O que é a ferramenta? 

 A ferramenta títulos a receber auxiliará a empresa a ter uma boa gestão financeira, pois possibilitará controlar os títulos que possui a receber, realizar cobranças, caso necessário e provisionar os seus gastos, baseado nos títulos a receber que possui. 

Dúvidas frequentes (FAQ)


Veja as principais dúvidas a respeito da tela

Eu posso incluir um item do plano de contas no título a receber que seja de saída ou um item no título a pagar que seja de entrada ?

Não é possível. Pensando na rastreabilidade e confiabilidade do financeiro dos relatórios, que a partir da versão 6.202.20, foi aplicado uma blindagem no SetaERP, impossibilitando o usuário incluir Títulos a Receber ou Títulos a Pagar com itens de  plano de contas, que faça o movimento financeiro contrário ao da operação.

Por padrão a loja quando tem títulos a Títulos a Receber de um cliente, este valor entrar no caixa da empresa. Logo os itens de plano de notas a serem utilizados precisam fazer o movimento financeiro de entrada.

Já quando a loja tem um título a Pagar o valor irá sair do caixa da empresa. Isso significa que o plano de contas a ser utilizado precisa tem o momento financeiro de saída.


Digamos que por algum motivo a loja precise conceder algum crédito para um cliente. Não posso mais usar o Item: 007 - DEVOLUCOES/TROCAS (CLIENTES), para lançamentos manuais no títulos a receber?

Não, pois o item de plano de contas 007 - DEVOLUCOES/TROCAS (CLIENTES), faz o momento de saída. Sendo utilizado somente pelo Seta de forma automática ao realizar uma devolução/troca de produtos pelo caixa por exemplo.

Para efetuar o lançamento, orientamos a realizar o cadastro de um novo plano de contas pelo Retaguarda > Financeiro > Plano de Contas, selecione a estrutura que mais faz sentido para sua analise futura, clique em incluir conta, informe uma descrição e no campo Movimento deixe igual a Ambos.

Abaixo imagem com um exemplo hipotético:


Como realizar um lançamento avulso?

Olá você já precisou fazer um lançamento de titulo avulso no sistema para registrar uma despesa ou receita, vou mostrar como fazer isso de uma forma correta e que não impacte para quem faz a auditoria do financeiro.

  1. Para fazer um lançamento de título avulso podemos ir até o Retaguarda / Financeiro / Títulos a Receber e clicamos em incluir como é mostrado abaixo

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

       2. Será mostrado a tela abaixo e os campo abaixo são obrigatórios para que seja feito o lançamento do título

 Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente


É uma boa prática utilizar planos de contas padrão do sistema para um lançamento avulso?

Nunca utilizar os planos de contas padrões do sistema para fazer o lançamento avulso de um titulo a receber, pois eles vão apresentar diferenças nos relatórios financeiros da empresa.

Abaixo darei um exemplo de inclusão de títulos onde utilizo um plano de contas padrão do sistema, o item:

002 – VENDAS A PRAZO é utilizado para as vendas a prazo. Quando eu faço um lançamento com esse item ele distorce os valores no meu controle financeiro, vamos ver isso na pratica com o Dre

  • Inserido um titulo a receber com o item do plano de contas: 002 - Vendas a Prazo no valor de 100,00 reais

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

  • Vamos verificar como fica isso no DRE, onde eu não tenho nenhum lançamento feito na mesma data
  • Vamos até o Retaguarda / Relatorios / DRE
  • Vou gerar o Dre na mesma data que eu inseri o titulo dia 22/04/2022

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela

Descrição gerada automaticamente

  • Visualizando o DRE irá constar o valor de 100,00 reais no item do Plano de Contas

002 – VENDAS A PRAZO, que é gerado somente sobre as vendas a prazo feitas no sistema para o meu controle financeiro esse valor ficará errado uma vez que eu utilizei o item padrão do sistema para fazer a inclusão desse titulo avulso

Tabela

Descrição gerada automaticamente


Qual o impacto de fazer um lançamento retroativo?

