Este documento irá mostrar o passo a passo para configurar o sistema para o regime tributário Débito e Crédito. Este ajuste aplica-se às empresas de Lucro Real ou Lucro Presumido.
Passo 1 - Em Utilitários > Empresas > Empresa > Manutenção, selecione a empresa a ser configurada. Na guia Dados selecione o Regime Federal Lucro Real ou Lucro Presumido e o regime Estadual Débito e Crédito.
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Passo 2 - Sempre que efetuar alteração do campo Regime Federal, será solicitado verificar as alíquotas de PIS/PASEP e COFINS na guia Imposto:
Passo 3 - Em Tabelas > CFOP, na aba Imposto deve estar preenchido conforme imagem a baixo. Deve ser feito o ajuste em cada tipo de operação, ou seja, esta configuração deverá ser feita em cada Código de Operação (CFOP).
Cadastro de CFOP
Lembramos que neste exemplo estamos utilizando uma configuração básica. Algumas operações podem necessitar de configuração específica, para tal procure orientação do responsável contábil.
Passo 4 - Em Cadastro > Cliente > Manutenção, para clientes PESSOA JURÍDICA o campo Tipo Empresa deve ser sempre Outros e o campo Contribuinte ICMS deve ser sempre Automático.
Passo 5 - Em Cadastro > Fornecedor > Manutenção, na guia Complemento o campo Tipo Empresa deve ser sempre Outros e o campo Contribuinte ICMS deve ser sempre Automático.
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