OBJETIVO

Auxiliar clientes e analistas a solucionarem a rejeição 234

DESCRIÇÃO

Problema tende a ocorrer quando há uma falha na validação do CNPJ do cliente.

PASSOS PARA REPRODUÇÃO

Primeiramente validamos o CNPJ do cliente no portal do simples nacional (caso o regime do cliente se encaixe nessa situação): 

https://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/aplicacoes.aspx?id=21



 No exemplo acima, o CNPJ não se encaixa mais nesse regime desde 03/09/2020. Portanto, devemos considerar que o regime no sistema talvez não esteja de acordo com os portais da fazenda. 

 Também podemos consultar no Cadastro Centralizado de Contribuinte (https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/nfe/ccc), neste caso, digite o CNPJ e a UF do cliente para localizarmos o cadastro. 
 Abaixo podemos verificar que o campo "Situação IE" está como "Não habilitado".

 Na aba "Histórico", podemos verificar quais foram as últimas alterações no cadastro desse cliente, houve uma alteração em que a situação da inscrição estadual mudou de habilitado para não habilitado, portanto devemos desconsiderar a inscrição estadual para corrigir esse problema no cadastro.


 Consultando o cadastro do seu cliente ou fornecedor no sistema e considerando o que validamos nos portais, as informações devem ficar como: 

Tipo de Empresa: Consumidor Final 
PF/PJ: Pessoa Jurídica
UF Inscrição Estadual e Inscrição Estadual: Não preencher 
 
 Lembrando que este é um exemplo, o erro normalmente é causado porque não há uma IE vinculada a este CNPJ ou ela foi desativada, importante se atentar a estes dois pontos principais!

TAXONOMIAS SUGERIDAS PARA ABERTURA E ENCERRAMENTO DE TAREFAS

Classificação da Solicitação:

Unidade de Negocio: MILLENNIUM

Tipo de Solicitação:  INCIDENTE

Produto:  E-MILLENNIUM

Módulo: FISCAL

Sub módulo: REJEIÇÕES

Funcionalidade: Ajuste em cadastro

Indisponibilidade: NÃO

Alternativa: SIM


Classificação da Encerramento: REJEIÇÃO

Dimensão:  CADASTRO

Detalhe: Validação para ajuste de nota


Validado por: 

Guilherme Henrique Zanirato Rocha

NPS: O chamado foi concluído! Em breve chegará em seu e-mail uma pesquisa para avaliar sua experiência com meu atendimento. Por favor, responda! Sua opinião é muito importante para nós!

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