Conciliador de Cartões

O novo Conciliador de Cartões apresentará as transações eletrônicas de débito e crédito amarradas às informações presentes no Contas a Receber do ERP, vinculando as operações de venda, baixando as faturas quando forem pagas e efetuando os lançamentos contábeis de cada operação, permitindo assim, ao varejista um controle real de suas contas a receber.


A informação de venda com cartão percorrerá um fluxo até o momento da conciliação. Com a autorização da adquirente (empresa operadora responsável pela liquidação financeira), a venda será realizada e armazenada no ERP, juntamente com as faturas geradas. Ao receber e reconhecer a transação, a adquirente disponibiliza as informações de faturamento/financeiro à Nexxera que realizará a padronização destas informações em formato exclusivo para consumo do serviço de webservice.



Nota

  • O módulo Conciliador de Cartões estará disponível, a partir de sua contratação junto à Linx.


  • O acesso ao Conciliador de Cartões está protegido pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão possuir permissão. Para tanto, o usuário supervisor deverá acessar o gerenciador de usuário e definir a permissão disponível em: Empresa > Segurança > Configurar usuários > Listar usuários habilitados, grupo "Conciliador", subgrupo "Permissões Gerais do Grupo Conciliador", permissão "Acesso ao Conciliador"


Para que seja possível utilizar o Conciliador serão necessárias algumas configurações, realizadas com o apoio da Equipe de Implantação e/ou Suporte Técnico Linx, para tanto entre em contato.


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico/Consultores Linx:

  • Acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Conciliador e definir as seguintes parametrizações:
  • Grupo Parâmetros Gerais
    • Versão do Conciliador: determina a versão que será utilizada do módulo.
    • Data de ativação: determina a data de ativação do módulo.

      Observação: Caso os parâmetros de versão e data de ativação não estejam configurados não será possível salvar a operação.
  • Grupo Lançamentos Contábeis
    • Utilizar valor bruto no lançamento contábil de baixa de faturas: ao marca-lo o conciliador realizará o lançamento contábil da baixa sem aplicar o desconto da taxa de cartão. Porém, deverá efetuar um lançamento contábil apenas para a taxa.

Em Empresa > Parâmetros Globais > Conciliador estão disponíveis as parametrizações abertas ao usuário, são elas:

Grupo Parâmetros Gerais

  • E-mail(s) para alerta de faturas vencidas, conciliadas e não baixadas: os e-mails configurados receberão um alerta diário das faturas vencidas/conciliadas, mas que não foram baixadas (três dias após o vencimento). Para cadastrar mais de um endereço, basta inseri-los separando-os por ponto e vírgula (; ). O campo comportará mais ou menos quatro e-mails (120 caracteres).


Campo para configuração de e-mail


  • Configurar vínculo entre Operadoras e Clientes: Permite relacionar a Operadora com seu respectivo código de cliente (cadastrado no CRM). Para efetuar um vínculo, basta informar um código de cliente, lembrando que uma Operadora pode ter um ou mais vínculos. Somente serão listadas no conciliador de cartões, as faturas das operadoras que foram cadastradas conforme na imagem abaixo. Poderão ser cadastradas novas operadoras a qualquer momento e as faturas de operadoras que não estiverem cadastradas serão ignoradas. Existem três funcionalidades que auxiliam na manutenção dos relacionamentos:


Pesquisa de clientes;

Novo vínculo;

Exclusão de cliente vinculado.


Campos para configuração de vínculo


  • Data do 1º Processamento: informará a data do primeiro processamento de arquivo de acordo com a Operadora. Porém, o sistema considerará para este campo a data de ativação do módulo, quando esta for superior a de primeiro processamento. 
  • Data Início Contabilização dos Ajustes/Cancelamentos: definirá a data de ativação/início da contabilização dos cancelamentos oriundos do conciliador;


Data para início da contabilização


Grupo de Contas Contábeis

  • Configurar conta contábil: através do link "Configurar", é possível associar as operadoras e suas respectivas bandeiras às contas contábeis, para que cada uma tenha seus lançamentos em contas exclusivas para estas movimentações. Além disso, é permitido que uma mesma conta seja associada a diferentes bandeiras. Caso este parâmetro não esteja configurado ou incorreto, a contabilização será incorreta ou inexistente. Na página de configuração, é possível optar por uma conta e replicá-la para as demais bandeiras, basta clicar em "Replicar Contas".


Configurar contas contábeis


Nota

  • As informações apresentadas no Conciliador de Cartões respeitarão a data de ativação do módulo.
  • É muito importante que as configurações contábeis estejam corretas, caso contrário a baixa de faturas não será realizada.
  • Para que a execução do Conciliador ocorra corretamente é um requisito mínimo a utilização da versão 4.0.0.0700 do Microvix POS.
  • Caso não haja a necessidade de utilizar alguma das bandeiras/operadoras listadas, basta não estabelecer o vínculo com a conta e deixar a campo como "Selecione uma Conta". Porém, na falta de seleção, o sistema não poderá realizar a baixa das faturas vinculadas a estas bandeiras/operadoras, sendo assim, exibirá a mensagem ilustrada abaixo se identificar faturas conciliadas, vencidas e não baixadas por falta de configuração contábil, além disso, o botão "Baixar manualmente" estará inativo.