Muito cuidado ao fazer um lançamento retroativo, pois ele pode impactar no fechamento financeiro que já foi feito, e validado pelos responsáveis.

Ao inserir uma data retroativa no lançamento de um título irá gerar divergência no fechamento do financeiro, é preciso informar aos responsáveis pelo controle do financeiro esse tipo de lançamento


Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente


Estou querendo incluir um título a receber ou a pagar, porém está aparecendo a mensagem 'Código Inválido ou Inexistente', porém o item do plano de contas existe e você quer utilizar?

É preciso verificar o seu plano de contas e caso você precise inserir ele é necessário alterar para ambos


Como reimprimir comprovantes de baixa de títulos?

  1. Acessar Retaguarda>Financeiro>Títulos a receber:
  2. Realize os filtros, reimprimindo o comprovante;

       3. Selecione o título e clique em 'Imprimir Comprovante'


Como cancelar o crédito de um cliente?

Caso o cliente devolveu uma mercadoria, foi gerado um crédito e o mesmo não vai ser utilizado é necessário cancelar através do seguinte caminho:

Retaguarda → Financeiro → Títulos a receber 

Realizar o filtro da seguinte forma:

Situação: Aberto;

Vencimento: Período de vencimento do crédito (normalmente o crédito tem data de vencimento igual a data de criação) 

Valor: Deve ser informado apenas o do primeiro campo da seguinte forma : -9999.99,99 (valor negativo, o crédito sempre será um valor negativo) 

Após isso pressione o F8 - Filtrar para buscar os valores em aberto. 



Na próxima tela irá mostrar todos os títulos de crédito em aberto, deve ser mantido o cursor em cima do titulo que deve ser cancelado e após isso clicar em cima → Cancelar Título;


Deve ser informado o motivo de o por que esta sendo realizado o cancelamento do credito essa informação deve conter no mínimo 15 caracteres.


Em seguida vai ser solicitado usuário e senha de quem tem permissão para cancelamento do crédito.


O título vai ficar com status de cancelado e poderá ser consultado por esse tipo de situação quando for necessário.


Como Visualizar, Reimprimir e Salvar em pdf os boletos no seta ERP?

R.: Acesse o módulo de retaguarda > financeiro > títulos a receber e use os filtros para encontrar os boletos (os filtros abaixo são apenas demonstrativos).

2. Selecione o título do boleto que deseja reimprimir e clique no menu lateral 'Imprimir Boleto'

3- Selecione uma das impressora PDF que estão instaladas na sua máquina (No exemplo abaixo tem 2 impressoras PDF instaladas, ambas funcionam)

Obs.: Caso queira visualizar o boleto, clique em Visualizar

Obs2.: Caso queira Imprimir o boleto novamente, selecione uma impressora Gráfica (A4) e clique em imprimir

4- Por fim, escolha a pasta que deseja salvar o pdf do boleto, dê um nome ao arquivo e clique em Salvar


Manual de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso


Permissão:

Títulos a Receber: Acessar

Permite somente a visualização dos títulos e a impressão de carnê, duplicata, promissórias.


Títulos a Receber: Modificar

Permite a edição dos títulos e a inclusão de novos títulos.


Títulos a Receber: Excluir

Permite o cancelamento dos títulos lançados.


Títulos a Receber: Relatórios

Acesso: Módulo Retaguarda, Menu Relatórios, Opção Títulos a Receber

Permite a visualização de todos os modelos de relatórios disponibilizados no títulos a receber.


Títulos a Receber: Baixar

Permite a baixa de parcelas lançadas no títulos a receber através do módulo Retaguarda.


Como Funciona Título a Receber

Acesse o Retaguarda > Financeiro > Títulos  a Receber > 

Irá aparecer a tela abaixo:

Filtros

  1. É possível realizar a busca dos títulos por diversos filtros, como situação do título, tipo de cobrança, formas de pagamentos, tipo de documento de cobrança data de vencimento, empresa da rede, cliente, item do plano de contas, portador, comprovante, lote, valores e vale presente, conforme tela abaixo.

