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O programa Cliente, localizado no menu Cadastros, possibilita o cadastro de clientes de sua loja,  bem como vinculá-los à crediários e convênios para compras a prazo.

Cadastro

Para efetuar o cadastro de clientes  clique em  na sequencia selecione o tipo de cliente: Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

Pessoa Física

Quando selecionada a opção Pessoa Física, informe o nome do cliente, a data de nascimento, o CPF e selecione o tipo de contribuinte:

  • Não definido: opção selecionada por padrão, podendo ser alterada conforme a necessidade
  • Contribuinte ICMS
  • Contribuinte Isento de inscrição
  • Não contribuinte, que pode ou não possuir inscrição.

Figura 01 - Cliente Pessoa Física

Através do campo situação poderá informar se o cliente está ativo ou inativo, selecione o sexo (feminino/masculino). 

Selecione o tipo de documento apresentado para cadastro, por padrão será selecionada a opção Carteira de Identidade, informe a UF e o órgão expedidor e o número do documento, esses dados serão utilizados na dispensação de produtos controlados pela ANVISA.

Informe também o e-mail e o telefone para contato.

No campo mensagem de cliente, deve ser informada alguma observação que será apresentada durante a venda. 

Pessoa Jurídica

Quando selecionada a opção Pessoa Jurídica, informe o razão social e nome fantasia do cliente, a data da fundação, o CNPJ e selecione o tipo de contribuinte:

  • Não definido: opção selecionada por padrão, podendo ser alterada conforme a necessidade
  • Contribuinte ICMS
  • Contribuinte Isento de inscrição
  • Não contribuinte, que pode ou não possuir inscrição.

Figura 02 - Cliente Pessoa Jurídica

Através do campo situação poderá informar se o cliente está ativo ou inativo, selecione o sexo (feminino/masculino). 

Selecione o tipo de documento apresentado para cadastro, por padrão será selecionada a opção Carteira de Identidade, informe a UF e o órgão expedidor e o número do documento, esses dados serão utilizados na dispensação de produtos controlados pela ANVISA.

Informe também a Inscrição Estadual e Municipal, e o e-mail e o telefone para contato.

No campo mensagem de cliente, deve ser informada alguma observação que será apresentada durante a venda. 


Endereço

Para cadastrar o endereço informe o CEP, caso não saiba  clique em que será direcionado para a tela de pesquisa, a busca CEP preencherá os campo de rua, bairro, cidade e UF, para completar o cadastro informe o número e o complemento quando houver.

Figura 03 - Endereço

Compras a prazo

Caso queira vincular o cliente em algum crediário/e ou convênio, acesse o menu Compras a prazo e marque a opção desejada. 

Figura 04 - Compras a prazo

Crediário

Ao marcar a opção utilizar crediário, serão habilitados os campos do menu Crediário.

Figura 05 - Crediário

Em situação é possível definir se o cliente está liberado ou bloqueado para vendas, quando bloqueado selecione o motivo do bloqueio:

  • Atraso pagamento

  • Cliente em cartório

  • Falecimento

  • Incluso no SPC

  • Não aderiu ao crediário

  • Solicitado cancelamento pelo cliente

Quando houver inandimplência no pagamento de títulos, a situação será alterada para bloqueado automaticamente pelo sistema com o motivo de atraso de pagamento, e consequentemente as vendas crediário serão bloqueadas.

No campo modelo de venda selecione o crediário ao qual o cliente será incluso, e defina a carência de atraso e de bloqueio em dias, informe o limite de crédito do usuário. 

O limite de crédito é utilizado pelo Linx Farma Cloud - PDV para as vendas a prazo no crediário. Para que o cliente possa efetuar compras a prazo, informe o valor do limite que será disponibilizado ao mesmo.


Convênio

Ao marcar a opção utilizar convênio, serão habilitados os campos do menu Convênio.

Figura 06 - Convênio

Selecione o convênio desejado, em situação é possível definir se o cliente está liberado ou bloqueado para vendas, informe também o limite para compras.

Quando o cliente pertencer a convênios Linx Conecta preencha informações referente ao número do cartão

Configure também a Classificação de Desconto, selecionando uma opção, essa informação é utilizada no Cadastro de Convênio

Pesquisa por Clientes

Através do campo de busca permite pesquisar por:

  • Nome ou Razão Social do cliente
  • CPF ou CNPJ
Em filtros avançados, além das opções acima também é possível pesquisar pelo código do cliente. 

Editando

Pesquise pelo cliente desejado e na linha retornada  clique em .

Relatórios

Histórico de vendas

Efetue a busca pelo cliente desejado e na linha retornada  clique em  , abrirá a tela Histórico de Vendas.

Figura 07 - Histórico de vendas

Informe a filial que realizou a venda, em tipo pesquisa selecione a forma de pagamento que foi aplicada na dispensação conforme opções abaixo. e o período das vendas

  • Venda à vista
  • Crediário
  • Convênio

Após  clique em e será direcionado para a tela de Extrato de Vendas.

Figura 08 - Extrato de vendas

  • Sem rótulos