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Sumário

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1 Introdução

A integração AutoSystem x BR Mania, proporciona a utilização do cadastro padrão, pontuação Premmia, envio de vendas, gestão e controle de posições livres para produtos e portal de monitoria Linx.


Política de Segurança da Informação:

A empresa, tendo políticas de segurança em firewall, precisa permitir os seguintes domínios para o funcionamento adequado da transmissão de vendas realizadas:
URL 1: https://br-api.azure-api.net
URL 2: https://bramefunction.azurewebsites.net
URL 3: https://brpremmiafunction.azurewebsites.net
URL 4: http://cpbr.sellercorp.com.br


Cadastro Padrão

A baixa do cadastro é feita via executável distribuidora.exe, o qual baixa na Matriz e replica via sincronia para as Filiais que são BR. Caso seja um único posto, o cadastro será baixado e vinculado na base local. O sistema validará ao menos uma vez por dia se há atualizações de cadastros junto ao serviço integrado para a gestão de produtos, via serviço distribuidora. Neste mesmo processo, todos os produtos ou kits de produtos que forem encontrados no cadastro padrão serão automaticamente vinculados.

O mesmo irá acontecer para produtos que são posição livre. Caso eles sejam cadastrados pela BR o serviço automaticamente vinculará ele ao cadastro padrão e desocupa uma posição livre.



3 Vínculo Manual de Produto

O vínculo de produtos AutoSystem aos produtos BR Mania podem ser feitos por meio do código de barras. Todos os produtos a serem vendidos no caixa, exceto combustíveis e produtos livres, devem ter o código de barras. Para realizar o vínculo, acessar o módulo Gerencial, menu Cadastros > Produtos > guia Distribuidora.



Ao digitar o código de barras correspondente à um produto BR Mania, este será automaticamente localizado pelo sistema, preenchendo todos os campos necessários, conforme exemplo abaixo:



Para concluir, clicar em Salvar.


Importante

No momento da venda serão apresentados para a seleção somente os produtos que possuírem vínculos BR ou que forem produtos livres.


4 Produtos Livres

As lojas de conveniência possuem por padrão 50 posições livres de produtos a serem cadastrados e vendidos pelo estabelecimento. A quantidade de posições livres disponíveis é estabelecida pela BR Mania (franqueadora). O cadastro do produto é efetuado normalmente no módulo Gerencial, menu Cadastros > Produtos, porém é necessário acessar a guia Distribuidora e marcar a opção Posição livre, conforme exemplo abaixo:




Será apresentada uma mensagem indicando a quantidade de posições livres, a quantidade utilizada e o saldo disponível pra cadastro, conforme imagem abaixo:



Importante

A opção Posição Livre ficará disponível para que seja habilitada e desabilitada a qualquer momento. A cada alteração será apresentada a mesma tela com a quantidade de posições livres, a quantidade utilizada e o saldo disponível, mencionada anteriormente.
Vale lembrar que o cadastro de produto livre é efetuado pelas Filiais, não estando disponível para Matriz administrativa.


5 Serviços

Os serviços cadastrados no sistema não necessitam ser vinculados a BR e nem ocupar posições livres, já que terão a mesma tratativa de combustíveis.


6 Kit de Produtos

O cadastro de Kit de produtos é realizado no menu Cadastros > Kit de Produtos, onde será apresentada a seguinte tela:



Assim como no cadastro de produtos, ao informar um código de barras de um Kit BR Mania, os dados serão automaticamente carregados na tela.




Os produtos que compõem o Kit devem estar previamente cadastrados no sistema. Caso ainda não estejam, devem ser providenciados os cadastrados destes, acessando o menu Cadastros > Produtos.


Importante

Cabe ressaltar que os produtos que compõem o kit, além de estarem cadastrados, devem estar vinculados ou possuir posições livres, caso contrário será apresentada uma mensagem de alerta, conforme imagem abaixo.



Essa mesma mensagem será apresentada, caso o usuário tente fazer alguma alteração num kit já cadastrado no sistema, composto por produtos não vinculados ou sem posições livres.

Na matriz (multiempresas) será possível efetuar o cadastro, porém no momento da venda será exibida uma mensagem de alerta com a mesma informação e não será possível realizar a venda.

Caso o Kit não possua vínculo com a BR, porém os produtos que o compõem seja posição livre ou esteja vinculado, será permitido efetuar o cadastro.


7 BR Premmia - Promoção 

O programa de pontos BR Premmia dispõe de promoções de produtos para resgate, as quais podem ser consultadas no menu Configurações > Módulos > BR Mania > BR Premmia > Promoção. Ao acessar esta funcionalidade, será apresentada a seguinte tela:



Selecionar a promoção a ser consultada e clicar em VisualizarSerá exibida na tela a Promoção com seus respectivos dados.



Importante

Para efetuar o resgate de um produto, este deve estar previamente cadastrado no sistema, ou seja, os produtos que constam como Promoção devem ser cadastrados no menu Cadastros > Produtos para serem resgatados. É necessário que estejam vinculados.