 

  • Situação: refere-se a situação do título, podendo ser: 
    • Todos: como o próprio nome já diz, trará todos os títulos, independente da sua situação. 
    • Aberto: ainda não foi pago ou se foi pago, ainda não foi baixado no sistema. 
    • Baixado: já foi pago e baixado no sistema. 
    • Atrasado: títulos que já venceram.
    • Emissão: realiza o filtro pela data de emissão do título
    • Combinado: realiza o filtro de títulos em aberto, pela data em que o título foi combinado.
    • Competência: este filtro não será utilizado no títulos a receber, apenas no títulos a pagar.
    • Aceite: este filtro não será utilizado no títulos a receber, apenas no títulos a pagar.
    • Previsão: filtra apenas os títulos marcados como previsão de pagamento. 
    • Competência/Emissão: considera as datas de competência e emissão para realizar os filtros, desde que uma delas esteja dentro do período informado, trará o título. 
    • Pendência: filtra os títulos em que foi marcado que existia alguma pendência.
    • SCPC: filtra os títulos que tiveram a opção SCPC marcada. 
    • Cartório: filtra os títulos que tiveram a opção cartório marcada. 
    • Cobradora: filtra os títulos que tiveram a opção cobradora marcada.
    • Cancelado: títulos que por algum motivo tenham sido cancelados
    • Substituídofiltra os títulos que foram reparcelados, pela tela de Módulo Retaguarda > Menu Financeiro > Reparcelamento de título, pois ao realizar o reparcelamento de títulos o título original é substituído, pelos novos títulos, de acordo com o que foi acordado com o fornecedor. 
    • Custódia: filtra os títulos que foram marcados caso o pagamento tenha sido em cheque e o cheque tenha sido enviado para custódia.
  • Cobrança: refere-se ao tipo de cobrança do título, podendo ser:
    • À vista;
    • Cartão;
    • Cheque pré; 
    • Crediário; 
    • Boleto; 
    • Depósito em conta ou 
    • Convênio/concessionária. 
  • Formas Pgto NFCe: realiza filtro de acordo com as formas de pagamentos selecionadas. 


  • Documento: tipo de documento de cobrança, podendo ser: 
    • Nota fiscal manual;
    • Nota fiscal impressa;
    • Cupom fiscal; 
    • Guias e recibos;
    • NFCe ou 
    • SAT
  • Vencimento: informar data inicial e final desejada na pesquisa. 
  • Empresa: empresa da rede que será pesquisada, podendo ser mais que uma. 
  • Cliente: possibilita a pesquisa de todo os títulos um cliente específico, dentro do período escolhido. 
  • Item: possibilita a pesquisa de todos os títulos de um determinado item do plano de contas do primeiro ou segundo nível, ou seja, é possível selecionar apenas receitas ou algum item específico de receitas, como, por exemplo vendas a prazo.

  

  • Portador: conta a que pertence o título. 
  • Documento: permite a pesquisa pelo número um determinado título. 
  • Lote: a partir do número do lote o sistema consegue localizar todos os títulos gerados de uma determinada operação 
  • Vale presente: filtra apenas vales presentes

       2. Por fim, é possível ordenar os títulos a receber pelo nome do cliente em ordem alfabética, número do documento, data de emissão, data de vencimento, data de pagamento, valor, código do cliente ou empresa a que o título pertence, de acordo com a necessidade do usuário.

       3. Após realizar todos os filtros necessários, bastará clicar em F8-Filtrar ou F8 no teclado, que o sistema trará a relação de títulos que atende aos filtros que foram realizados, para que possa ser realizadas diversas funções, como editar os títulos, baixá-los etc.  

        4. As colunas que aparecem na tela: Cliente, Documento, Emissão, Vencimento, Pagamento, Valor, Valor Pago, Cobrança, Loja, Baixar.

        5. No final há um totalizador da coluna Valor e Valor Pago 

Criação de Título Avulso


  1. Para acessar a tela de Títulos a Receber, é necessário acessar o SetaERP no Módulo Retaguarda, ir até o Menu Financeiro e clicar na opção Títulos a Receber.

