O módulo de Contabilidade é totalmente integrado aos demais e não necessita de digitação direta de lançamentos contábeis a não ser em casos especiais, como por exemplo: Lançamento de CPMF, Despesas bancárias, tarifas, IOF, depósitos não identificados, entre outros. Nestes casos de lançamentos manuais, esta rotina poderá ser utilizada.


Página de cadastro/alteração/exclusão de lançamento contábil


Para realizar um lançamento manual é necessário informar os seguintes dados:

  • Data do lançamento;
  • Valor;
  • Documento/Cheque;
  • Lançamento efetivado/compensado (se o lançamento já está efetivado, em casos de cheque);
  • Data de compensação;
  • Histórico.

Ao selecionar o histórico (que deve ser previamente cadastrado) o sistema busca automaticamente as contas débito e crédito relacionadas. Se uma das contas relacionadas no histórico for sintética, será necessário selecionar uma das contas analíticas associadas à conta sintética (Este recurso será habilitado se nas permissões do usuário, grupo "Contabilidade", subgrupo "Permissões Gerais do Grupo Contabilidade", a opção "Lançamentos manuais restritos" estiver marcada, senão, ao selecionar o histórico o sistema trará todas as contas e não somente as contas configuradas para o histórico selecionado). 

Além disso, se a conta relacionada ao histórico for do tipo "Bancária", ao tentar salvar o lançamento o sistema emitirá um alerta para que o usuário confirme a operação. É importante salientar, que este lançamento não será exibido no Conciliador Bancário, e o ideal é que sempre que houver essa necessidade o lançamento seja realizado diretamente no módulo. 


Alerta


Alteração de Lançamento Contábil

Para alterar um lançamento é necessário informar seu número de identificação, ao prosseguir será apresentada a página de alteração de lançamento contábil, nela serão apresentadas todas as informações do lançamento com a possibilidade de alterar as colunas: Histórico, Conta, Débito, Crédito, Centro de Custo e Complemento, as colunas Referencial e Operação Padrão não poderão ser editadas.


Alteração de lançamento composto


Abaixo da listagem há um totalizador das colunas Débito e Crédito e através do botão "Novo item" podem ser inclusas uma ou mais linhas de acordo com a necessidade do lançamento.


Nota

Ao realizar a alteração, o novo lançamento não perderá o vínculo com a operação padrão.


Ao alterar um lançamento, caso possua mais de cem (100) itens será possível visualizá-los utilizando o recurso de navegação por página. Além disso, será apresentado um texto informativo explicando que os totalizadores de Crédito e Débito correspondem aos lançamentos apenas da página atual.



Pesquisa de itens por lançamento


Quando for realizada a finalização de uma nota fiscal com a forma de pagamento Cartão e o parâmetro “Registrar taxa administrativa de cartão no ato da venda” estiver habilitado, o sistema irá gerar os lançamentos contábeis de acordo com a Operação Padrão "Taxa Adm.Crédito/Cartões (24)" dm/Financeiro > Contabilidade > Operações Padrões(). O campo “Complemento” será preenchido com o seguinte texto: “Taxa Cartão NF: (número da NF) e (nome do cliente)”. Para habilitar o parâmetro “Registrar taxa administrativa de cartão no ato da venda” é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.


Pesquisa de itens por lançamento


Os lançamentos contábeis também podem ser alterados através da listagem do livro razão. Para mais informações vide manual Livro Razão.


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx

Para ativar o parâmetro "Registrar taxa administrativa de cartão no ato da venda" é necessário acessar Empresa > Parâmetros Globais > ACESSO RESTRITO > Faturamento > Grupo Gerais.


Dica

A rotina de lançamentos manuais está protegida pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão tiver permissão para acesso (Grupo Contabilidade, Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Contabilidade, Permissão: "Lançamentos manuais").

Exclusão de Lançamento Contábil

Para excluir um lançamento é necessário informar seu número de identificação e ao prosseguir serão apresentadas todas as informações referente ao lançamento, ao clicar em "Confirma Exclusão" o lançamento será apagado.


Exclusão de lançamento


Mais informações sobre a rotina

Ao realizar um lançamento, alteração ou exclusão, será gerado um log contendo todas as informações. Para consultá-los, é necessário acessar o Menu "Empresa > Segurança > Pesquisar Logs". Mais informações sobre a pesquisa de logs vide Manual de Empresa. Os logs dos lançamentos, alterações ou exclusões serão exibidos conforme as imagens abaixo: 


Inclusão manual de lançamento



Alteração de lançamento


Exclusão de lançamento


Dica

A rotina de pesquisa de Logs está condicionada a uma permissão de usuário e somente estará disponível se em: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Cadastro/Alteração de Usuários, a opção "Visualizar logs" estiver marcada.