Sumário


1 Introdução

A integração de recolha de notas Ticket Log permite que nas operações com cartões frota Ticket Log o estabelecimento realize a consulta da autorização da venda, envio da NF-e e envio do arquivo XML da nota fiscal direto para a Ticket Log quando utilizar o AutoSystem.

2 Requisitos

Para utilizar a Integração Ticket Log, será necessário cumprir alguns requisitos:

  • Versão do AutoSystem  3.3.1.68 ou superior;
  • Versão PAF/ECF gerada após a versão 3.3.1.68 ou superior;
  • Ter o código do estabelecimento, usuário e senha junto a Ticket Log para configuração do módulo no sistema;
  • Módulo Integração Recolha de Notas Ticket Log habilitado na licença do cliente na Intranet;
  • Acesso ao link: https://srv1.ticketlog.com.br/ticketlog-servicos/credenciamento

3 Configurações

3.1 Recolha de Notas

Em Configurações > Módulos > Configurações de Frota > Recolha de notas é possível realizar o cadastro de parcerias de recolha de notas:


Ao selecionar o botar de Adicionar, a tela será exibida para preenchimento das informações:

No campo de Dados Recolha de Nota, serão preenchidas as informações:

  • Ativar a integração: Caso selecionado, esse campo ativa a integração para a empresa disposta em Relação de empresas;
  • URL: Informar URL desejada;
  • Usuário:  Usuário do estabelecimento. Essa informação deverá ser fornecida pela própria Ticket Log e é importante solicitá-la previamente;
  • Senha: Senha do estabelecimento. Essa informação deverá ser fornecida pela própria Ticket Log e é importante solicitá-la previamente;
  • Cód. Estabelecimento: Código do estabelecimento. Essa informação deverá ser fornecida pela própria Ticket Log e é importante solicitá-la previamente;
  • Motivo(s) Pagamento: ao clicar no botão Adicionar, será apresentada uma tela onde será possível informar o motivo de movimentação, este que será descrito para cadastramento no passo 3.1.1;
  • Envia XML ao finalizar a venda: Com esta opção habilitada, ao finalizar a venda um documento no formato XML é enviado;
  • Utilizar dados cadastrais da API: Permite que o sistema busque informações do cliente na base da integração;
  • Efetuar retentativas de consulta aos dados do cliente: Caso selecionado, o sistema poderá realizar até 4 tentativas de consulta à base do Ticket Log quando houver um retorno negativo.


3.1.1 Motivo de Movimentação

No cadastro das formas de pagamento em Cadastros > Motivos de Movimentação, guia Informações > Outras Informações há também um parâmetro chamado Recolha de Notas, que sinaliza de que esta forma de pagamento permite a recolha de notas para a Ticket Log.  Quando a integração estiver ativa, o sistema precisa de um Motivo de Movimentação com esta opção habilitada.


3.2 Política Comercial no Cadastro do Cliente

A opção Possui integração com recolha de notas em Cadastros > Clientes > Política Comercial indica ao sistema que este cliente é cadastrado junto a Ticket Log e possui a recolha de notas. Logo, quando for identificada uma venda com Ticket Log para este cliente, o sistema realiza a operação de consulta do código de autorização, envio da NF-e e do XML a Ticket Log. Caso o cliente cadastrado não tiver esta configuração habilitada, a integração da venda não é realizada para o mesmo.  


4 Funcionalidades

4.1 Operação de Venda no PDV

Ao realizar uma venda com a forma de pagamento Ticket Log no PDV do AutoSystem e informando um cliente cadastrado com a integração já ativa no cadastro e com a opção da configuração do envio do XML habilitada o sistema após aprovar a transação no TEF, o sistema então registra o código de autorização retornado nessa transação TEF após a autorização e emite a NF-e modelo 55. Finalmente, realiza também o envio do XML para a Ticket Log.

4.1.1 Venda para Clientes Cadastrados

Ao inserir os dados na venda, informar a forma de pagamento que possui a recolha de notas habilitada. Com o campo de Envio de XML após a venda habilitado e informando um cliente cadastrado, deve ser habilitada a flag F6 – Nota Fiscal para que o sistema faça a emissão de uma NF-e.


Na tela a seguir o sistema apresenta os dados do cliente e questiona se deseja emitir a NF-e somente ou NFC-e + NF-e. Fica a critério de cada estabelecimento ou UF este procedimento:


O sistema então autoriza a NFC-e:


A evidência da NF-e emitida pode ser vista no Caixa pela guia de notas fiscais ou pela rotina de recolha de notas fiscais, onde podemos ver que todo o processo foi feito pelo PDV com as operações de consulta de autorização, Emissão da NF-e, e o envio do XML.

4.1.2 Venda para Clientes não Cadastrados

O sistema buscará os dados para a emissão da NF-e diretamente junto à Ticket Log, uma vez que o cliente não é cadastrado no sistema.