Baixar manualmente inativo

Com as devidas permissões concedidas, no menu do ERP estará disponível a opção "Conciliador", ao clicar em Acessar as credenciais serão autenticadas e uma nova página será exibida com a tela inicial da aplicação.


Conciliador – Acessar

Ao acessar o conciliador é possível trocar de empresa por uma opção localizada na barra superior, para isso será necessário possuir as devidas permissões de acesso e ter o conciliador habilitado. Será possível alterar a empresa em todas as abas do conciliador.


Página inicial do Conciliador


O usuário possuirá a opção de trocar ou selecionar mais de uma empresa, ao realizar esta operação o sistema atualizará a página do Dashboard considerando as informações de todas as empresas selecionadas.


Troca e multi seleção de empresas


Nota

Todas as telas do Conciliador terão numeração de tela no canto superior direito para auxiliar o usuário na identificação.

Estas rotinas tem como objetivo permitir efetuar o processamento de períodos manualmente, e poderão ser acessadas através do ícone  ao lado do botão logoff. Ao acessá-lo serão exibidas as rotinas "Cadastrar Processamentos" e "Últimos Processamentos".


Rotinas de Processamentos


Cadastrar Processamento

A rotina de Cadastrar Processamentos permite incluir processamentos avulsos que serão realizados na próxima iteração do Robô. Na página inicial será possível informar o período de processamento (inicial e final) e cadastrá-lo pressionando o botão "Cadastrar" abaixo.


Dica

O período máximo de processamento é de 31 dias.

Período de Processamento


Após realizar o cadastro, na parte inferior da página serão listados os processamentos que foram cadastrados. Na listagem são exibidas as colunas:

  • Código do Processamento
  • Data de Início do Processamento
  • Data do Fim do Processamento
  • Período do Processamento
  • Usuário
  • Status (Aguardando Processamento, Processando e Finalizado).


Listagem


Nota

Caso o usuário tenha selecionado mais de uma empresa (campo disponibilizado no cabeçalho) ao realizar o cadastro de um processamento, o sistema irá replicar este cadastro para as empresas selecionadas, porém com códigos de processamentos diferentes e ao concluir informará os códigos conforme abaixo.


Cadastro de processamento

Últimos Processamentos

Na rotina de "Últimos Processamentos" será possível consultar e visualizar a listagem dos processamentos. Na página inicial serão listados todos os processamentos (avulsos ou não) já realizados para o CNPJ logado. O campo "Pesquisar" aceita todas as informações pertinentes ao processamento de log: Cód., Log, Período De, Período Até, Início Processamento, Fim Processamento, Usuário e Código Robô.


Últimos Processamentos


Nota

Caso o usuário tenha selecionado mais de uma empresa (campo disponibilizado no cabeçalho) ao realizar a busca de processamento, o sistema irá listar os processamentos de todas as empresas selecionadas.


Na aba "Conciliações TEF" será apresentada uma listagem das faturas (TEF) que foram geradas pelo ERP nos últimos sete dias. Para este tipo de operação, a conciliação acontecerá automaticamente, sempre que o sistema encontrar para cada fatura informações vindas da operadora com igualdade nos campos: CNPJ, Data da Venda, Valor da Fatura, NSU e/ou Código de Autorização. Além da conciliação automática, o sistema realizará a baixa da fatura no ERP e efetuará o lançamento contábil referente à operação, também de forma automática.


Conciliações TEF


Nota

Referente a baixa e conciliação de faturas

  • Após o processo de consumo e armazenagem de dados, o serviço realizará automaticamente as conciliações por portal e empresa de todas as faturas (TEF) válidas e não baixadas no ERP.
    • Este processo pode levar alguns dias (aproximadamente três ou quatro dias) devido ao processo de comunicação entre a adquirente e nossos sistemas.
  • Para casos em que a fatura é baixada através do ERP antes do processo de consumo de dados pelo Conciliador, a fatura será transferida para a listagem "Baixada automaticamente" com a seguinte mensagem: "Realizada a conciliação da fatura, mas a mesma já se encontra baixada no ERP".
  • Todas as baixas realizadas irão refletir no módulo de Contas a Receber e na Contabilidade, conforme parametrização utilizada pela empresa no sistema;
  • As faturas que foram conciliadas automaticamente não poderão ser alteradas (no prazo descrito acima).

Referente a data de ativação do módulo

As informações desta aba respeitarão a data de ativação do módulo como limite inicial para apresentação da listagem. Para verificar a data é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.

Referente ao prazo da disponibilidade da fatura

As faturas lançadas no ERP podem levar de três a quatro dias para serem exibidas no Conciliador após a geração, isto se deve ao processo de comunicação entre a adquirente e nossos sistemas.

Referente a contas contábeis

Sempre que for realizada uma baixa de fatura no Conciliador é possível configurar o sistema para utilizar a conta de débito da baixa para gerar os lançamentos contábeis de crédito referente as taxas, para tanto, é necessário entrar em contato com Suporte Técnico Linx Microvix para ativar o parâmetro "Lançar conta crédito da baixa da taxa conforme conta débito da baixa da fatura".

