Essa funcionalidade está disponível a partir da versão 3.22.0.0.
A partir da versão 3.32.0.0 foram adicionadas melhorias na comunicação e geração dos arquivos a serem enviados ao IQVIA.
O objetivo desse artigo é mostrar o novo executável que realiza a criação dos arquivos para serem enviados ao IQVIA, onde é possível selecionar os layouts disponíveis para a geração, além da possibilidade de acesso à Integração através do Linx Big Farma.
Os layouts disponíveis nessa versão são:
- Demanda (universal);
Estoque - Supply Chain (Estabelecimentos e Centro de Distribuição);
- PPP (Estabelecimentos e Centro de Distribuição);
Prescrição (RX);
Permissão
Para habilitar essa funcionalidade, é necessário liberar a permissão de usuário.
Para isso, vá até o menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários, clique na aba "Módulos", selecione a categoria "Utilitários" e localize a opção "Integração IQVIA".
Figura 01 - Permissão de Usuário
Troque o "N" pelo "S" para habilitar a permissão e seta para cima ou para baixo do teclado para registrar a alteração.
Aplicação IQVIA
O executável criado (Aplicação IQVIA) tem a função de gerar arquivos de acordo com layout selecionado, possibilitando o envio automático através do FTP configurado.
Após a liberação do serviço e da permissão no grupo de usuários, a integração deve ser habilitada no Integrações.exe, conforme a imagem abaixo:
Figura 02 - Integrações.exe
Para que ocorra o envio automático, é necessário habilitar a Integração através do Integrações.exe. Os envios automáticos acontecem às 00h referente ao dia anterior.
Depois de habilitada, a integração poderá ser acessada de 2 formas.
→ A primeira delas é no próprio Integrações Big (Figura 02), clicando no botão acima destacado.
→ Ou então pelo retaguarda através do menu Utilitários > Integrações > Integração IQVIA.
Esse executável é composto por três abas, sendo elas:
- Arquivos/Layouts;
- Filiais;
- Configuração de Envio;
Nas Configurações de envio são exibidas as configurações de FTP, para onde serão enviados os arquivos.
Figura 03 - Configurações de Envio
Em Comunicação, por padrão virá marcado como API.
O método de comunicação via Arquivo estará disponível apenas para clientes que já utilizavam essa integração em versões anteriores à 3.32.0.0.
Os dados de configuração são disponibilizados pelo próprio IQVIA.
É possível testar se os dados informados estão válidos clicando no botão .
As informações do IQVIA serão geradas no servidor Central, para garantir e resgatar todas as informações de todas as lojas de uma forma mais prática.
Na aba Filiais são exibidas todas as filiais, onde é possível ativar e desativar as filiais que deseja fazer o envio:
Figura 04 - Filiais
Nessa tela são exibidos o Código IQVIA, o Nome da Filial, o CNPJ as opções de assinalar a Matriz e se a loja está ativa para receber o envio ou não.
Para ativar a loja basta trocar o 'N' por 'S' e apertar e seta para cima ou para baixo do teclado para registrar a alteração.
Se a loja estiver como ativa, mas não tiver o código IQVIA, não será realizada a coleta de informações dessa loja. O código IQVIA é obrigatório.
Na aba Arquivos/Layout são definidos os Layouts que são atendidos para cada cliente.
Comunicação por API:
Caso esteja marcado o método de comunicação via API, será exibida a seguinte tela:
Figura 05 - Layouts API
Selecione o período para a geração dos arquivos.
Em Opções, ao clicar no botão , é possível definir a quais empresas os clientes pertencem, permitindo que realizem vendas em E-commerce's não integrados ao Big.
Figura 06 - Empresas E-commerce
Por fim, clique em para gerar os arquivos.
Figura 07 - Gerando Arquivos
Comunicação via Arquivo
Caso esteja marcado o método de comunicação via Arquivo, será exibida a seguinte tela:
Figura 08 - Layouts Arquivo
Em Seleção de Layouts, dentro da opção Demanda, existem as , que são as opções de envio:
Figura 09 - Seleção de Flags
- Flag 1 - CNPJ - São as vendas realizadas no balcão. Nesse envio, não são informados os dados do cliente, somente o CNPJ da loja que realizou a venda;
- Flag 3 - Vendas para pessoa física, realizadas através do Ecommerce, televendas ou qualquer outro canal digital, sem receita médica - Nessa opção, são enviadas as vendas realizadas por meio digital;
- Flag 3 - Profissionais de Saúde prescrito identificado na receita do paciente e venda pessoa física(vendas online, como televendas, site e etc...) - Nessa opção, são enviadas para as vendas com receita.
Na seção Status/Layout são exibidos todos os arquivos gerados automaticamente.
Figura 10 - Grade
Não são todos os layouts que são contemplados pela aplicação.
Na primeiro aba ainda contém as opções de , e .
Figura 11 - Opções
Clicando na opção , são exibidos todos os grupos de produtos, podendo escolher para quais grupos deseja realizar o envio.
Figura 12 - Grupos de Produtos
Para selecionar os grupos basta usar as teclas do teclado (F5) para marcar ou desmarcar algum grupo, (F6) para marcar todos ou (F7) para desmarcar todos.
Por padrão todos os grupos vem marcados.
A opção exibe os layouts disponíveis para download.
Em Opções, ao clicar no botão , é possível definir a quais empresas os clientes pertencem, permitindo que realizem vendas em E-commerces não integrados ao Big.