Selecionar os itens da venda e iniciar o fechamento informando a forma de pagamento e a Opção F6 para a emissão da nota fiscal.


O sistema não apresenta a segunda tela de confirmação dos dados do cliente, apresentando em vez disso a emissão da NFC-e:


O sistema então realiza uma consulta junto à Ticket log para buscar os dados do cliente que realizou a compra no estabelecimento, com base no cartão utilizado e no código de autorização da venda.

Com o retorno dos dados do cliente, o sistema emite a NF-e e faz o envio do XML.

4.1.3 Venda com POS

O sistema também permite que a venda seja realizada com POS com os cartões Ticket Log, e neste caso ao iniciar uma venda o código de autorização preenchido no slip do comprovante POS deve ser informado ao finalizar a venda no AutoSystem no campo autorização, conforme imagem abaixo:


Com isso, o sistema permitirá a emissão da NF-e e envio do XML mesmo com uma venda realizada com POS.

4.2 Operação na Retaguarda

Em Gerencial em Financeiro > Fiscal > Recolha de Notas é disponibilizada uma tela para gerenciamento das vendas realizadas com Ticket Log. Nela, é possível listar as vendas com esta forma de pagamento, além de realizar as operações de consulta do código de autorização, envio da NF-e e upload do XML, tanto individualmente quando em lote.

O objetivo desta rotina é permitir visualizar as vendas realizadas e consultar as autorizações, emissão da NF-e ou envio do XML em caso de vendas em que isso não foi completamente executado no PDV.


Essa tela possui os seguintes campos para preenchimento:

1 - Parâmetros

  • Empresa: Permite selecionar de uma determinada empresa as vendas que foram realizadas ou todas;
  • Cliente/Fornecedor: Permite selecionar as vendas de um determinado cliente ou todos;
  • Produto: Permite selecionar as vendas de um determinado produto ou todos;
  • Motivo: Permite selecionar as vendas realizadas conforme o motivo informado na venda;
  • Série: Filtro para seleção de notas por série;
  • Número: Filtro para apresentar somente as notas de determinado número;
  • Período: Período da emissão das vendas.

Quando no PDV não foi feita a emissão da NF-e nem o envio do XML, esta rotina pode ser acessada para realizar estas operações.

2 - Opções

  • Somente vendas sem código de autorização: Permite listar somente as vendas que ainda não foram autorizadas na Ticket Log;
  • Somente vendas não enviadas: Permite selecionar somente as vendas que não tiveram o upload do XML enviado a Ticket Log.

3 - Ações

  • Autorizar Nota: Primeiro passo para consulta do código de autorização de uma venda realizada;
  • Emitir NF-e: Permite a emissão da NF-e das vendas em que a NF-e não foi emitida no PDV. O código de autorização já deve estar informado para que a emissão seja realizada;
  • Upload NF API: Realiza o envio do XML da NF-e emitida a Ticket Log, e encerra o processo de recolha. A NF-e deve estar autorizada para a execução deste passo;
  • Visualizar: Permite selecionar uma NFC-e e visualizar os dados da nota fiscal.

4 - Pesquisa

Permite visualizar os dados retornados da Ticket Log como modo de validar as informações da integração.


O primeiro passo é realizar a consulta do código de autorização referente a esta venda. Para isso, utilizar o botão Autorizar Nota, e o sistema então realizará a consulta e apresentará o retorno:

O código de autorização passará a ser apresentado na tela de recolha de notas:


Em seguida, a NF-e referente a esta venda realizada poderá ser emitida. Para isso, utilizar o botão Emitir NF-e.


Após o retorno, o sistema apresentará o status da emissão da NF-e e, quando tiver sucesso, são apresentadas em tela as devidas informações:


O último passo do processo será selecionar a venda realizada e enviar o XML da NF-e para a Ticket Log:

O sistema apresentará então o resultado do Upload e atualizará a tela das operações desta venda, registrando como sucesso o envio do XML:

5 Relatórios

Em Financeiro > Relatórios > Controles Fiscais > Recolha de notas é possível gerar um relatório para que sejam apresentadas todas as vendas com esta forma de pagamento e o status de cada operação:

Uma vez informados os filtros da tela acima, as informações serão apresentadas no relatório como no exemplo abaixo:

6 Restrições

  • No PDV, observar que para alguns estados não é permitida a emissão de NF-e referente a uma NFC-e/CF-e. Nestes casos, cada venda deve emitir somente uma NF-e. A rotina está de acordo, mas é preciso que o cliente parametrize no cadastro ou se atente no momento da venda, habilitando a opção de emitir somente NF-e;
  • Emissão direta somente da NF-e no PDV exigirá que o cliente esteja cadastrado. Para clientes não cadastrados, o sistema não apresenta a segunda tela de informações para a nota fiscal e não permite este tipo de operação;
  • Rotina implementada somente para a integração com os cartões Ticket Log.
  • Sem rótulos