Referente ao vínculo com a operadora

  • No caso de Faturas Não Conciliadas, se uma das faturas for selecionada, e o respectivo cliente não tiver vínculo com alguma operadora, será apresentada a seguinte mensagem: "Ainda não encontramos informações vindas da operadora de cartão para esta fatura. Verifique a configuração realizada em: ERP > Empresa > Parâmetros Globais > Conciliador > Configurar vínculo entre Operadoras e Clientes.".
  • Se a Operadora utilizada no filtro não possuir um vínculo configurado, será apresentada a seguinte mensagem: "Algumas faturas podem não ter sido listadas, verifique a configuração realizada em: ERP > Empresa > Parâmetros Globais > Conciliador > Configurar vínculo entre Operadoras e Clientes.".

Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

  • O parâmetro "Lançar conta crédito da baixa da taxa conforme conta débito da baixa da fatura" poderá ser habilitado em: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Conciliador 3.0, no entanto, ele somente estará disponível se o parâmetro "Utiliza valor bruto no lançamento contábil de baixa de faturas" estiver marcado.
  • Para verificar a data de ativação do módulo acesse Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Conciliador 3.0 > parâmetro "Data de ativação".

AGRUPAMENTO DE FATURAS POR STATUS

É possível visualizar as faturas, agrupando-as por seus status, conforme os botões e legendas especificados abaixo: 

  • Todos;
  • NC - Não Conciliadas;
  • CA - Conciliadas Automaticamente;
  • NB - Não Baixadas;
  • BM - Baixadas Manualmente;
  • BA - Baixadas Automaticamente;
  • AR - Antecipações Realizadas.


Botões de Status

OPÇÕES DE FILTRO

Além disso, através do botão "Filtrar" é possível definir diversos tipos de combinações, para que a listagem apresentada esteja conforme a necessidade da ocasião.


Filtros - Conciliação TEF


  • Código Fatura: Permite buscar pelas faturas que estão registradas no sistema;
  • Data de Venda: Permite buscar pela data de emissão das faturas, com um intervalo máximo de trinta e um dias;
  • Data de Vencimento: Permite buscar pela data de vencimento das faturas, com um intervalo máximo de trinta e um dias;
  • Data da baixa: Data de baixa da fatura, com um intervalo máximo de trinta e um dias;
  • Valor Bruto: Permite buscar as faturas pelo seu valor bruto;
  • Valor Líquido: Permite buscar as faturas pelo seu valor líquido;
  • Taxa: Permite buscar o valor das taxas aplicadas pelas adquirentes no momento da venda;
  • Ordem Parcela: Permite buscar pela ordem da parcela, por exemplo: parcela 2 de 3;
  • Total Parcela: Permite buscar pelo número total de parcelas, por exemplo: 3 - uma venda divida em 3 vezes;
  • Operadora: Permite buscar pela adquirente responsável
  • Tipo de Operação: Permite buscar por faturas crédito e débito;
  • NSU: Permite buscar pelo número de NSU (código de retorno emitido pela rede adquirente) atrelado à venda;
  • Bandeira: Permite buscar por uma ou mais bandeiras. Se este filtro for informado, serão listadas apenas faturas conciliadas.


Nota

Caso o usuário tenha selecionado mais de uma empresa (campo disponibilizado no cabeçalho) a listagem apresentará as faturas de todas as empresas selecionadas que se encaixam nas características informadas nos filtros.


LISTAGEM

Após aplicar os filtros desejados, a listagem retornada apresentará as faturas possuindo as colunas: Cód. Fatura, Data Venda, Data Venc., Vl. Fatura, Taxa, Vl. a Receber, Parcela,  NSU, Autorização e Conta Central. 


Dados da Fatura – Listagem


Na listagem, através do ícone  será possível alterar os campos NSU, Código de Autorização e Data da Baixa.


Alteração de NSU e Autorização:

Somente será possível alterar o NSU e o Código de Autorização de faturas com o status Não Conciliadas (NC). No entanto, devem ser seguidas as regras de validação do sistema:


  • NSU: deve conter o mínimo de três (3) caracteres, não pode estar em branco e deve ser diferente do Código de Autorização da mesma fatura, caso estiver preenchido;
  • Código de Autorização: deve conter o mínimo de três (3) caracteres, não pode estar em branco e deve ser diferente do NSU da mesma fatura, caso estiver preenchido.


Caso um dos campos esteja vazio o sistema emitirá um alerta informando sobre a quantidade mínima de caracteres permitida. Também será possível realizar a alteração da NSU na tela Conciliação de Fatura ao clicar no status da fatura Não Conciliada (NC).


Alteração da Data da Baixa


Somente será possível alterar a Data da Baixa, caso a data atual da baixa não seja menor que a data de proteção do sistema, se isto acontecer, o sistema exibirá um alerta impedindo a alteração. A alteração também poderá ser realizada na tela de detalhes, clicando nos status das faturas, apresentados ao final de cada linha da listagem. Para que seja possível realizar a alteração da data da baixa é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix para ativar a funcionalidade.


Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

Para habilitar a possibilidade de alteração de Data da Baixa, acesse: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Conciliador 3.0, parâmetro "Possibilitar alteração de data baixa".


STATUS CONCILIADA MANUALMENTE (CM)

Ainda na listagem,no final de cada linha será apresentado um botão com o statusnaquele momento, ao acessá-lo serão apresentadas as informações referentes à fatura escolhida.


Conciliação de Fatura – Detalhes


A fatura irá possuir 4 agrupadores que irão exibir informações como:


  • Dados da Fatura: exibe todas as informações referentes à fatura, quando houver divergências entre a fatura ERP e a fatura da Operadora conciliada haverá um destaque em vermelho; 
  • Conciliação Realizada: exibe as informações correspondentes a parcela conciliada e a ação de desconciliar, caso a fatura tenha sido baixada manualmente será apresentada a opção de desfazer a baixa, se for realizada alguma dessas mudanças de status (conciliar, desconciliar, baixar, desfazer baixa) a página de detalhes será recarregada e apresentará as novas informações.
  • Histórico da Fatura: exibe o histórico de operações realizadas pelo sistema para a fatura em questão.


Histórico de Faturas


  • Detalhes da Venda: exibe informações referentes às faturas vinculadas a venda original. O número do Documento/Série possuirá um link e ao acessá-lo serão apresentados os dados da fatura escolhida na aba "Dados da Fatura". Obs.: A linha destacada em vermelho corresponde à fatura conciliada em questão. 


Detalhes da Venda

STATUS NÃO CONCILIADA (NC)



Fatura não conciliada


Ao abrir os detalhes da venda, serão exibidos dois agrupadores com as seguintes informações: 


  • Dados da Fatura: exibe todas as informações referente à fatura; 
    • Colunas: Fatura, Data da Venda, Data da Baixa, Vl. Bruto, Taxa, Vl. Líquido, Parcela, NSU e Status.
  • Detalhes da Venda: exibe informações referente às faturas vinculadas a venda original. O número do Documento/Série possui um link e ao acessá-lo serão apresentados os dados da fatura escolhida na aba "Dados da Fatura". Obs.: A linha destacada em vermelho corresponde à fatura conciliada em questão.
    • Colunas: Documento/Série, Operação, Dt. Venda, Dt. Vencimento, Dt. Baixa, Vl. Datura, Vl. Pago, Taxa, Parcelas, Adquirente/Bandeira, Conta Central, Vendedor e Status.


Botão Conciliar Fatura

Realiza a Conciliação/Antecipação da fatura em questão, ao utilizá-lo, se a conciliação for realizada, a fatura será apresentada com o status "CA - Conciliada Automaticamente". Esta opção somente estará visível três dias após a venda.


Conciliar faturas


Conciliação realizada



Pesquisar Faturas

Através do botão "Pesquisar Faturas da Operadora" é possível realizar a conciliação manual. Este botão só é visível se a fatura estiver no status “Não Conciliada” por mais de 3 dias, esse status pode ser verificado pela data de venda apresentado na fatura.


Pesquisar faturas


Para a realização da pesquisa devem ser preenchidos os campos correspondentes respeitando os padrões de validação e comportamento já existentes no sistema:


Pesquisa de Faturas


  • Data da venda: inicial e final, máximo 7 dias entre datas;

  • Data de previsão de pagamento: inicial e final, máximo 7 dias entre datas;

  • Operadora: lista de operadoras (adquirentes);

  • Valor bruto: faixa de valores monetários, inicial e final;

  • Valor Líquido: faixa de valores monetários, inicial e final;

  • Bandeira: lista de bandeiras homologadas;

  • NSU: pesquisa por apenas um NSU (ou todos se deixado em branco);

  • Cód. Autorização: pesquisa por apenas um Cód. Autorização (ou todos se deixado em branco);


 
A listagem retornada apresentará as faturas em linhas com as colunas: data da venda, data da previsão de pagamento, NSU, código da autorização, valor bruto, valor líquido, operadora, bandeira e a possibilidade de seleção para a conciliação manual.


Resultado de Pesquisa 


Será possível selecionar apenas uma fatura por vez para a realização da conciliação, após selecionada a fatura será habilitado o botão Efetivar Conciliação.


Resultado de Pesquisa 


Após clicar em "Efetivar conciliação" o sistema exibirá  duas possíveis caixas de diálogo:


Caso houver divergência: será exibido um texto comparativo entre os campos Data de Vencimento, Valor Bruto e Valor Líquido da fatura originada no ERP e os dados da fatura da adquirente (operadora), estes estarão destacados em vermelho tanto na linha dos dados da fatura ERP quanto na linha dos dados da fatura da adquirente. Apresentará também as opções “Sim” e “Não” na qual, ao clicar em “Não”, a caixa de diálogo será fechada, ao clicar em “Sim” efetivará a conciliação, fazendo com que a fatura passe para o status Conciliada Manualmente (CM).


