Caso o aparelho SAT do caixa apresente algum defeito e não haja disponibilidade de substituição na loja, é possível configurar o caixa no modo de contingência, utilizando-o como caixa NFC-e. A seguir, são destacados alguns pontos que devem ser ajustados para garantir seu correto funcionamento.


Passo 01

A modalidade de NFC-e requer conexão online constante, não sendo possível utilizar a contingência offline.

Para maiores informações acesse o artigo Configurador de Caixa - NFC-e


Passo 02

O contador deve fornecer o código CSC (Código de Segurança do Contribuinte) com a identificação necessária para que possamos configurá-lo no menu Configurações > Filiais > NFC-e



Passo 03

É necessário entrar em contato com a SEFAZ estadual para informar a intenção de iniciar as transações em NFC-e. Essa responsabilidade é do contador e não do time do suporte. Além disso, após o primeiro dia de vendas com  NFC-e, é preciso retornar ao Modo Fiscal Eletrônico (MFe) em até 30 dias.

Passo 04

O contador também deve verificar se há um MFE ativo. Caso exista, é necessário desativá-lo para permitir o funcionamento adequado do modo de contingência NFC-e.



As informações apresentadas abaixo na tela de vendas indicam que é necessário que o contador da loja realize ajustes em conjunto com a SEFAZ, pode ser que esteja alguma configuração pendente.


Retorno 01


Retorno 02


Retorno 03


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