O processo de pagamento pode ser dividido em várias etapas: seleção da forma de pagamento (podendo ser única ou múltipla), inserção dos dados de pagamento, confirmação da transação, conclusão da compra, instruções de finalização e NPS.

Vamos entender cada uma dessas etapas:

Seleção da Forma de Pagamento

Utilizando um Único Método (Débito, Crédito, PIX ou Cartão Presente)

  1. Débito ou Crédito: O usuário interage diretamente com a maquininha.
  2. PIX: O usuário realiza a leitura do QR Code utilizando o aplicativo de qualquer banco.
  3. Cartão Presente: O usuário insere os dados do Cartão Presente para utilizar o saldo como forma de pagamento.

Utilizando Múltiplos Métodos (Débito, Crédito, PIX ou Cartão Presente)

O usuário é redirecionado para a tela onde seleciona o método a ser utilizado e o valor a ser processado em cada método. O processo segue estas etapas:

  1. Débito ou Crédito: Interação direta com a maquininha.
  2. PIX: Leitura do QR Code utilizando o aplicativo de qualquer banco.
  3. Cartão Presente: Inserção dos dados do Cartão Presente para utilização do saldo. Após a compensação do valor restante, o usuário toca no botão “Concluir Compra”.

Inserção dos Dados de Pagamento ou Interação de Pagamento

Como descrito acima, as interações de pagamento podem levar o usuário a:

  1. Débito ou Crédito: Interação direta com a maquininha.
  2. PIX: Leitura do QR Code utilizando o aplicativo de qualquer banco.
  3. Cartão Presente: Inserção dos dados do Cartão Presente para utilizar o saldo como forma de pagamento.

Confirmação da Transação

O sistema exibe uma tela de confirmação de pagamento e alerta o usuário sobre a impressão do comprovante de compra.

Instruções de Finalização

O sistema apresenta ao usuário algumas orientações textuais para interação com elementos periféricos ao dispositivo físico, como remoção de etiquetas, retirada de sacolas, entre outros.

NPS

Após as instruções de finalização, é apresentado um NPS simples para avaliar a interação com o sistema. Este NPS é habilitado a partir do Portal Cliente.

Fallbacks

O sistema possui fallbacks para todos os cenários de exceção previstos, incluindo:

  • Método de pagamento inválido
  • Cancelamento de pagamento
  • Erro no processamento de pagamento
  • Timeout para realizar o pagamento
  • Para pagamentos com múltiplos métodos, verificação de valor restante igual a R$ 0,00
  • Para pagamentos com múltiplos métodos, cancelamento e estorno de pagamento com impressão de comprovante de estorno
  • Após a confirmação da transação, tempo de tela ociosa
  • Entre outros



  • Sem rótulos