Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

Lançamentos Do Caixa - SCC121


       Este programa é utilizado para lançar os recebimentos da farmácia, tais como recebimento de água, luz, telefone, sangrias e suprimentos, e entre outros. Os lançamentos feitos neste programa são lançados automaticamente no caixa diário da farmácia. 


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Caixa > Lançamentos

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2 - Consulta por Tipo de Documento

F3 - Novo lançamento

F4 - Gravar lançamento

F5 - Confirmar Posse

F9 - Excluir lançamento

 

ALT + N - Novo lançamento

ALT + G - Gravar lançamento

ALT + E - Excluir lançamento

ALT + R - Chama o programa de Recebimentos

ALT + P - Chama o Movimento de Contas a Pagar

ALT + D - Chama o relatório de Caixa

ALT + F - Fechar a tela de lançamentos

 

CTRL + G - Abrir Gaveta do dinheiro

Opções de Lançamento

      Selecione o tipo de lançamento que deseja efetuar no caixa diário.

Observações:   

  • Ressaltamos que os lançamentos originados por este programa, poderão ser cancelados somente através do botão ''Excluir''.
  • Para todos os lançamentos que envolverem o Caixa Financeiro ou o Banco, o sistema criará um lançamento correspondente nas movimentações financeiras ou bancárias e estes lançamentos estarão vinculados de forma que, quando o lançamento do caixa diário precisar ser cancelado, o lançamento correspondente será cancelado automaticamente.
  • Água: Selecione esta opção para fazer recebimentos de contas de água dos clientes. Após o lançamento, o sistema autentica o título e abre a gaveta de dinheiro automaticamente.
  • Luz: Selecione esta opção para fazer recebimentos de contas de luz dos clientes. Após o lançamento, o sistema autentica o título e abre a gaveta de dinheiro automaticamente.
  • Telefone: Selecione esta opção para fazer recebimentos de contas de telefone dos clientes. Após o lançamento, o sistema autentica o título e abre a gaveta de dinheiro automaticamente.
  • Recarga de Celular: Permite que o usuário realize a informação dos dados do telefone para que se complete a recarga de celular via siTEF, TEF Direção ou Rede Trel

Após "Recarga de celular", o usuário deverá clicar no botão "Nova Recarga", onde poderá optar pelas seguintes recargas:


-> Direção      →      SiTEF      →      Redetrel      →      Recarga Manual

Importante! Independente da opção escolhida, realizará a comunicação da recarga e após o sistema receber o retorno da mesma será solicitado a forma de pagamento, se em: DINHEIRO, CHEQUE ou CARTÃO.

Quando a opção CARTÃO for selecionada, será solicitado:

- Tipo de recebimento do mesmo se em "Débito" ou "Crédito" para realizar o recebimento do cartão.
- Na sequência será confirmado o lançamento do cartão, para então a recarga ser confirmada e o processo de impressão finalizar.

    • Recargas via TEF - Abrirá uma tela própria do SiTEF ou Direção, onde o usuário informará o número de telefone celular que deseja recarregar, a operadora e o valor de recarga desejado, o sistema permite que o usuário realize diversas recargas de celular em um único lançamento, e após a informação dos números e valores referentes à recarga, a finalização do lançamento segue seu curso normal. Caso a recarga seja paga na condição cheque o sistema solicita o cliente que está efetuando a recarga, visto que precisa efetuar um lançamento no controle de cheques pré-datados. Habilitada também a função Ctrl + O, que chama a tela de opções de administrativas do TEF, permitindo que sejam feitas operações como Saque Redecard, Chance Legal, entre outras operações já existentes quando acessada pela tela de Cupom Fiscal. Recargas pré-autorizadas: Mostra todas as recargas lançadas no programa do TEF para que sejam lançadas no sistema. Exibe as informações referentes ao número do telefone, valor da recarga e NSU da operação.
    • Recargas via RedeTrel - Verificará se o terminal realizou o Login diário e obteve oToken, e também se houve a carga inicial diária das informações, posteriormente abrirá uma tela do Softpharma que deverá informar:
      • DDD: Informe o código de área do número a carregar, após pressionar a tecla <enter> as operadoras liberadas para esse DDD serão apresentadas no campo "Operadora".
      • Número telefone: digite o número do celular que receberá a recarga, como algumas Cidades e Estados já possuem um dígito a mais, esse campo receberá até 9 (nove) dígitos.
      • Operadora: conforme o DDD, serão apresentadas as opções liberadas para a região, então selecione a operadora desejada.
      • Valor recarga: nesse campo apresentará os valores disponíveis de recarga para cada operadora, e ao pressionar <enter> sobre um valor, a recarga será iniciada, gerando uma pendência.