Confirmação da Baixa


Caso não houver divergência: Será exibida a  mesma mensagem com as opções “Sim” e “Não” na qual, ao clicar em “Não”, a caixa de diálogo será fechada, ao clicar em “Sim” a conciliação será efetivada, fazendo com que a fatura passe para o status Conciliada Manualmente (CM), porém sem os destaques em vermelho. 


Confirmação



Ao fechar a página de Pesquisa de Faturas (Operadora), a página de detalhes será recarregada e apresentará as novas informações.


Ao final da listagem serão apresentados totalizadores com as informações de "Valor Bruto, Valor Descontado, Valor Líquido, Total de Faturas e Itens por Página".



Totalizadores 


  • Valor Bruto: refere-se ao valor total das faturas;
  • Valor Descontado: refere-se ao valor total das taxas das faturas;
  • Valor Líquido: refere-se ao resultante da expressão (Valor Bruto – Valor Descontado) das faturas;
  • Total Faturas: refere-se à quantidade total de faturas TEF;
  • Itens por Página: refere-se à quantidade de itens exibidos na página conforme configuração definida pelo usuário. 


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ROTINA

Para configurar o número de faturas exibidas na página, basta selecionar a quantidade desejada na opção "Itens por Página". Do mesmo modo, para navegar nas demais, basta selecionar a página desejada na opção "Página", conforme abaixo. 


Itens por página


para melhor visualização, clique sobre a imagemNavegar pela páginas


Nota

  • Através do botão "Exportar Excel" será possível extrair os dados que foram listados para uma planilha Excel.
  • Através do botão "Imprimir" será possível imprimir os dados que foram listados.



No rodapé da página serão apresentadas as legendas de status das faturas informando o significado das siglas.


Legendas

Na aba "Conciliações Não TEF" será exibida uma listagem com as faturas (Não TEF) geradas pelo ERP nos últimos sete dias. Para este tipo de operação o sistema buscará sugerir a informação com maior compatibilidade para que o usuário realize a baixa manual. Para as faturas que possuírem apenas uma sugestão será possível configurar o sistema para efetuar a baixa automaticamente, para tanto é necessário que em  Empresa > Parâmetros Globais > Conciliador, o parâmetro "Conciliar faturas NÃO-TEF com apenas uma sugestão" esteja habilitado.


Conciliações Não TEF


Nota

Referente a baixa de faturas

Todas as baixas realizadas irão refletir no módulo de Contas a Receber e na Contabilidade, conforme parametrização utilizada pela empresa no sistema.

Referente a data de ativação do módulo

As informações desta aba respeitarão a data de ativação do módulo como limite inicial para apresentação da listagem. Para verificar a data é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix. 

Referente ao prazo da disponibilidade da fatura

As faturas lançadas no ERP podem levar de três a quatro dias para serem exibidas no Conciliador após a geração, isto se deve ao processo de comunicação entre a adquirente e nossos sistemas. 

Referente a contas contábeis

Sempre que for realizada uma baixa de fatura no Conciliador é possível configurar o sistema para utilizar a conta de débito da baixa para gerar os lançamentos contábeis de crédito referente as taxas, para tanto, é necessário entrar em contato com Suporte Técnico Linx Microvix para ativar o parâmetro "Lançar conta crédito da baixa da taxa conforme conta débito da baixa da fatura".

Referente ao vínculo com a operadora

  • No caso de Faturas Não Conciliadas, se uma das faturas for selecionada, e o respectivo cliente não tiver vínculo com alguma operadora, será apresentada a seguinte mensagem: "Ainda não encontramos informações vindas da operadora de cartão para esta fatura. Verifique a configuração realizada em: ERP > Empresa > Parâmetros Globais > Conciliador > Configurar vínculo entre Operadoras e Clientes.".
  • Se a Operadora utilizada no filtro não possuir um vínculo configurado, será apresentada a seguinte mensagem: "Algumas faturas podem não ter sido listadas, verifique a configuração realizada em: ERP > Empresa > Parâmetros Globais > Conciliador > Configurar vínculo entre Operadoras e Clientes.".

Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix

  • O parâmetro "Lançar conta crédito da baixa da taxa conforme conta débito da baixa da fatura" poderá ser habilitado em: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Conciliador 3.0, no entanto, ele somente estará disponível se o parâmetro "Utiliza valor bruto no lançamento contábil de baixa de faturas" estiver marcado.
  • Para verificar a data de ativação do módulo acesse Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Conciliador 3.0 > parâmetro "Data de ativação".

AGRUPAMENTO DE FATURAS POR STATUS

É possível visualizar as faturas, agrupando-as por seus status, conforme os botões e legendas especificados abaixo:

  • Todos;
  • NC - Não Conciliadas;
  • CM - Conciliadas Manualmente;
  • NB - Não Baixadas;
  • BM - Baixadas Manualmente;
  • BA - Baixadas Automaticamente;
  • AR - Antecipações Realizadas.


Botões de Status

OPÇÕES DE FILTRO

Além disso, através do botão "Filtrar" é possível definir diversos tipos de combinações, para que a listagem apresentada esteja conforme a necessidade da ocasião. 


