Veja nesta página: Principais rotinas do processo de Promoções Reshop

Operações Gerando Pontos de Fidelidade

Operações Resgatando Pontos de Fidelidade com o Cliente

Operações com Campanhas

Operações Gerando Pontos de Fidelidade


A configuração de pontos depende da empresa. Ela poderá definir que a cada R$ 10,00 em compras, o cliente ganha um ponto, por exemplo. Aqui, para fins de treinamento, definiremos que para cada Real gasto o cliente receberá 1 ponto de Fidelidade.


Para utilizar as promoções e campanhas, o primeiro passo deve ser a identificação do cliente.

Neste exemplo, temos um cliente com um total de 1.380 pontos acumulados, que estão liberados e poderão ser usados em sua próxima compra, dependendo das regras de pontuação configuradas no Reshop.

Na sequência, faremos uma venda para o cliente, no valor de R$ 20,00, e mostraremos o reflexo da operação na pontuação do cliente, no Reshop.


Na tela de consulta do Reshop, podemos ver que há um lançamento aguardando liberação e abaixo temos as reservas referentes aos pontos, ao valor da venda e a atualização dos saldos do cliente.

Observação

Os pontos do cliente não serão creditados na finalização da venda, existe um prazo para que essa informação seja atualizada no extrato do cliente. Este procedimento é necessário para o caso de cancelamento de venda ou outro imprevisto que possa ocorrer, comprometendo a consistência das informações.

Após o prazo de liberação, podemos consultar novamente o extrato do cliente e verificar que os pontos foram creditados em sua conta.

Operações Resgatando Pontos de Fidelidade com o Cliente


Cliente Escolher o Valor do Resgate

Ocorre quando o cliente decide que não vai utilizar todos os seus pontos para abater no valor de sua compra, ou quando a regra da promoção determina que não poderá ser utilizado o total de pontos para resgatar. E nesse caso, o restante pago pelo cliente, poderá reverter em mais pontos para acumular. Informe o valor do resgate de pontos fidelidade, selecione a forma pagamento para o saldo do valor e finalize a operação. Lembrando que o resgate é abatido no momento da compra, mas os pontos fidelidade somente serão creditados no dia seguinte, por isso ficam na reserva.

Limite de Resgate (% sobre a venda)

Ocorre quando é definido que o cliente poderá resgatar apenas um percentual referente ao valor de sua compra. Caso o valor aplicado no campo de desconto exceda o limite configurado, o sistema emite uma mensagem de alerta informando que o cliente tem direito de resgatar somente a porcentagem "X" do valor. Nesse caso, a finalização da venda será bloqueada até que o operador altere o valor a ser resgatado e informe uma forma de pagamento para o saldo a ser pago.

Saldo Mínimo para Resgate

Ocorre quando é estipulado que o cliente deve ter um valor ou uma quantidade mínima de pontos acumulados, para ter direito a resgatar pontos de fidelidade em suas compras. Nesse caso, a finalização da venda será bloqueada até que o operador altere a forma de pagamento ou que o valor total da compra seja alterado e atinja o valor mínimo, definido na regra da promoção.

Valor Mínimo de Compra para Pontuar

Ocorre quando é estipulado um valor a partir do qual o cliente passa a ter direito de ganhar pontos em sua compra.

Valor Mínimo para Resgate

Ocorre quando é estipulado um valor a partir do qual o cliente pode resgatar para abater em sua compra. Se na regra estiver definido um valor mínimo de R$ 100,00 para resgate, não será permitido que o cliente resgate um valor inferior a isso.

Preencha o valor do resgate fidelidade e finalize a operação. O PDV OMNI irá consultar as promoções no Reshop e encontrará a regra definindo um valor mínimo para que o cliente possa resgatar.

Valor Total de Venda

Ocorre quando o cliente consegue utilizar os pontos que possui para abater o valor total de sua compra. Na tela de finalização da operação comercial, basta selecionar a opção de pagamento FIDELIDADE, informar o valor total da venda e finalizar.

O PDV OMNI consultará a pontuação do cliente no Reshop e, se houver pontos suficientes, efetivará a venda. 

Visualização dos Créditos do Cliente na Tela do PDV Omni

Ao selecionar o cliente na tela de venda do PDV OMNI, será carregado na tela o total de pontos fidelidade e valores acumulados pelo cliente até o momento. Para visualizar um resumo do extrato, clique em Transações Detalhadas. No resumo poderão ser conferidos os créditos (pontos recebidos), os débitos (pontos resgatados) e as datas de expiração dos pontos.

Operações com Campanhas


Campanha Ativada com Dados do cliente

Neste caso, a ativação ocorre quando o sistema detecta no cadastro do cliente alguma informação selecionada na configuração da campanha, por exemplo: categoria, data de aniversário e sexo.

Campanha Ativada por Código de Promoção (PROMOCODE)

Nesta campanha, o cliente tem um código promocional que deverá ser informado ao operador no momento da venda. O PDV OMNI irá consultar o código no Reshop e, se for aprovado, o desconto será aplicado no valor dos produtos.

Para informar o código da promoção, após lançar os produtos na tela de venda, clique no botão Desconto, preencha o campo Cupom Promo com o código informado pelo cliente e confirme.

Campanha Ativada por Data de Aniversário

Assim que o cliente é identificado na tela de venda do PDV OMNI, é feita a consulta no Reshop e sendo detectada a informação de aniversário do cliente, o desconto será automaticamente aplicado no valor da venda.

Campanha Ativada por Desconto nos Itens da Venda

Essa campanha é configurada para conceder o valor definido em "Reais" de desconto para cada item da venda. Ao passar para a tela de pagamentos, o PDV OMNI faz uma consulta no Reshop e encontra a campanha que contempla o cliente selecionado na venda. Uma mensagem de alerta informa o operador que existe um desconto a ser concedido e distribui o valor do desconto entre os itens da venda.

Campanha Ativada por Tipo de Pagamento

Esta campanha terá seu reflexo somente no final da venda, isso porque será necessário finalizar a operação para poder enviar, ao Reshop, o tipo de pagamento usado pelo cliente, assim que o Reshop identifica o tipo de pagamento, é feita uma pesquisa e verificado que há uma campanha configurada para premiar as vendas registradas com aquele tipo determinado de pagamento.

Campanha Cashback

Esta campanha tem o diferencial de não conceder o benefício na compra atual do cliente, mas em compras futuras. Portanto, na finalização da venda será emitida a mensagem informando que o cliente tem direito a um desconto na sua próxima compra, ou outro benefício que esteja configurado na campanha.

Campanha com Brinde Promocional

No caso de conceder um brinde na compra de um determinado produto, será necessário configurar no Reshop, qual o produto que será o brinde e qual o produto que dará direito ao brinde.

Assim que o produto promocional for selecionado na tela de venda, o PDV OMNI fará a consulta no Reshop e, ao identificar a campanha que concede o brinde, o sistema exibirá na tela o brinde ao qual o cliente tem direito. 

Campanha Progressiva

Nesse tipo de campanha, o percentual de desconto aumenta de acordo com a quantidade de itens que o cliente comprar. No exemplo abaixo temos:

1 produto 5% preço 60,00
2 produtos 10% preço 40,00
3 produtos 15% preço 20,00

Promoções Opcionais

São campanhas que podem ser usadas de acordo com a conveniência do lojista. Por exemplo, se o cliente não se enquadrar em nenhum tipo de campanha ou não for contemplado em nenhuma promoção disponível, o lojista poderá usar uma das promoções opcionais para cativar seu cliente.


Observação

Para mais informações de como configuras suas promoções Reshop acesse aqui.


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