No ERP há o recurso de pontuação para os vendedores, onde é possível gerar pontos de acordo com a forma de pagamento utilizada nas vendas, obter um ranking de vendas e efetuar o cancelamento automático de pontos para vendedores que não atingiram as metas. O "Calendário de Ajuste Pontos Vendedor" integra esta funcionalidade.


Nos tópicos a seguir será descrito o passo a passo para poder disponibilizar a funcionalidade:

  1. Solicitar ao Suporte Técnico Linx a liberação deste recurso e também nos Parâmetros Globais do Cartão Fidelidade, o campo "Gerar Pontuação nas vendas" deve estar "Sim";
  2. Nos planos de pagamento configurar o índice para calcular a pontuação nas vendas. Maiores informações vide Item Planos de Pagamento – Campo "Índice Pontuação Vendedor" deste manual;
  3. Cadastrar o vendedor como cliente no sistema (Menu CRM > Cadastro) e informar o número do cartão fidelidade no campo "Cartão Fidelidade" (O mesmo é obrigatório para a geração dos pontos);
  4. Acessar o cadastro do vendedor e informar o código do cliente cadastrado no item 3 no campo "Código do Fornecedor". Vide imagem abaixo.


Cadastro de vendedores/compradores


Com as configurações efetuadas, nas vendas serão gerados pontos para os vendedores e os mesmos podem ser conferidos através do Relatório de Extrato de Pontos (Menu CRM -> Cartão Fidelidade -> Extrato de Pontos).

Para emitir o relatório é necessário informar no campo "Cliente" o código de cliente do vendedor (O mesmo que foi informado no cadastro de vendedores – campo "Código do Fornecedor") e escolher a opção "Listar pontos de: Vendedor".


Filtros do extrato de pontos


Exemplo de Geração de Pontos

Vendedor Fernanda efetuou uma venda no valor de R$ 1.000,00. O plano de pagamento utilizado foi "Venda a Vista" no qual o campo "Índice pontuação vendedor" estava configurado 0,50. Então este vendedor obterá o crédito de 500 pontos (R$ 1.000 x 0,5 = 500).

Na opção de listagem de pontos de vendedor não terá o link para gerar vale-compras, uma vez que o objetivo deste modo de visualização é obter um ranking de pontos por vendedores.


Nota

Para as vendas em dinheiro ou com cheque à vista pelo Frente de Loja, o sistema busca os índices dos planos informados em Empresa -> Parâmetros Globais -> Faturamento-Fr.de Loja -> campos: "Plano p/ Valor em Dinheiro" e "Plano p/ Cheque A vista"; portanto os mesmos devem ter o campo "Índice pontuação vendedor" corretamente configurado.


Além de obter um acompanhamento de pontos por vendedor é possível cancelar automaticamente os pontos de vendedores que não atingiram a meta. Esta meta é verificada através do Relatório de Faturamento por Vendedor – No grupo "Desempenho de vendedor". O filtro "Listar metas de vendas" deve estar marcado e também é necessário escolher o mês de análise.


Relatório de faturamento por vendedor


Nota

Para obter a meta normal e meta mínima no relatório de desempenho de vendedor é necessário informar no cadastro do vendedor os campos "Meta Mensal Mínima" e "Meta Mensal Normal" e também informar os índices no cadastro de coeficientes. Para mais explicações, consulte o tópico "Cadastro de Coeficientes" deste manual.


Se o valor de vendas (Coluna "Valor de Vendas" do relatório de Desempenho de vendedor) não atingir a meta normal (coluna "Meta Normal") os pontos do vendedor poderão ser cancelados. Para ativar este recurso é necessário agendar o dia em que o sistema irá realizar a verificação para cada mês do ano:


Calendário de ajuste de pontos


O dia informado em cada mês do calendário indica a data em que o sistema verificará as metas dos vendedores.

Exemplo: Hoje é dia 31/03 e no calendário de ajuste está configurado o fechamento para 31/03. Então, na madrugada do dia 31 será executada uma rotina automática de banco de dados que irá verificar se os vendedores atingiram as metas de faturamento para o mês anterior. O sistema faz a análise do mês anterior cheio, neste exemplo, do dia 1 de fevereiro até 28 de fevereiro. Se o vendedor não atingir a meta, o sistema cancelará os pontos do mês de análise, neste exemplo, mês de fevereiro.

No dia seguinte, poderão ser conferidos os pontos cancelados através do Relatório de Extrato de Pontos (Menu: CRM -> Cartão Fidelidade -> Extrato de Pontos), marcando o filtro "Listar Somente Pontos Cancelados", conforme figura abaixo.


Extrato de pontos do vendedor