Índice

1. Conceito

Esta documentação tem o objetivo de informar e orientar os usuários sobre a integração do SmartPOS com o Mercafacil. Essa integração/funcionalidade traz, aos Clientes, a possibilidade de ter descontos e benefícios durante o processo de compra.

Além disso, essa integração visa aumentar a satisfação do Cliente, oferecendo para ele descontos personalizados e facilitando o processo de compra, além de impulsionar as vendas do estabelecimento.

2. Pré-requisitos

Para que esta integração funcione corretamente, torna-se necessário possuir:

  • Versão exigida do AutoSystem: 3.3.1.160 ou superior;
  • Versão exigida do SmartPOS: 1.4.0 ou superior;
  • Módulos liberados na Intranet:
    • SmartPOS;
    • Integração Mercafacil.

3. Configurações

Para utilizar o SmartPOS integrado ao Mercafacil, torna-se necessário fazer algumas configurações. Veja as informações:

3.1 Ativar a integração Mercafacil no AutoSystem

Para fazer a ativação do Mercafacil, acesse o menu Configurações > Módulos > Integração SmartPOS. Nesse menu, basta marcar o parâmetro Ativar utilização de promoções da integração Mercafacil.

Além da ativação do parâmetro Ativar utilização de promoções da integração Mercafacil, também deve-se fazer algumas configurações do módulo Mercafacil, no menu Configurações > Módulos > Integração Mercafacil > Configurações.

Importante

O menu Configurações > Módulos > Integração Mercafacil > Configurações somente fica visível com o módulo Integração Mercafacil liberado na licença do Cliente.

Na tela Integração Mercafacil - Configurações, preencha os seguintes campos:

  • Token: insira o token de ativação Mercafacil;
  • Data ativação: preencha este campo com a data inicial da ativação da integração, para envio das vendas utilizado como histórico pelo Mercafacil;
  • Motivo Mercafacil: informe o motivo de pagamento para o Mercafacil.

Veja a imagem de exemplo abaixo:

3.2 Configurar grupo de produtos habilitados a ser utilizado na integração

Nesta parte, deve ser configurado o grupo de produtos habilitados a ser utilizado na integração Mercafacil. Essa configuração também se dá pelo menu Configurações > Módulos > Integração Mercafacil > Configurações > guia Grupo de Produtos. Nessa guia, selecione o grupo do produto que você deseja ativar a integração com o Mercafacil.

Observação

Caso o grupo não esteja marcado, os produtos desse grupo não serão integrados.

Veja a imagem de exemplo:

4. Fluxo de venda no SmartPOS

Veja como é o fluxo de venda no SmartPOS:

  1. O Operador inicia a venda;
  2. Insere os itens no carrinho e segue para tela de Checkout;
  3. É na tela de Checkout que é feita a consulta se há, ou não, a integração com o Mercafacil. Nesse caso, a integração funciona apenas se houver o Cliente identificado na venda e se o CPF do Cliente estiver cadastrado no Mercafacil;
    • Nesse ponto, quando o Operador informa o CPF e confirma os dados do Cliente, caso o CPF seja um CPF já cadastrado no Mercafacil, é apresenta a seguinte mensagem, para que o Operador decida se o Cliente deseja, ou não, fazer o uso das promoções do Mercafacil para essa venda:

4.1 Informações gerais

  • Ao informar os dados do cliente, as informações de cadastro e dos produtos da venda são enviadas ao AutoSystem. E o AutoSystem, por sua vez, realiza a consulta no Mercafacil, com os valores de descontos a serem aplicados na venda;
    • Caso o cadastro do Cliente seja válido, é apresentada uma mensagem de boas-vindas na tela do SmartPOS. Com isso, pode-se seguir para a finalização da venda;
  • Tendo o retorno positivo do Mercafacil, é apresentado, na tela de Checkout, os valores da venda com os descontos retornados pelo AutoSystem na consulta anterior com o Mercafacil, sendo: Total, Subtotal e Descontos;
  • Na tela de pagamento, é identificada a forma de desconto retornada pelo AutoSystem para seguir com a finalização da venda;
  • Caso o Cliente não tenha cadastro, é apresentada uma mensagem informando que o Cliente não possui cadastro ativo com o Mercafacil. Nesse caso, o funcionário do Posto pode direcionar o Cliente para o PDV do AutoSystem, para que seja feito o cadastro através do PDV (isso ocorre somente na primeira compra do Cliente. Após ter o cadastro ativo com o Mercafacil, o Cliente do Posto pode passar pelo SmartPOS normalmente, apenas informando seu CPF.

4.2 Desconto na venda

Os descontos podem ser por Item, por Total da Venda ou, ainda, como uma forma de pagamento na venda. o SmartPOS recebe a informação do tipo de desconto a ser aplicado e procede conforme o tipo recebido, onde: para o desconto por Item ou na Venda é aplicado um desconto; e para a forma de pagamento, há uma nova forma de pagamento para que o desconto seja associado a esse automaticamente ao final da venda.

Tipos de Desconto:

  • Desconto no item;
  • Desconto no total do cupom, que pode ser realizado de duas formas:
    • Desconto absoluto aplicado ao total do cupom (valor distribuído entre os itens);
    • Desconto que é realizado como forma de pagamento (enviando no cupom como Forma de pagamento = Cashback).

A forma de aplicação do desconto no total do cupom é escolhida pelo varejista na plataforma do Mercafacil.


Para os descontos com Cashback, é apresentada a forma de pagamento na tela de Checkout (Cashback Mercafacil) com o valor de Cashback. Essas informações, tanto a forma de pagamento quanto o valor do Cashback, é retornado pelo AutoSystem para o SmartPOS a partir do momento que o Operador confirma que o CPF deseja participa da promoção Mercafacil.

Quando for adicionada a forma de pagamento como Cashback, é bloqueado para que o Operador não posa excluir essa forma de pagamento da tela de Checkout.

   

Observação

Pode ocorrer de haver o seguinte cenário: digamos que esse mesmo Cliente que foi informado na venda tenha uma regra de preço já configurada no AutoSystem. Caso isso ocorra, são enviadas as informações da venda para o AutoSystem que, por sua vez, faz o envio das informações para o Mercafacil. E o Mercafacil, entretanto, irá devolver "o melhor desconto" para esse cliente, por exemplo.

  • Se a regra de preço for melhor, é retornado o valor da regra de preço;
  • Se o desconto do Mercafacil for melhor, retorna as informações do Mercafacil.

4.3 Finalização da venda

Com o pagamento sendo aprovado, o SmartPOS segue o fluxo normalmente da finalização da venda, fazendo a impressão do DANFE/Comprovante.

Observação

Na impressão do DANFE, é enviado o QRCode do Mercafacil para ser apresentado no cupom.

  • Após a aprovação e finalização da venda, é enviada a venda para o AutoSystem, para que ele envie a venda para o Mercafacil, confirmando a operação;
  • Referente à desistência/cancelamento da venda ou algo do tipo, essa é cancelada e enviada para o AutoSystem, para que ele possa enviar ao Mercafacil;
  • Frisamos que: ao cancelar uma transação, caso determinado item esteja atrelado a uma promoção específica (Voucher ou Cashback, por exemplo), é feita uma revalidação do carrinho e, após o pagamento, o Cashback não pode ser restituído, por exemplo.
  • Sem rótulos