Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Neste manual você encontrará o passo a passo para consultar os RELATÓRIOS DE CURVA ABC DE PEDIDO COMPRAS. O pedido de compras é uma importante ferramenta para gerenciar os pedidos realizados aos representantes e fornecedores, pois possibilita o acompanhamento das mercadorias que estão para chegar, bem como suas previsões de entrega.  

O relatório de curva ABC também conhecida como 80-20, utiliza a metodologia baseada na Teoria de Pareto, que afirma que 80% dos resultados provêm de 20% das causas, ou seja, 80% do seu faturamento ou lucratividade vem de 20% dos produtos vendidos. Assim, o relatório segmenta os itens em três grupos A, B e C, de acordo com o seu grau de importância para a empresa, sob o ponto de vista econômico-financeiro, sendo que:  

- O Grupo A consiste em 20% dos produtos que representam 80% do orçamento; 

- O Grupo B consiste em 30% dos produtos que representam 15% do orçamento;  

- O Grupo C consiste em 50% dos produtos que representam 5% do orçamento. 


Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para que o usuário tenha acesso aos RELATÓRIOS DE CURVA ABC DE PEDIDOS DE COMPRAS é necessário que o grupo em que ele está vinculado esteja com a checkbox relatórios da permissão de acesso para “Curva ABC de Compras marcada, para realizar esta operação é necessário acessar o módulo RETAGUARDA do SETA > Menu Configurações > Permissões de Acesso.   

Acessar: Acesso ao relatório de curva ABC de compras.

Funcionalidade

Assim como nos demais relatórios são apresentadas opções de relatórios completos e resumidos. Lembrando que os relatórios que iniciam com NUMERAÇÃO – Ex.: 1 Análise das Quantidades dos Pedidos Compradas são padrões (fixos) no sistema e os relatórios que iniciam com LETRAS customizados, ou seja, desenvolvidos de acordo com a necessidade da empresa e disponibilizados na base da empresa.  

O relatório de produtos pode ser consultado acessando o módulo RETAGUARDA do SETA > Menu Relatórios > Curva ABC de Pedidos de Compra. 

Na tela Relatório de Curva ABC dos pedidos de compra, os seguintes relatórios estarão disponíveis:

Os dois primeiros relatórios apresentam classificações de produtos que ainda não chegaram e os dois últimos a produtos que foi registrado o pedido e já foi dado entrada nas notas.

Observe, que nos três primeiros relatórios são apresentadas as seguintes informações: posição do produto de acordo com a quantidade em pedidos de compras, descrição do produto, marca ou fornecedor, de acordo com o filtro utilizado e código dos produtos (quando filtrado pela descrição), percentual no rateio dos pedidos, quantidade comprada e valor da compra, com um totalizador de quantidade comprada e valor de compra ao final. 

Enquanto o quarto relatório gerencia os pedidos de compras baixados, sem classifica-los de acordo com a curva ABC, nele são apresentadas as seguintes informações: número da nota fiscal, número do pedido, fornecedor, produtos, data em que foi realizada a entrega dos produtos, valor total do pedido e valor total da nota.  

O primeiro relatório “1 – Análise das Quantidades dos Pedidos Compradas”, classifica por grupo os produtos, de acordo com as suas quantidades em pedido de compras, assim os que estão na Curva A representam os que tiveram o maior montante em número de produtos em pedidos, Curva B os 30% que representam 15% da quantidade de produtos em pedido de compras e na curva C os que tiveram a menor quantidade em pedidos de compras, no período filtrado.

E o segundo “2 – Análise do Valor dos Pedidos de Compras”, apresenta um resultado parecido com o relatório 1, mas segmentando os grupos de acordo com o valor de compras, pois o produto pode apresentar um valor de compra superior aos demais e mesmo que sua quantidade comprada seja inferior, neste relatório será posicionado antes, como por exemplo a Bolsa Mochila Anacapri, no relatório anterior sua posição era 5, pois teve 6 unidades em pedidos de compras, mas neste relatório sua posição é 6, porque o seu valor de compra é inferior a Sandália Carrano. 

O terceiro relatório “3 – Análise dos Pedidos de Compra Baixados”, realiza a classificação entre os grupos de acordo com o valor dos produtos dos pedidos que foram baixados, ou seja, que já chegaram e foi dado entrada na nota. Separando por grupo os produtos, de acordo com os valores dos produtos comprados, assim os que estão na Curva A representam os que tiveram o maior valor em pedido de compras baixados, Curva B os 30% que representam 15% do valor das compras e na curva C os que tiveram o menor valor em pedidos de compras baixados, no período filtrado. 

Por fim, o quarto relatório “4 – Gerenciamento dos Pedidos Baixados” como exemplificado anteriormente não segue a regra da curva ABC, pois é utilizado para gerenciar os pedidos que já foram baixados.  

Os menus laterais:

Do lado esquerdo da tela temos as opções dos relatórios, podendo ser:

  • 1-Visualizar ou ALT + 1: possibilitará a visualização do relatório em tela, na parte superior terão algumas ferramentas que poderão ser utilizadas:
    • 1 e 2: caso o relatório possua mais de uma página as setas poderão ser utilizadas para ir para a próxima página e voltar para página anterior;
    • 3 e 4: essas setas irão ir para a última página e voltarão para a primeira;
    • 5: permitirá escolher o número da página que deseja visualizar;
    • 6: nesta opção poderá aumentar ou diminuir o zoom;
    • 7: para sair do relatório bastará pressionar a tecla Esc no teclado ou clicar neste botão;
    • 8: o relatório poderá ser impresso clicando neste botão; 
  • Ao clicar em Visualizar será aberto uma nova tela que possibilita você ter visões personalizadas do Relatório.

