Em certas situações são necessários lançamentos manuais compostos com mais de uma contrapartida, então será possível utilizar a rotina de lançamento composto para realizar estas operações. Seu funcionamento também é muito simples, basta informar: Data do lançamento, empresa, total do lote, documento/número do cheque, lançamento efetivado/compensado (se o lançamento já está efetivado em casos de cheque) e data de compensação.
No lançamento composto será necessário selecionar os históricos e manualmente cada conta, informando também os seus respectivos valores até fechar o total do lote. Além disso, se a conta relacionada ao histórico for do tipo "Bancária", ao tentar salvar o lançamento o sistema emitirá um alerta para que o usuário confirme a operação. É importante salientar, que este lançamento não será exibido no Conciliador Bancário, e o ideal é que sempre que houver essa necessidade o lançamento seja realizado diretamente no módulo.
Alerta
Através do botão "Novo item" é possível incluir mais históricos e contas no mesmo lançamento. E para excluir uma linha incorreta basta clicar no ícone .
Página do lançamento composto
Nota
- Ao efetuar um lançamento composto, o sistema irá gerar um log com todas as informações. Para consultá-lo é necessário acessar o menu "Empresa > Segurança > Pesquisar Logs". Mais informações sobre a pesquisa de logs vide Manual de Empresa.
- Os logs dos lançamentos serão exibidos conforme a imagem abaixo:
Inclusão de lançamento composto
Dica
- Os lançamentos contábeis manuais compostos estão protegidos pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estarão disponíveis se o usuário em questão tiver permissão para acesso (Grupo Contabilidade, Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Contabilidade, Permissão: "Lançamentos manuais").
- A rotina de pesquisa de Logs está condicionada a uma permissão de usuário e somente estará disponível se em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Cadastro/Alteração de Usuários, a opção "Visualizar logs" estiver marcada.