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Índice

1. Conceito

Esta documentação tem o objetivo de informar e orientar os clientes referente à integração do iFood com o sistema de Retaguarda AutoSystem.

Observação

Para informações sobre a integração entre o iFood e o sistema de Retaguarda Seller, acesse a documentação Integração iFood - PDV Seller.

2. Chaves de Licença na Intranet (AutoSystem x Linx Postos POS)

Para que seja possível fazer a integração entre o iFood e o AutoSystem, torna-se necessário possuir algumas Chaves de Licença liberadas na Intranet, sendo elas:

  • Para o PDV:
    • iFood Restaurante.


  • Para o AutoSystem:
    • Delivery;
    • Integração iFood Restaurante.


Além disso, também há Chaves específicas do iFood. Com isso, na Intranet, estão disponíveis para o AutoSystem as credenciais do Linx Postos POS, sendo elas:

  • ClientID;
  • ClientSecret.

Veja as imagens de exemplo:

3. Pré-requisitos

Para que seja possível fazer a integração entre o iFood e o AutoSystem, torna-se necessário os sistemas estarem nas seguintes versões:

  • PDV Fácil: 2.0.0.15 ou superior;
  • AutoSystem:

4. Motivo de Movimentação

Para esta integração, torna-se necessário fazer o cadastro do Motivo de Movimentação. Para isso:

  1. No menu Cadastros > Motivos de Movimentação, deve-se ncluir a opção Delivery em Tipo Movto:
    • Ao selecionar, todos os checkboxs (caixas de seleção) do tipo Movto ficam desabilitados automaticamente, não permitindo a seleção;
    • O Motivo de Movimentação é enviado para o PDV como Delivery + Forma de Pagamento;
    • Esse tipo de movimentação fica disponível no PDV como Forma de Pagamento, para os casos sem integração/delivery manual.


Referente às movimentações do PDV, o tipo Delivery se comporta da seguinte forma:

  • O tipo de Movimentação é considerado como:
    • Saída no menu Financeiro;
    • Forma de Pagamento no fechamento de caixa;
    • Documento na sangria.

No cadastro de Motivos de Movimentação > Informações > Informações > Informações Adicionais, deve estar como Delivery.

5. Configurações de Delivery

No menu Configurações > Módulos > Delivery > Geral, as guias são exibidas de acordo com os módulos liberados na Intranet:

  • Guia Delivery:
    • É exibida, caso o módulo Delivery esteja habilitado no AutoSystem.


  • Guia iFood:
    • É necessário estar habilitado no AutoSystem (Integração iFood Restaurante).

5.1 Guia iFood

A guia iFood possui os seguintes campos:

  • Forma de Pagamento padrão:
    • Refere-se à forma de pagamento usada nos pedidos com pagamento on-line;
    • Somente são exibidos os tipos de movimentação do tipo Delivery.


  • ID da Loja:
    • Este campo não é editável e é preenchido ao realizar a integração.


  • Código de autorização:
    • Este campo é editável e é preenchido automaticamente ao integrar com o iFood.


  • Sincronizar Imagem:
    • Com o checkbox habilitado, o serviço do delivery.exe envia as imagens de produtos para a plataforma iFood;
    • Com o checkbox desabilitado, o serviço não envia as imagens;
      • Em alguns casos, pode ocorrer de o Cliente já ter as imagens ou queira configurá-las manualmente.


  • Regra de formação de preço sugerido:
    • Se refere ao cálculo da origem da formação de preços dos produtos no cardápio de Delivery;
      • É considerado no momento da formação de preço de cada item no cardápio;
      • É utilizado para diferenciar preços entre plataformas de Delivery.
    • Permite selecionar entre as opções:
      • Cadastro do Produto ($);
      • Acréscimo (%);
      • Acréscimo Valor ($);
      • Desconto (%).


  • Valor:
    • Este campo permanece editável, exceto se a Regra de formação de preço for Cadastro do produto.


  • Integrar:
    • Ao clicar no botão Integrar, o usuário é redirecionado à plataforma do iFood para validar a permissão e autenticação em duas etapas da Software House Linx;
    • A plataforma devolve o código de autorização do parceiro integrador do iFood;
    • Para o funcionamento desse mecanismo, é feita a captura da chave de licença das informações:
      • ClientId;
      • ClientSecret;
      • URL do iFood.

6. Caixa Ponto de Venda

Nas configurações de Caixa, há disponível a guia Delivery, onde ela apresenta as seguintes informações:

Importante

A guia Delivery é apresentada apenas com o módulo Linx Postos POS ativo.

  • Habilitar Delivery:
    • Este campo valida se existe outra Conta Caixa relacionada à Empresa que está utilizando o Modo Delivery;
    • Não é permitido que mais de uma Conta Caixa habilite o delivery por vez;
    • Caso esteja marcado como Autoatendimento, não é permitido ativar o delivery na Conta:
      • Essa mesma validação ocorre para o oposto, ou seja: caso esteja habilitado o delivery, não é permitido habilitar o Autoatendimento;
      • Nos dois casos, é exibida uma mensagem de retorno ao usuário:
        • "Não é permitido Delivery em Conta Caixa do tipo Autoatendimento";
        • "Não é permitido Autoatendimento em Conta Caixa do tipo Delivery".