     2. A primeira tela será de pesquisa, na qual será possível realizar diversos filtros para que seja possível localizar o(s) título(s) desejado(s) e incluir títulos. 

Importante: grande parte dos títulos a receber são inclusos automaticamente, por ações realizadas no caixa, como, por exemplo, títulos provenientes de crediário.

    3. Normalmente são inclusos títulos a receber manualmente, quando na migração de sistema não houve importação de títulos e recebimentos que não são provenientes de vendas. Para incluir um título será necessário clicar no segundo ícone do lado esquerdo da tela F3-Incluir ou F3 no teclado. ,


  • Cliente: poderá ser um já cadastrado no sistema, informando nome ou CPF/CNPJ na barra de pesquisa e clicando Enter no teclado, ou clicando na lupa em frente ao campo cliente, para buscar um cliente no cadastro geral ou cadastrar um cliente clicando em Novo e seguindo os passos de cadastro de cliente. 

  • Item: será necessário selecionar o item do plano de contas em que se enquadra o título. Para isso será necessário clicar na lupa para busca-lo, localizá-lo na lista de itens, selecioná-lo com duplo clique ou com um clique e clicar em exportar ou caso o usuário já saiba qual item será usado, digitar a sua descrição ou código na barra de pesquisa e clicar Enter.

 


  • Descrição: campo livre para descrição da despesa, lembre-se quanto mais detalhado melhor, pois facilitará o entendimento em possíveis auditorias. 
  • Empresa: selecionar a qual das empresas da rede pertence o título.
  • Portador: qual das contas receberá o pagamento inicialmente, mas na baixa do título poderá ser escolhida outra conta. O portador deve ser cadastrado no Módulo Retaguarda > Menu Financeiro > Contas Correntes.
  • Cobrança: qual tipo de cobrança do título, podendo escolher entre as opções:
    • À vista;
    • Cartão;
    • Cheque pré;
    • Crediário;
    • Boleto;
    • Depósito;
    • Débito em conta ou 
    • Convênio/concessionário. 
  • Tipo Doc.: tipo de documento que foi utilizado para cobrança, podendo ser nota fiscal manual, nota fiscal impressa, cupom fiscal, guias e recibos, NFCe ou SAT. 
  • Documento: número do documento de cobrança. 
  • Emissão: data em que o título foi emitido. 
  • Vencimento: data de vencimento do título. 
  • Combinado: é mais utilizada na edição do título, pois é possível informar que embora o vencimento seja para o dia 15/05/2020, foi combinado uma nova data de pagamento para o dia 20/05/2020. 
  • Valor: valor do título.

 


  • CMC7: caso o pagamento seja em cheque, é possível editar o título e inserir o código de barras do cheque. 
  • Banco: instituição a que pertence o cheque, caso seja uma venda paga com cartão no caixa, a nomenclatura banco mudará para operadora
  • Bandeira: este campo será habilitado para vendas pagas com cartão, e será preenchido de acordo com a bandeira do cartão informada pelo caixa no POS ou TEF. 
  • Comprovante: número do comprovante. 
  • Complemento: informações adicionais sobre o título, como por exemplo número da parcela a que o título se refere. 
  • Taxa:  taxas que tenham incidido sobre o título, é mais utilizada em vendas pagas com cartão no caixa, e será preenchido automaticamente a taxa cobrada pela administradora de cartão, de acordo com a taxa informada em Módulo Retaguarda > Menu Financeiro > Operadoras de Cartão e Convênio


  • Forma: forma de pagamento que foi cobrado o título, de acordo com o que foi informado em cobrança.  
  • Pagamento: ao realizar a baixa do título será preenchido com a data de acordo com o informado. 
  • Valor pago: assim como pagamento, será preenchido quando o título for baixado, de acordo com valor realmente pago, com descontos ou acréscimos. 
  • Conta: também será preenchido na baixa do título, com a conta que realizou o pagamento, podendo ser diferente da conta prevista no lançamento do título. 
  • Lançamento: data em que o título foi registrado no sistema. 
  • Lote: o sistema cria um número de lote, para títulos que possuem duas ou mais parcelas 
  • Auxiliar: é o código de algum lançamento que é vinculado ao título, como, por exemplo o número da venda que originou o título a receber. 
  • Parcela: número de parcelas do título.