      Após efetuar o processo de recarga o sistema voltará para tela principal do Lançamento de Caixa, para configuração da forma de pagamento (cartão, dinheiro ou cheque), e emissão do comprovante de recarga e também do cartão quando houver, ainda na tela de recarga, o usuário poderá acionar o atalho CTRL+O para ter acesso a opção Administrativas – Recarga sem TEF (Rede Trel), que consiste em consultas, e cancelamentos e etc.:

      • Consulta por número de telefone: relaciona as recargas efetivadas, canceladas e pendentes.
      • Consulta por período e status: relacionará as recargas efetuadas em um determinado período informado pelo usuário, e também com o status previamente selecionado (efetivadas, canceladas ou pendentes).Cancelamento de recargas pendentes: através do número de autorização retornado pela RedeTrel, é possível cancelar uma recarga com o status pendente.
        • Resolução de pendências: ao acessar o programa "Lançamentos no Caixa Diário" o sistema verificará se existem recargas com status pendentes e com o tempo superior a 1h30min, as recargas pendentes acima deste limite serão canceladas.
      • Reimpressão de comprovantes: nessa tela também será possível reimprimir o comprovante gerado no momento da recarga
  • Retiradas/Sangria: Selecione esta opção para realizar retiradas de dinheiro do caixa diário. Ao realizar este tipo de lançamento o sistema imprime um comprovante não fiscal e lança na impressora fiscal uma sangria. Para isso é necessário configurar em Parâmetros > Caixa, informando o totalizador da impressora fiscal em que será registrada a sangria.
  • Entradas/Suprimento: Selecione esta opção para realizar entradas de dinheiro do caixa diário. Ao realizar esta operação o sistema emite um comprovante não fiscal e registra um suprimento na impressora fiscal. Para isso é necessário configurar nos Parâmetros > Caixa, informando o totalizador da impressora fiscal em que será registrada o suprimento.
  • Entrada Outros Títulos: Esta operação deve ser utilizada pelas farmácias que efetuam o recebimento de outros títulos bancários de seus clientes (correspondente bancário). Esta operação movimenta o caixa financeiro da loja conforme configuração do Plano de Contas. Recomenda-se desmarcar a opção "Lançar no caixa financeiro?" na configuração do plano de contas, visto que o valor movimentado por esta operação não faz parte das receitas da farmácia.
  • Retirada cheques pré-datados: Ao selecionar esta opção o sistema lista todos os cheques emitidos no dia e que ainda não foram arquivados. Todas as movimentações com cheque serão listadas e o caixa pode fazer a retirada destes cheques para envio à conferência posterior, diminuindo assim o valor em caixa dos cheques. Para utilizar essa funcionalidade, faz-se necessário efetuar a configuração do plano de contas no qual será lançada a retirada destes cheques no programa Configurador de Plano de Contas.
    • Ao fazer a retirada de cheques pré-datados, o sistema emite um comprovante de retirada de cheques, contendo as informações referentes ao cheque, cliente, valor e data de "Bom Para". Ao final é impresso um totalizador dos cheques retirados. Este documento é importante para fazer a conferência posterior dos cheques retirados.
  • Transferir dinheiro para o caixa financeiro: ao selecionar essa opção o usuário deverá informar o valor que deseja transferir no campo "Valor Lançamento", na sequencia o sistema lança uma retirada do caixa diário e uma entrada no caixa financeiro. Esses lançamentos poderão ser verificados através do relatório "Relação de Caixa" disponível através do botão "Caixa Diário".
    • Para efetuar as transferências é necessário cadastrar um Plano de Contas e configurá-lo na operação "Transf. Caixa Diário para Financeiro", através do Configurador de Plano de Contas.
    • Ao lançar a Transferência de Dinheiro, os valores entram no Caixa Financeiro em tempo real. Ao fazer o fechamento do Caixa Diário o sistema faz um contra lançamento no Caixa Financeiro a fim de manter os valores corretos em cada plano de contas.
    • Quando necessário efetuar algum estorno deverá efetuar manualmente no Caixa Diário e após isso lançar no Caixa Financeiro.
    • Quando o sistema está configurado para efetuar "Autenticação Fiscal", ao realizar transferência de dinheiro para o Caixa Financeiro, é registrada uma SANGRIA na impressora fiscal referente ao valor informado e, conforme obrigatoriedade de alguns Estados, imprime o comprovante de sangria na impressora fiscal.
  • Transferir dinheiro para o banco: ao selecionar essa opção o usuário deverá informar o valor que deseja transferir no campo "Valor Lançamento", e ao pressionar ENTER sobre esse campo o sistema abrirá a tela de desdobramento de valor para que sejam informados os dados de controle bancário (conta, banco, e etc.), na sequencia o sistema lança uma retirada do caixa diário e uma entrada na conta bancária informada pelo usuário. Esses lançamentos poderão ser verificados através do relatório "Relação de Caixa" disponível através do botão "Caixa Diário".
    •  Para efetuar as transferências é necessário cadastrar um Plano de Contas e configurá-lo na operação "Transf. Caixa Diário para Banco", através do Configurador de Plano de Contas.
    • Ao realizar uma transferência selecionando o tipo de documento: CHEQUE, o lançamento criado nas movimentações bancárias terá a data de "Bom Para" a partir da seguinte regra:
      • Considere que um cheque foi lançado na data: 08/09
        • Se esta data for segunda, terça, quarta ou quinta-feira, a data de "Bom Para" será o dia posterior ao lançamento, ou seja, dia: 09/09.
          • Caso o dia 09/09 seja um feriado, a data de "Bom Para" será o próximo dia útil.
          • Se o dia 09/09 for sexta-feira, sábado ou domingo, a data de "Bom Para" será a próxima segunda-feira.
    • Quando o sistema está configurado para efetuar "Autenticação Fiscal", ao realizar transferência de dinheiro para o Banco, é registrada uma SANGRIA na impressora fiscal referente ao valor informado e, conforme obrigatoriedade de alguns Estados, o sistema ainda imprime o comprovante de sangria na impressora fiscal.
  • Recebimento dinheiro do Caixa Financeiro: selecione esta opção, para registrar no sistema que o caixa diário recebeu um valor 'x' do caixa financeiro. Desta forma, o valor do lançamento será somado ao valor do caixa diário e subtraído do valor existente no caixa financeiro da filial física.
    • Para este lançamento, será utilizado o novo plano de contas "Recebimento dinheiro do Caixa Financeiro" e quando realizá-lo, o sistema efetuará os seguintes comandos:
      • Quando a farmácia utilizar ECF (Emissor de Cupom Fiscal), ficará registrado na ECF um lançamento de suprimento;
      • Quando configurado para trabalhar com NFC-e, será impresso um comprovante desta operação;
      • Como as demais operações, o código de confirmação de posse também será impresso (caso a farmácia trabalhe com este controle).


