O Link de Pagamento é uma solução que permite o pagamento de compras online, isentando ao estabelecimento a necessidade de envio de uma máquina de cartão no momento da entrega do produto ou da solicitação de dados do cartão por telefone. Desta forma, após a compra, é possível que o lojista encaminhe ao cliente (via WhatsApp, e-mail, etc) o link para que o pagamento seja efetivado. Ao utilizar este recurso será possível agregar maior agilidade, segurança e facilidade ao processo de venda remota.
Importante
- O Link de Pagamento é um recurso da solução Stone, portanto para que esteja disponível para sua empresa faz-se necessária a contratação junto ao setor Comercial da Linx.
Configurações da Rotina
Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.
Parametrização
- Para utilizar este recurso é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico/Consultores e garantir que a Chave Pública e Chave Secreta do Serviço MundiPagg estejam corretamente definidas em Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Gerais.
Executando a Rotina
Após a contratação do recurso, através do POS será possível gerar o link de pagamento para as vendas realizadas remotamente. Para tanto, é necessário que sejam seguidos os seguintes critérios:
- O link somente será disponibilizado para geração de DAV;
- Deve estar cadastrado previamente a forma de pagamento para o link de pagamento da Stone conforme o manual clicando aqui.
Desta forma, após a inserção dos itens, ao selecionar a opção Pré-Venda será exibida a página de pagamento, neste momento deve ser adicionada a forma "Link de Pagamento".
Ao clicar em "Gravar", será exibida a tela de compartilhamento do Link de Pagamento para que o cliente possa realizar o pagamento. O compartilhamento poderá ser feito via WhatsApp, E-mail ou cópia do link.
Pagamento
Ao acessar o link, o cliente passará por algumas etapas para que o pagamento seja efetuado. Na etapa de identificação é importante conferir os dados do Nome, E-mail, CPF ou CNPJ, Telefone e/ou Celular. Nesta etapa também será exibido os detalhes do pedido.
A segunda etapa deverá conter os dados de endereço para a cobrança.
A terceira etapa deverá definir a forma de pagamento, se será por cartão de crédito ou cartão de débito.
Ao escolher uma das opções, deverá inserir os dados do cartão. Para mudar o tipo de cartão selecionado basta clicar em "Modificar".
Na última etapa exibira a revisão dos dados preenchidos, e após conferir, basta finalizar o pagamento.
Efetivação de Pré-Venda
Para concluir o processo e finalizar a venda, após o pagamento do link, ela deverá ser efetivada em Vendas em Aberto. Caso o status do pagamento esteja como "Autorizado", ao clicar em "Efetivar" devem ser definidos os dados para finalização, ao salvar a nota será gerada e o processo concluído. No entanto, caso a pré-venda tenha sido criada sem a indicação de planos de pagamento, ao clicar em "Efetivar" primeiramente será necessário alterá-la, selecionar a opção de pagamento correspondente ao link, aguardar a efetivação do pagamento para então finalizar o processo.
Financeiro e Contabilidade
A contabilização de financeiro será realizada apenas após a efetivação do pagamento do link e geração do documento fiscal, utilizando a mesma data da emissão. Os lançamentos serão os seguintes:
- Financeiro: será gerada uma fatura no cantas a receber em nome do cliente/adquirente cadastro;
- Contabilidade: o lançamento respeitará as regras contábeis de uma venda com cartão de crédito.
- Operação padrão: venda com cartão de crédito;
- Contas contábeis: configuradas na operação padrão;
- Taxa: será realizado o lançamento da taxa na venda ou na baixa, se na venda no momento do pagamento com o link será gerado, além do lançamento contábil da venda, o lançamento contábil da taxa de cartão (operação padrão de taxa).
Regras para Cancelamento de Pré-Venda e Link de Pagamento
A pré-venda, e sucessivamente o link de pagamento, poderão ser cancelados em Vendas em Aberto > Abrir Resumo .
No entanto, serão consideradas algumas regras para o cancelamento das vendas com link:
- Se o processo de pagamento já foi iniciado, a transação será cancelada;
- Se o processo de pagamento ainda não foi iniciado, o link será inativado;
- Se o processo de pagamento foi concluído, mas a venda não foi efetivada, será processado o cancelamento.
Regerar Link
O link de pagamento poderá ser regerado em Vendas em Aberto, nas seguintes condições:
- O DAV tenha sido criado originalmente com o link de pagamento;
- O link de pagamento estiver expirado (perdido a validade para pagamento).
Relatórios
As informações das vendas realizadas utilizando link de pagamento poderão ser consultadas em: Relatórios > Acessar > Fontes de Dados: Faturamento por Vendas ou Faturamento por item. Ao gerar estes relatórios serão exibidas as informações se a venda foi ou não gerada com o link e o valor. Além disso, no Relatório de Movimento Diário foi adicionada uma coluna denominada "Link de Pagamento" na qual apresentará as operações efetivadas com o link.