  • Caso queira manter o relatório padrão, clique novamente no botão Visualizar;
  • Caso queira visualizar no seu navegador, clique em Visualizar Web;
  • Caso queira realizar a Impressão, clique em 3-Imprimir;
  • Caso queira tornar esse relatório muito importante clique em 5-Definir como Favorito;
  • Caso queira personalizar o relatório como por exemplo, escolher coluna, definir agrupamentos (soma, média, maior ou menor valor) clique em 6-Personalizar;
  • Caso queira sair dessa tela, clique em 7-Fechar.

  • Há também uma caixa de seleção que ao ser marcada pode desabilitar alternância de cores nas linhas do relatório na visualização web.

  • Na tela de visões personalizadas do Relatório clique em Visualizar para ver o relatório padrão.

2 – IMPRIMIR ou ALT + 2: abrirá a tela para seleção da impressora desejada, e caso tenha impressora PDF instalada no computador o arquivo poderá ser salvo em PDF.  

3 - IMPRESSORA: Permite definir uma impressora instalado no computador como padrão.

4 – ETIQUETAS: esta opção fica habilitada em relatórios relacionados a clientes e produtos, para que seja geradas as etiquetas de endereços ou de produtos.

5 – E-MAIL ou ALT + 4: caso tenha envio de e-mail cadastrado no sistema, o relatório poderá ser enviado para o e-mail desejado.  

6 – EXCEL: gerará um arquivo em Excel que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

7 - Exportar.CSV: gerará um arquivo em csv que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

-L - Desfazer Filtros: Caso tenha um ou mais filtros selecionados no check-box dentro da seção Totalizar Por ou Informações sobre os Produtos e clicar nesse botão, será desfeito todos os filtros e mantido apenas o tipo da operação - VENDA DE MERCADORIAS e Data da Venda a partir do dia 1º de cada mês até a data do acesso.

E – EDITAR ou ALT + 7: é utilizado pela equipe Seta para realizar customizações de relatórios.  

A – AJUDA ou ALT + 8: é uma ferramenta muita importante que auxilia futuras consultas, pois é um campo livre, no qual o usuário pode inserir anotações que considera importantes, como por exemplo, qual filtro normalmente utiliza, para que utiliza o relatório e assim todos os usuários que tem acesso ao relatório podem consultar estas anotações.  

0 – FECHAR, ALT + 0 ou ESC: será utilizado para fechar a tela de consulta de relatório.  

Totalizadores

As checkboxs do lado, são os totalizadores e só poderá ser escolhido um, pois a variável escolhida que totalizará o relatório. Clicando com o botão esquerdo do mouse na checkbox o relatório será agrupado de acordo com a variável escolhida e com o botão direito a variável selecionada ficará sublinhada e o relatório será ordenado por ela. E do lado direito podem ser escolhidos quantos forem necessários para tornar a busca mais assertiva, clicando na lupa para buscar ou digitando o filtro desejado nas barras que permitirem esta ação.  

Os pedidos podem ser agrupados e/ou ordenados pelas seguintes variáveis: 

- Período de compras: agrupará as notas de acordo com as datas em que os pedidos foram registrados no sistema, podendo ser selecionada a data de início e fim desejada para a pesquisa.  

- Previsão de chegada (para os dois primeiros relatórios): agrupará os pedidos de acordo com as datas de previsão de entrega, podendo ser selecionada a data de início e fim desejada para a pesquisa.

 

- Data da entrega (para os dois últimos relatórios): agrupará os pedidos de acordo com as datas em que os pedidos foram entregues, podendo ser selecionada a data de início e fim desejada para a pesquisa.  

- Empresa: caso possua mais que uma empresa na rede, os pedidos serão classificados por empresa, se for necessário pesquisar apenas uma empresa ou algumas empresas da rede do lado direito ser buscado com a lupa poderá ser selecionada(s) a(s) empresa(s) desejada(s).   

Fornecedor: classificará os pedidos de acordo com o fornecedor, do lado direito, caso necessário, poderá ser buscado com a lupa apenas os fornecedores desejados para a pesquisa. 

Representante: classificará os pedidos de acordo com o representante, do lado direito, caso necessário, poderá ser buscado com a lupa apenas os representantes desejados para a pesquisa. 

- Descrição: classificará os produtos de acordo com a descrição informada no cadastro de produtos. 

Cor: classificará os produtos de acordo com a cor, informada no cadastro de produtos.  

Marca: classificará os produtos de acordo com a marca dos produtos, do lado direito, caso necessário, poderá ser buscado com a lupa apenas as marcas desejadas para a pesquisa 

 

-  Departamento: classificará os produtos de acordo com o departamento, do lado direito, caso necessário, poderá ser buscado com a lupa apenas os departamentos desejados para a pesquisa. 

Grupo: classificará os produtos de acordo com o grupo informado no cadastro do produto. 

Subgrupo: classificará os produtos de acordo com o subgrupo informado no cadastro do produto. 

Grade: classificará os produtos de acordo com a grade informada no cadastro do produto, do lado direito, caso necessário, poderá ser buscado apenas as grades desejadas para a pesquisa.

 

Coleção: classificará os produtos de acordo com a coleção informada no cadastro do produto, do lado direito, caso necessário, poderá ser buscado com a lupa apenas as coleções desejadas para a pesquisa. 

- Preço de custo: classificará os produtos de acordo com o preço de custo, caso necessário, do lado direito poderá ser definido o valor de início e fim da pesquisa.  

- Complemento: classificará os produtos de acordo com o complemento informado no cadastro de produtos.