      Se, no programa Parâmetros da Empresa, estiver configurado para que o controle do fechamento de caixa seja por "Mapa de Caixa", ao efetuar o fechamento do caixa será realizado um contra lançamento para que o valor recebido do caixa financeiro seja estornado do caixa diário.

IMPORTANTE!

    • Código de Barras: Para os recebimentos de Água, Luz e Telefone o usuário pode informar o código de barras da fatura e o sistema fará o lançamento automático da fatura. Para isso deve estar configurada em Parâmetros > Caixa, a posição da matrícula do cliente no código de barras de cada um dos tipos de recebimento. Quando se tratar somente de lançamentos de retiradas e entradas de caixa, deixe este campo em branco. Os códigos abaixo quando digitados no campo Código de Barras a Opção de Lançamento referida ao código mencionado será automaticamente marcada no campo anterior. Ex. se digitar 001 - Retiradas na Opção de Lançamento ficará Retiradas/Sangria.
      • 001 - Retiradas
      • 002 - Entradas
      • 111 - Cupom Fiscal
    • Histórico de Lançamento: Se informado o código de barras na opção anterior, o sistema informa automaticamente o histórico do lançamento. Caso contrário, o usuário pode informar um histórico ou complemento para identificar o lançamento em seu Relatório de Caixa Diário.
    • Tipo de Documento: Informe o tipo de documento no qual deseja lançar este título (F2 - Consulta)
    • Documento: Informe o número do documento que originou o lançamento do caixa.
    • Valor Lançamento: Informe o valor o lançamento. Quando se tratar de retiradas de caixa o sistema solicita ao usuário qual a forma de saque está sendo efetuada. Ex: dinheiro, cheque, cartão.