Filtros - Conciliação TEF


  • Código Fatura: permite buscar pelas faturas que estão registradas no sistema;
  • Data de Venda: permite buscar pela data de emissão das faturas, com um intervalo máximo de trinta e um dias;
  • Data de Vencimento: permite buscar pela data de vencimento das faturas, com um intervalo máximo de trinta e um dias;
  • Data da baixa: Data de baixa da fatura, com um intervalo máximo de trinta e um dias;
  • Valor Bruto: permite buscar as faturas pelo seu valor bruto;
  • Valor Líquido: permite buscar as faturas pelo seu valor líquido;
  • Taxa: permite buscar o valor das taxas aplicadas pelas adquirentes no momento da venda;
  • Ordem Parcela: permite buscar pela ordem da parcela, por exemplo: parcela 2 de 3;
  • Total Parcela: permite buscar pelo número total de parcelas, por exemplo: 3 - uma venda divida em 3 vezes;
  • Operadora: permite buscar pela adquirente responsável
  • Tipo de Operação: permite buscar por faturas crédito e débito;
  • NSU: permite buscar pelo número de NSU (código de retorno emitido pela rede adquirente) atrelado à venda;
  • Bandeira: permite buscar por uma ou mais bandeiras, somente poderá ser utilizado em faturas conciliadas.



Nota

Caso o usuário tenha selecionado mais de uma empresa (campo disponibilizado no cabeçalho) a listagem apresentará as faturas de todas as empresas selecionadas que se encaixam nas características informadas nos filtros.


LISTAGEM

Após aplicar os filtros desejados, a listagem retornada apresentará as faturas em linhas com as colunas: Cód. Fatura, Data Venda, Data Venc., Vl. Fatura, Taxa, Vl. a Receber, Parcela e NSU, Autorização e Conta Central. Para este caso, de faturas não TEF, o sistema buscará apresentar ao usuário sugestões para que a conciliação seja realizada manualmente, portanto a coluna NSU e Autorização estarão em cinza claro, conforme abaixo. 


Dados da Fatura – Listagem (Não TEF)


Na listagem, através do ícone  será possível alterar os campos NSU, Código de Autorização e Data da Baixa.


Alteração de NSU e Autorização:

Somente será possível alterar o NSU e o Código de Autorização de faturas com o status Não Conciliadas (NC). No entanto, devem ser seguidas as regras de validação do sistema:


  • NSU: deve conter o mínimo de três (3) caracteres, não pode estar em branco e deve ser diferente do Código de Autorização da mesma fatura, caso estiver preenchido;
  • Código de Autorização: deve conter o mínimo de três (3) caracteres, não pode estar em branco e deve ser diferente do NSU da mesma fatura, caso estiver preenchido.


Caso um dos campos esteja vazio o sistema emitirá um alerta informando sobre a quantidade mínima de caracteres permitida. Também será possível realizar a alteração da NSU na tela Conciliação de Fatura ao clicar no status da fatura Não Conciliada (NC).



Alteração da Data da Baixa

Somente será possível alterar a Data da Baixa, caso a data atual da baixa não seja menor que a data de proteção do sistema, se isto acontecer, o sistema exibirá um alerta impedindo a alteração. A alteração também poderá ser realizada na tela de detalhes, clicando nos status das faturas, apresentados ao final de cada linha da listagem. Para que seja possível realizar a alteração da data da baixa é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix para ativar a funcionalidade.



Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

Para habilitar a possibilidade de alteração de Data da Baixa, acesse: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Conciliador 3.0, parâmetro "Possibilitar alteração de data baixa".


STATUS CONCILIADA MANUALMENTE (CM)

Ainda na listagem, no final de cada linha será apresentado um botão com o status naquele momento, ao acessá-lo serão apresentadas as informações referentes à fatura escolhida.



Conciliação de Fatura - Detalhes


A fatura irá possuir 4 agrupadores que irão exibir informações como:


  • Dados da Fatura: exibe todas as informações referentes à fatura, quando houver divergências entre a fatura ERP e a fatura da Operadora conciliada haverá um destaque em vermelho;
  • Conciliação Realizada: exibe as informações correspondentes a parcela conciliada e a oção de desconciliar, caso a fatura tenha sido baixada manualmente será apresentada a opção de desfazer a baixa, se for realizada alguma dessas mudanças de status (conciliar, desconciliar, baixar, desfazer baixa) a página de detalhes será recarregada e apresentará as novas informações.
  • Histórico da Fatura: exibe o histórico de operações realizadas pelo sistema para a fatura em questão;


Histórico de Faturas


  • Detalhes da Venda: exibe informações referentes às faturas vinculadas a venda original. O número do Documento/Série possuirá um link, ao acessá-lo serão apresentados os dados da fatura escolhida na aba "Dados da Fatura". Obs.: A linha destacada em vermelho corresponde à fatura conciliada em questão. 


Detalhes da Venda


PESQUISAR FATURAS

Através do botão "Pesquisar Faturas da Operadora" é possível realizar a conciliação manual. Este botão só é visível se a fatura estiver no status “Não Conciliada” por mais de 3 dias, esse status pode ser verificado pela data de venda apresentado na fatura e em faturas que não possuam sugestão para conciliação.


