto como Showrooming, poderá verificar o frete.



Após calcular o frete, serão apresentadas quatro modalidades para o cliente receber o pedido:

  • Retira na Loja: poderá escolher a loja para retirar o pedido;
  • Receba no seu endereço: poderá adicionar o endereço do cliente para ser entregue na casa dele;
  • Locker: poderá definir um ponto pela cidade para retirar o pedido;
  • Retire nesta loja (Ship TO): poderá definir uma loja ou locker de preferência do cliente para retirar o pedido;



Com os produtos de Showrooming inseridos, na tela de pagamento, após inserir os pagamentos e prosseguir para a finalização da venda, o sistema irá alertar a necessidade de realizar a cotação e reserva do pedido.



Para realizar os ajustes da venda de Showrooming, clique em Frete Showrooming.



Será exibida uma tela exibindo os detalhes dos itens da venda e os locais de entrega disponíveis.



Após selecionar o local de entrega, deverá definir a forma de envio do pedido. O cliente também poderá retirar na loja caso preferir.


Clicando em Detalhes ainda na tela de pagamento, poderá visualizar o valor da venda do Showrooming e o valor do frete.



Ao finalizar a venda, poderá imprimir ou enviar por e-mail o comprovante do pedido de Showrooming.



Nota

  • Os pedidos Showrooming uma vez confirmado o pagamento no Venda Fácil são criados na tabela oms_pedidos para que a integração possa ler e assim identificar os pedidos a serem enviados para o OMS. Assim, será evoluido o robô de faturamento automático para que o mesmo também faça envio dos envios pedidos do BD Microvix para o OMS.

Referente ao Contas a Pagar

  • Será gerado um lançamento financeiro no contas a pagar contra o franqueador que deverá ser o valor preenchido no parâmetro "Pagamentos OMS intermediados" nas configurações do painel B2C
  • O valor do título a pagar deve ser o valor líquido da nota fiscal para itens Showrooming + frete;
  • A forma de pagamento deve ser conforme o parâmetro "

Referente ao Contas a Receber

  • Ao faturar um pedido OMS de origem Showrooming será validado o parâmetro Pagamentos OMS intermediados nos parâmetros do painel B2C;
  • Será gerado um lançamento no Contas a Receber com o valor total (itens +frete +acréscimos) do pedido;
  • O título terá a identificação que foi gerado por um pedido Showrooming;



Venda Mista

A venda poderá conter itens do e-commerce e também itens de entrega imediata, ou seja, produtos que possuem estoque na loja física e serão retirados naquele momento, compondo assim a venda mista. Desta forma, após definir os itens de e-commerce, basta inserir os de venda imediata e prosseguir para o pagamento. Na tela de pagamento estarão destacados os valores correspondentes ao e-commerce e do item de entrega imediata. 



Ao finalizar a venda será:

  • Gerado o documento fiscal correspondente ao produto de entrega imediata;
  • Gerado pedido no e-commerce dos itens correspondentes ao vitrine;
  • Gerado um pedido no Microvix ERP correspondente aos itens do vitrine;
  • Gerado um comprovante não fiscal do pedido realizado no vitrine. 



Venda Exclusiva

Caso a venda possua apenas itens do e-commerce, ou seja, exclusiva do Showrooming, o processo será basicamente o mesmo com exceção da emissão do documento fiscal. Após inserir os itens, basta clicar em pagamento. Na tela de pagamento estarão destacados os valores correspondentes ao e-commerce, deve ser definida a forma de pagamento desejada e finalizada a venda




Ao finalizar a venda será:

  • Gerado pedido no e-commerce dos itens correspondentes ao showrooming;
  • Gerado um pedido no Microvix ERP correspondente aos itens do showrooming;
  • Gerado um comprovante não fiscal do pedido realizado no showrooming. 


  • Sem rótulos