Quando o produto "38 - Integração Contábil" estiver habilitado: 

    • Foi alterado para que somente permita realizar movimentações de água, luz, telefone, recarga de celular e transferência no caixa diário para as filiais com o produto "38 – Integração Contábil" liberado, e também somente poderá realizar lançamentos para a data desejada quando não existir lotes fechados na Contabilidade.
    • No campo "Opção de Lançamento" ficarão indisponíveis as opções "Retiradas/Sangria", "Entradas/Suprimentos", "Entrada Outros Títulos, Retirada Cheques Pré-Datados", já a opção "Recarga Celular" somente será apresentada quando o TEF devidamente configurado.
    • Em casos de Lançamento e/ou Exclusão a data informada for dentro do período de um lote na Contabilidade e este estiver Fechado/Exportado, o sistema por sua vez bloqueará o processo e informará a seguinte mensagem: "O dia xx/xx/xxxx está com o movimento contábil fechado para a filial xx. Para utilizar esta data, o lote deve ser reaberto. Entre em contato com o responsável informando a situação".

Informações referentes ao PAF ECF

      Para as farmácias que utilizam o PAF ECF e quando entrar no modo Off-line (Stand Alone) abrirá um caixa diário específico para cada terminal caixa, ou seja, assim que o sistema entrar em modo off-line abrirá automaticamente um Caixa Diário cuja identificação será composta da seguinte forma "STAND + SERIE ECF + COD.FILIAL".
      Com isso houve algumas alterações nos comportamentos de algumas funções do Caixa Diário quando o sistema estiver em Stand Alone, tais como:

  • Quando a farmácia trabalhar com "Auditoria de Caixa" deverá efetuar o controle manual de conferência do caixa utilizando relatórios do sistema.
  • Quando trabalhar com "Confirmação de Posse":
    • Somente serão permitidas vendas em dinheiro (a vista);
    • Não será emitida a sangria de fechamento de caixa;
    • A conferência do caixa deverá ser realizada via relatórios do sistema;
  • A função "Vale para funcionário" não estará disponível, caso existir a emissão de vale esta deverá ser lançada manualmente no programa Contas a Receber (Lançamentos > Contas a Receber).

Observações Gerais:

    • O caixa diário Stand Alone não utilizará valor de abertura, mesmo que já exista um valor padrão parametrizado no programa "Parâmetros" (Parâmetros);
    • Ao retornar para o modo on-line (servidor principal), o caixa diário específico será fechado automaticamente;
    • Os valores do caixa diário Stand Alone serão lançados no Caixa Financeiro (Lançamentos > Caixa);
    • Apenas um caixa será aberto por dia, ou seja, se houver oscilação entre os modos on-line e off-line o mesmo caixa será reaberto;
    • Como o modo Stand Alone é de contingência todo o controle do caixa deverá ser feito de forma manual, por tanto, recomendamos os relatórios:
      • SCC130 – Relação de Caixa: onde por sua vez apresenta o nome do usuário que efetuou a venda no caixa, sendo possível identificar qual usuário efetuou cada venda.
      • SCC135 – Posição de Caixas: este verifica se o sistema entrou em modo Stand Alone em algum momento e valores que foram movimentados neste caixa.



CONFIGURAÇÕES POR USUÁRIO

      O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Lançamentos - SCC121" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

  • Desmarque a opção Excluir para que o usuário não tenha acesso a excluir lançamentos do caixa diário. Sugestão: Ao liberar este programa para o usuário, deixar essa opção desabilitada.

Guias

  • Desmarque a guia 02 para que o usuário tenha acesso a opção "Administrativas Recarga sem TEF (Redetrel)", acionada através do atalho CTRL+O.

Tabulações

  • Desmarque a tabulação 1 para que o usuário não tenha acesso a efetuar Recebimento de Água.
  • Desmarque a tabulação 2 para que o usuário não tenha acesso a efetuar Recebimento de Luz.
  • Desmarque a tabulação 3 para que o usuário não tenha acesso a efetuar Recebimento de Telefone.
  • Desmarque a tabulação 4 para que o usuário não tenha acesso a efetuar Retiradas de Caixa.
  • Desmarque a tabulação 5 para que o usuário não tenha acesso a efetuar Entradas de Caixa.
  • Desmarque a tabulação 6 para que o usuário não tenha acesso a lançar Entradas de Outros Títulos.
  • Desmarque a tabulação 7 para que o usuário não tenha acesso a lançar Retirada Cheques Pré-datados.
  • Desmarque a tabulação 8 para que o usuário não tenha acesso a "Transferir dinheiro para o Caixa Financeiro" ou efetuar um "Recebimento de dinheiro do Caixa Financeiro".
  • Desmarque a tabulação 9 para que o usuário não tenha acesso a Transferir dinheiro para o Banco.
  • Desmarque a tabulação 10 para que o usuário não tenha acesso a Recarga de Celular.









  • Sem rótulos