8 Acúmulo de Pontos BR Premmia

Durante a venda no Caixa é possível efetuar acúmulo de pontos referente à compra. Ao iniciar a venda, após selecionar o item, será apresentada uma tela para inserir o CPF do consumidor, uma vez que o acúmulo é feito por CPF.





Após inserir o CPF e Confirmar, será dada continuação na venda.




Ao concluir a transação será apresentado um comprovante não fiscal informando o saldo de pontos do consumidor, conforme exemplo abaixo:




Caso ocorra alguma falha de comunicação com a BR Premmia ao finalizar a venda e efetuar o cálculo de pontos, o sistema fará a gravação do acúmulo de pontos e o envio será feito posteriormente.


Importante

Como forma de segurança, o Premmia não permite que seja realizado mais de um processo de acúmulo para o mesmo cliente/estabelecimento/valor dentro de um prazo de 24h.


9 Resgate de Produtos Premmia

Também é possível efetuar o resgate de pontos acumulados, que podem ser trocados por produtos e/ou benefícios. Para isso, acessar o módulo Caixa e pressionar a tecla de atalho K. Será apresentada uma tela para informar o CPF do consumidor. Da mesma forma que no acúmulo, caso o cliente possua Pin Pad (TEF), o CPF será digitado pelo cliente no equipamento.


Importante

Os benefícios estarão disponíveis no AutoSystem a partir das versões 3.3.1.23 ou superior.



Após inserir o CPF e Confirmar, o sistema valida quais promoções estão vigentes e quais os benefícios que o cliente informado possui.



Será apresentada uma tela com a relação de produtos da promoção para resgate e os benefícios que o cliente possui conforme o nível em que está no momento. Nesta tela é informado o nível do cliente no Premmia e o vencimento do nível para este cliente. 



É possível selecionar uma ou mais promoções e/ou benefícios para a mesma operação de resgate. Existem alguns tipos de benefícios possíveis na operação de resgate (descritas abaixo). A coluna QTDE de cada um dos benefícios se refere a quantidade disponível para cada um dos benefícios, e quando a quantidade for Zero, uma mensagem referente à quantidade será apresentada caso se tente resgatá-los:



Descrição dos Tipos de Benefícios

  • Tipo Informativo: somente mensagens promocionais que retornam da BR para orientação ao consumidor. Ao clicar sobre o item 2x é apresentada a mensagem promocional;

  • Tipo Queima: benefício que realiza o resgate de alguns itens em 100% do valor do item, sem custo ao cliente final;

  • Tipo Desconto: permite dar um percentual de desconto em um determinado produto.


Importante

Os benefícios que são Consumo/Queima ou Desconto precisam que os itens sejam previamente cadastrados no AutoSystem para que o resgate seja realizado. Quando o item não estiver cadastrado, a mensagem abaixo será apresentada:



Ao Confirmar o benefício ou promoção, será solicitada a senha do cliente para o programa Premmia:



Ao Confirmar a senha, será dado prosseguimento na venda. Ao concluir será emitido o comprovante fiscal.

Para os benefícios do tipo Consumo/Queima o resgate apresentará a tela abaixo, orientando que esta operação não tem processo de cancelamento ou desfazimento da operação através do sistema:



Após confirmação, o sistema insere os itens selecionados e finaliza a venda com a forma de pagamento Resgate Premmia.

Para benefícios do tipo Desconto o sistema aplica um no resgate do item, conforme percentual definido no benefício.



Ao Encerrar a venda o sistema solicita a forma de pagamento e mostra que o desconto promocional será finalizado com a forma de pagamento Premmia.

No exemplo abaixo o valor do item é de R$ 15,00, o benefício é de R$ 3,75 e o valor pago pelo cliente será de R$11,25:



Importante

Em benefícios do tipo Desconto ou Consumo/Quebra somente o valor referente ao desconto na venda não deve ser cobrado do cliente, pois este valor será realizado com a forma de pagamento Resgate Premmia e se refere ao benefício concedido ao cliente. 


Ao confirmar o sistema apresenta a mensagem abaixo sobre o desfazimento ou cancelamento da operação. 



E na sequência faz a emissão do documento fiscal. O sistema realiza a pontuação do valor realmente pago pelo cliente e imprime o comprovante da pontuação:



9.1 Configurações

É necessário realizar o cadastro de um motivo de movimentação para o resgate de benefícios ou promoções, a partir da versão 3.3.1.23. Isso porque o sistema ao invés de aplicar um desconto na venda vai utilizar uma forma de pagamento para apresentação destes descontos.




Na tela dos Motivos de Movimentação, na guia Informações, deve-se associar no campo Informações adicionais o tipo BR Premmia a esta forma de pagamento. Os campos Tipo pag. NF-e/NFC-e e Tipo pagamento CF-e  também devem ser identificados conforme o caso.

Para concluir, clicar em Salvar.

Na sequência, acessar o menu Configurações > Parâmetros > Motivos de Movimentação e na chave BRPREMMIA associar o motivo criado:



Para concluir, clicar em Salvar informações.