Conciliação de Faturas - Pesquisa


Para a realização da pesquisa devem ser preenchidos os campos correspondentes respeitando os padrões de validação e comportamento já existentes no sistema:


Pesquisa de Faturas


  • Data da venda: fixa, é idêntica à data de venda da fatura ERP. Possui um ícone informando o usuário que as conciliações manuais só podem ser realizadas com faturas da mesma data de venda;

  • Data de previsão de pagamento: inicial e final, máximo 7 dias entre as datas;

  • Operadora: lista de operadoras (adquirentes);

  • Valor bruto: faixa de valores monetários, inicial e final;

  • Valor Líquido: faixa de valores monetários, inicial e final;

  • Bandeira: lista de bandeiras homologadas;

  • NSU: pesquisa por apenas um NSU (ou todos se deixado em branco);

  • Cód. Autorização: pesquisa por apenas um Cód. Autorização (ou todos se deixado em branco).


A listagem retornada apresentará as faturas em linhas com as colunas: data da venda, data da previsão de pagamento, NSU, código da autorização, valor bruto, valor líquido, operadoram bandeira e a possibilidade de seleção para a conciliação manual.

Resultado de Pesquisa


Será possível selecionar apenas uma fatura por vez para a realização da conciliação, após selecionada a fatura será habilitado o botão Efetivar Conciliação.


Resultado de Pesquisa


Após clicar em Efetivar Conciliação o sistema exibirá  duas possíveis caixas de diálogo:


Caso houver divergência: será exibido um texto comparativo entre os campos Data de Vencimento, Valor Bruto e Valor Líquido da fatura originada no ERP e os dados da fatura da adquirente (operadora), estes estarão destacados em vermelho tanto na linha dos dados da fatura ERP quanto na linha dos dados da fatura da adquirente. Apresentará também as opções “Sim” e “Não” na qual, ao clicar em “Não”, ferchará a caixa de diálogo, ao clicar em “Sim” efetivará a conciliação, fazendo com que a fatura passe para o status Conciliada Manualmente (CM).


Confirmação da Baixa


Caso não houver divergência: Será exibida a  mesma mensagem com as opções “Sim” e “Não” na qual, ao clicar em “Não”, a caixa de diálogo será fechada, ao clicar em “Sim” a conciliação será efetivada, fazendo com que a fatura passe para o status Conciliada Manualmente (CM), porém sem os destaques em vermelho. 


Confirmação da Baixa


Ao fechar a página de Pesquisa de Faturas (Operadora) a  página de detalhes será recarregada e apresentará as novas informações.


Ao final da listagem serão apresentados totalizadores com as informações de "Valor Bruto, Valor Descontado, Valor Líquido, Total de Faturas e Itens por Página".



Totalizadores


  • Valor Bruto: refere-se ao valor total das faturas;
  • Valor Descontado: refere-se ao valor total das taxas das faturas;
  • Valor Líquido: refere-se ao resultante da expressão (Valor Bruto – Valor Descontado) das faturas;
  • Total Faturas: refere-se à quantidade total de faturas TEF;
  • Itens por Página: refere-se à quantidade de itens exibidos na página conforme configuração definida pelo usuário. 


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ROTINA

Para configurar o número de faturas exibidas na página, basta selecionar a quantidade desejada na opção "Itens por Página". Do mesmo modo, para navegar nas demais, basta selecionar a página desejada na opção "Página", conforme abaixo. 


Itens por página


Selecionar página para navegação


Nota

  • Através do botão "Exportar Excel" será possível extrair os dados que foram listados para uma planilha Excel.
  • Através do botão "Imprimir" será possível imprimir os dados que foram listados.


No rodapé da página serão apresentadas as legendas de status das faturas informando o significado das siglas.


Legendas

Conforme descrito anteriormente, para faturas não TEF, o campo NSU não é armazenado pelo sistema impossibilitando que a amarração com a venda seja realizada automaticamente. Deste modo, a coluna NSU aparecerá em branco ou com uma sugestão na cor cinza, para conciliação manual.


Dados da Fatura – Listagem (Não TEF)

LISTAGEM

Na listagem, através do ícone  será possivel alterar os campos NSU, Código de Autorização e Data da Baixa.

Alteração de NSU e Autorização:

Somente será possível alterar o NSU e o Código de Autorização de faturas com o status Não Conciliadas (NC). No entanto, devem ser seguidas as regras de validação do sistema:

  • NSU: deve conter o mínimo de três (3) caracteres, não pode estar em branco e deve ser diferente do Código de Autorização da mesma fatura, caso estiver preenchido;
  • Código de Autorização: deve conter o mínimo de três (3) caracteres, não pode estar em branco e deve ser diferente do NSU da mesma fatura, caso estiver preenchido.

Caso um dos campos esteja vazio o sistema emitirá um alerta informando sobre a quantidade mínima de caracteres permitida. Também será possível realizar a alteração da NSU na tela Conciliação de Fatura ao clicar no status da fatura Não Conciliada (NC). Ao preencher o NSU e/ou Código de Autorização de uma fatura Não TEF ela passará a ser apresentada na guia Conciliações TEF.