  • Habilitar Abrir/Fechar turno automaticamente:
    • Este parâmetro é utilizado para a abertura e fechamento do turno de Delivery. Essa configuração é importante para que não ocorra a situação de entrar um pedido no PDV com o turno fechado e a baixa automática não ser realizada;
    • A abertura/fechamento não é configurável, é fixo para que realizado na virada do dia;
    • Caso não habilitado, o fechamento/abertura não será feito de forma automática, sendo necessário a operação manual.


  • Responsável Abrir/Fechar turno automaticamente:
    • Esta configuração apenas fica disponível, caso o checkbox (caixa de seleção) Abrir/Fechar turno automaticamente esteja ativado;
    • Torna-se obrigatório inserir um responsável, caso habilitado;
    • Somente é exibida a listagem de funcionário para seleção, não sendo permitida a inclusão de outro tipo de pessoa;
    • O responsável aqui informado é utilizado para o fechamento do turno do Delivery.


  • Habilitar emissão automática de Documento Fiscal:
    • Ao constatar que o pedido foi integrado ao PDV, a baixa ira ocorrer automaticamente.


  • Habilitar baixa de pedidos em lote:
    • É habilitado, no PDV, a janela Baixa de pedidos em lote (atalho L + Enter).

No PDV:

Veja um vídeo de exemplo referente à baixa em lote de pedidos:

7. Permissão de Delivery

No menu Configurações > Usuários > Grupo de Usuários, há a opção Permite editar pedido: essa permissão é sincronizada com o PDV.

8. Cardápios

No menu Cadastros > Tabelas > Venda > Cardápio, há a coluna Tipo, com as seguintes informações:

  • Pedidos:
    • É utilizada como cardápio de pedidos para o Autoatendimento, PDV e Terminal Comanda;
    • Por padrão, vem habilitado como pedidos (tipo 1).


  • Delivery:
    • É utilizado para a integração com as plataformas de Delivery;
    • Somente pode existir um único cardápio do tipo Delivery.


Exemplo de cardápio:


8.1 Cadastro do Cardápio

Para fazer o cadastro, acesse o menu Cadastros > Tabelas > Venda > Cardápio > Novo ou Editar:

  • O campo Tipo permite que o usuário a escolha entre Pedidos e Delivery.


Em relação ao botão Precificar / Reajustar preço:

  • Ele deve ser utilizado somente quando o tipo for Delivery;
  • Ao clicar no botão, é exibida a seguinte mensagem de confirmação ao usuário: "Deseja realizar o reajuste de todos os produtos de acordo com a regra de formação de preço escolhida?";
    • Clicando em Sim: sistema valida a regra de formação de preço cadastrada, onde todos os produtos têm seu valor de delivery reajustados, considerando a regra de formação de preço escolhida. O preço do valor promocional não é alterador, caso habilitado;
    • Clicando em Não: os valores não sofrem alteração.
  • Sempre que o cadastro do cardápio for reajustado, o envio é realizado para a plataforma iFood;
  • Cada produto incluído vem com o campo iFood vazio, permitindo a edição.

Veja um vídeo de exemplo sobre o reajuste de preço:

8.2 Sessão / Categoria

Isso se dá somente para o cardápio do tipo Delivery (2):

  • Coluna iFood:
    • Essa coluna aparece somente se a integração iFood está habilitada;
    • Os valores vêm preenchidos de acordo com a regra de formação de preço, porém, é possível fazer a edição.


  • Checkbox Apresentar Preços Promocionais:
    • Marcado:
      • É exibida a coluna iFood - Promocionais;
      • Os campos vêm vazio e é permitida a edição;
      • Somente é enviado para o iFood os valores promocionais que foram preenchidos, ou seja: para os produtos que permanecerem com o campo nulo, é enviado somente o preço normal.
    • Desmarcado:
      • É apresentado e enviado somente a coluna de preços iFood;
      • O sistema não permite a inclusão de itens duplicados dentro do mesmo cardápio. Ou seja, ao incluir um item, ele não é exibido novamente no campo de busca.

Veja um vídeo de exemplo referente à edição de Cardápio e Categoria:


Veja, também, um vídeo de exemplo sobre os preços promocionais:

8.3 Envio do Cardápio para o iFood

  • O envio do cardápio se dá assim que criado e reenviado sempre que houver modificações;
  • As imagens vinculadas aos produtos e seções também são enviadas;
  • Os preços de venda e promocionais configurados nas seções também são enviados;
  • O nome do produto exibido no iFood é o completo, não fo resumido;
  • Quando inativado um produto no cardápio, isso se reflete no iFood;
  • Caso o valor do item estiver zerado ou nulo no cardápio, o item não é enviado para o iFood;
  • Se o cadastro do produto for excluído ou inativado, isso se reflete no cardápio, não deixando o item disponível para o iFood;
  • Há uma Chave dentro da Intranet que precisa ser habilitada para o envio das imagens: 

Veja um vídeo sobre a integração do iFood com o AutoSystem:

  • Sem rótulos