10 Resgate Vale Combustível

Outra opção referente ao resgate de pontos é o vale combustível, onde por meio do aplicativo Petrobras Premmia o cliente faz a troca de pontos por valor. Essa troca irá gerar um saldo em valor que poderá ser utilizado para pagamento de abastecimento ou produtos. Abaixo serão descritas as configurações necessárias e uma operação utilizando o vale combustível.


Cadastro de Conta 

Para criar uma nova forma de pagamento é necessário cadastrar uma conta contábil referente ao vale combustível, no plano de contas. Para isso, acessar o menu Cadastros > Plano de Contas, selecionar a estrutura Ativo > Valores a Receber e clicar em Novo, conforme abaixo:




Na tela apresentada, alguns campos deverão ser preenchidos, conforme mostra o exemplo abaixo:




Informar o Nome da conta a ser cadastrada, no campo Tipo marcar a opção Conta a receber e na aba Opções marcar a opção Aceitar lançamentos. Para finalizar clicar em Confirmar


Cadastro de Motivo de Movimentação

Para criar um novo motivo de movimentação, que será a forma de pagamento utilizada no Caixa, acessar o menu Cadastros > Motivos de Movimentação. Na tela apresentada, alguns campos deverão ser preenchidos, como mostra o exemplo abaixo:



Inserir o Nome da forma de pagamento, no campo Conta debitar informar a conta cadastrada no plano de contas (no exemplo apresentado a conta é a 1.3.25 - Vale Combustível BR Premmia), no campo Conta creditar informar a conta de ponto de venda, nos campos referentes ao Tipo movto selecionar a opção Forma de Pagamento e marcar a opção Forma pagamento.

Acessar a guia Informações e preencher algumas informações, conforme mostra o exemplo abaixo:



Na subaba Informação, no campo Informações adicionais selecionar a opção BR Premmia. Caso esta opção não seja selecionada, não será possível utilizar o resgate como forma de pagamento.

A opção Vale Combustível também deve ser selecionada nos campos Tipo pag. NF-e / NFC-e ou Tipo pagamento CF-e, conforme o documento fiscal utilizado no estabelecimento. 

Em ambientes PAF-ECF, acessar a aba ECF / TEF e incluir no campo Forma Pgto ECF a forma de pagamento registrada na ECF:



Para concluir clicar em Salvar.


Venda com Vale Combustível

Iniciar a venda utilizando a tecla de atalho F5 e informar o CPF do consumidor para pontuação.



Será apresentada a tela para informar a forma de pagamento e identificação do cliente.



No campo Forma de Pgto deve ser informado o motivo de movimentação criado anteriormente (no exemplo foi demonstrado o Vale Combustível - BR Premmia). Em seguida Confirmar e dar continuidade ao processo de venda, com a seleção do abastecimento e produtos desejados.



Ao finalizar a venda utilizando a tecla de atalho F5, o consumidor deverá digitar sua senha:



Ao Confirmar, o pagamento será processado e após confirmado será emitido um comprovante não fiscal com o acúmulo e o saldo de pontos:





11 Consultas

No módulo BR Mania foram disponibilizadas consultas de produtos e unidades de medida.

A consulta de produtos BR Mania, pode ser feita no menu Configurações > Módulos > BR Mania > Consultas > Produtos. Será apresentada a seguinte tela:



Ao clicar em Procurar, será exibida uma lista com os produtos da BR Mania. Selecionar o produto e clicar em Confirmar.



A consulta será apresentada na tela de Produtos:



consulta de unidades de medida, pode ser feita no menu Configurações > Módulos > BR Mania > Consultas > Unidades de Medida. Será apresentada a seguinte tela:



Serão exibidas as unidades de medidas e as respectivas siglas. Para concluir a consulta clicar em Confirmar.


12 Relatórios

Foram disponibilizados no menu Configurações > Módulos > BR Mania > Relatórioalguns relatórios para consultas e conferências de Produtos livres e não vinculados, Venda realizadaVendas BR e Setor de produtos em lote.


Produtos Livres e Não Vinculados

Ao acessar o relatório de Produtos Livres Não Vinculados será apresentada a seguinte tela:



Em caso de multiempresa, será exibido o campo Empresa, o qual possui preenchimento obrigatório. Após a seleção dos filtros clicar em Visualizar.



Serão apresentados todos os produtos livres e não vinculados, assim como as descrições e número de posição.


Venda Realizada

Ao acessar o relatório de Venda Realizada será apresentada a seguinte tela:



Após a seleção dos filtros clicar em Visualizar. O sistema irá exibir uma mensagem para atualização do estoque.




Ao clicar no botão Sim, o estoque será atualizado e o relatório emitido:



Serão apresentadas as quantidades de produtos vendidos, total de vendas brutas, descontos, acréscimos, total de venda líquida, total e percentual de margem de contribuição, percentual de participação total de vendas, percentual de participação de margem de contribuição e ticket médio.


Vendas BR

Ao acessar o relatório de Vendas BR será apresentada a seguinte tela:




Após a seleção dos filtros clicar em Visualizar.



Além das informações apresentadas no relatório de Venda Realizada, este relatório também apresentará as quantidades de cupons fiscais, NFC-e, CF-e e NF-e vendidas.



  • Sem rótulos