Alteração da Data da Baixa

Somente será possível alterar a Data da Baixa, caso a data atual da baixa não seja menor que a data de proteção do sistema, se isto acontecer, o sistema exibirá um alerta impedindo a alteração. A alteração também poderá ser realizada na tela de detalhes, clicando nos status das faturas, apresentados ao final de cada linha da listagem. Para que seja possível realizar a alteração da data da baixa é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix para ativar a funcionalidade.


Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

Para habilitar a possibilidade de alteração de Data da Baixa, acesse: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Conciliador 3.0, parâmetro "Possibilitar alteração de data baixa".


STATUS NÃO CONCILIADA (NC)

Ao selecionar uma fatura com o status NC, caso a mesma possua "Sugestões para Conciliação" será possível realizar a conciliação manual. No agrupador "Opções para conciliação" serão apresentados os dados da fatura informada pela adquirente e que corresponde à fatura em questão. A sugestão pode ocorrer de duas formas:

  • Buscando por uma única fatura correspondente para a venda, comparando "Data da Venda, Data do Vencimento (+/- 3 dias), Valor Bruto, Valor Líquido (+/- 3 centavos), Número da Parcela e Total de Parcelas";
  • Aumentando o filtro de dias para +/- 5, e de valor para +/- 5 centavos, quando não encontrar uma única sugestão.


Status: Não Conciliada


Ao clicar em "Conciliar" será estabelecido o vínculo entre a fatura gerada no ERP e a fatura retornada pela adquirente. Além disso, o status será modificado para "CM (Conciliada Manualmente)" e o número sugerido de NSU, estará apresentado na listagem na cor preta. Nos detalhes, será exibida a opção de "Conciliação Realizada" com as informações da fatura conciliada e a oportunidade de desconciliação, caso necessário. Além disso, o sistema gravará um histórico das movimentações realizadas.


Detalhes da Conciliação Manual


Botão Conciliar Fatura

Realiza a Conciliação/Antecipação da fatura em questão, ao utilizá-lo, se a conciliação for realizada, a fatura será apresentada com o status "CA - Conciliada Automaticamente". Esta opção somente estará visível três dias após a venda.


Conciliar faturas


Conciliação realizada


Nota

  • O botão "Conciliar Fatura" somente estará visível quando a fatura não possuir sugestão.
  • O status "Não Conciliada" pode ocorrer também, quando houver falta de informações advindas da adquirente, neste caso o sistema notificará o usuário da seguinte forma:


Dados da fatura


Isto ocorre porque após a geração da fatura, a adquirente tem um prazo de três dias para enviar as informações e efetivar a conciliação. Se isto não ocorrer, e as informações não forem repassadas, é necessário entrar em contato com a operadora e verificar o ocorrido. Para casos que a adquirente já tenha efetuado o pagamento, mas não esteja disponível no módulo, deve-se contatar o Suporte Técnico Linx para reportar o problema com o extrato do pagamento em mãos.



Três dias após o vencimento da fatura, o Conciliador buscará identificar a existência de uma sugestão e possibilitará a Baixa Manual diretamente sem passar pela opção de Conciliação.


Baixa manual após o vencimento da fatura

Se a baixa não acontecer automaticamente, passados três dias do vencimento, será possível fazê-la manualmente, mesmo que nenhuma conciliação tenha sido realizada e nenhum vínculo estabelecido com a adquirente.


Baixar Manualmente


Após a baixa, será gravado no histórico da fatura a data, o usuário e a ação realizada, além disso, o status mudará de NC para BM (Baixada Manualmente).


Fatura baixada manualmente


Caso necessário, será possível desfazer a baixa, deste modo, todos os lançamentos efetuados serão desfeitos e o status da fatura no Conciliador será novamente para NC (Não Conciliada).


Baixa de fatura desfeita


Nota

  • No ERP a baixa de faturas pode ser realizada a qualquer momento, desconsiderando qualquer período posterior ao vencimento conforme ocorre no Conciliador de Cartões.
  • A possibilidade de realizar a baixa manual apenas após três dias do vencimento é padronização do sistema, e não será possível alterar.

Quando houverem faturas baixadas manualmente, será possível também, realizar a alteração da data da baixa através do ícone .


Faturas baixadas manualmente


No entanto, somente será possível realizar esta alteração caso a data atual da baixa não seja menor que a data de proteção do sistema, se isto acontecer, o sistema exibirá um alerta impedindo a alteração.


Mensagem de bloqueio de alteração


Se for possível realizar a alteração, basta inserir a nova data e confirmar a modificação.


Alteração da data da baixa


Confirmação de alteração


A alteração também poderá ser realizada na tela de detalhes, clicando nos status das faturas, apresentados ao final de cada linha da listagem.


Nota

  • Caso o usuário tenha selecionado mais de uma empresa (campo disponibilizado no cabeçalho) a listagem apresentará as faturas de todas as empresas selecionadas que se encaixam nas características informadas nos filtros.
  • Para que seja possível realizar a alteração da data da baixa é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix para ativar a funcionalidade.

Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix

Para habilitar a possibilidade de alteração de Data da Baixa, acesse: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Conciliador 3.0, parâmetro "Possibilitar alteração de data baixa".

  • Sem rótulos