     4. É importante marcar as opções à direita da tela, de acordo com o que acontece com cada título, para futuros filtros, baseados em uma das opções listadas. 

  • Previsão de pagamento: pode ser que o título que está sendo lançado é uma estimativa futura, como por exemplo, provisões de aluguéis de imóveis que a empresa possui. Posteriormente será possível filtrar apenas as previsões de pagamento para programar o orçamento. 
  • Existe pendência: pode ser selecionado quando existe alguma pendência.
  • Registrado no SCPC: é marcado quando o título foi enviado para SCPC
  • Enviado para cartório: é marcado se por algum motivo houve a necessidade de pagar em cartório o título, em vez de utilizar uma das formas de pagamento listadas em cobrança. 
  • Enviado para a cobradora: marcar caso tenha enviado o título para uma cobradora realizar a cobrança do título
  • Enviado para a custódia: marcar caso o pagamento tenha sido em cheque e o cheque tenha sido enviado para custódia.
  • Cheque para resgate: caso o pagamento tenha sido em cheque e o cheque esteja para resgate, este campo deve ser marcado. 
  • Instruções e ocorrências: campo livre para instruções sobre o título, com por exemplo, se a cobrança foi em boleto, colocar as informações do boleto.  

      4. Clicando na segunda opção do lado direito da tela Nova Parcela, a primeira parcela é salva e é inserida uma nova parcela ao título, com vencimento para o mês seguinte, que será possível realizar edição, caso necessário.  

     5. Ao finalizar a inserção dos dados necessários para a inclusão do título, bastará clicar em F8-Salvar ou F8 no teclado e este título será registrado e poderá ser editado ou baixado posteriormente. 

Realizar Baixa dos títulos a Receber

  1. Após realizar os filtros, será apresentada a listagem de títulos que atende as especificações informadas na tela anterior, com as seguintes informações do título: código e nome do cliente, número do documento, data de emissão, data de vencimento, data de pagamento, valor do título, valor pago, tipo de cobrança, loja (código da empresa a qual o título pertence).  
  2. Como o filtro do exemplo abaixo foi títulos abertos ordenados pela data de vencimento, os títulos estão ordenados pelo vencimento e na coluna baixar são exibidas checkbox, para marcar os títulos que serão baixados. 

       3. Para baixar um título será necessário selecioná-lo com duplo clique ou um clique e enter, o checkbox da coluna baixar ficará marcado e clicar em F8-Baixar ou F8 no teclado.  

Importante: títulos com pagamento em cartão, cheque e boletos, possuem telas especificas para as suas baixas, a tela de títulos a receber será utilizada para consultas e estornos em baixas de títulos que possuem um destes tipos de pagamento. 

  • Conta: será necessário marcar de qual conta foi retirado o dinheiro para realizar o pagamento, de acordo com as contas cadastradas em FINANCEIRO – CONTAS CORRENTES. 
  • Vencimento: a data de vencimento virá preenchida, conforme informado na inserção do título no sistema. 
  • Pagamento: por padrão trará o dia em que o título está sendo baixado, mas pode ser editado. 
  • DDA: campo utilizado em títulos a pagar. 
  • Comprovante: campo utilizado em títulos a pagar. 
  • Dias em atraso: será preenchido automaticamente, de acordo com a data de pagamento informada, conforme exemplo abaixo. 
  • Valor original: valor do título. 
  • Multa $: valor de multa em reais, conforme exemplo abaixo. 
  • Taxa %: percentual de taxa de juros ou descontos, para informar descontos é necessário informar o sinal de menos ( - ) antes de informar o percentual, para juros, basta apenas informar o percentual. 
  • Acréscimo: valor dos juros ou descontos em reais, para informar descontos é necessário informar o sinal de menos antes do valor. 
  • Valor total: valor do título, considerando multa, taxa e acréscimo ou desconto. 
  • Valor pago: valor efetivamente pago, considerando multa, taxa e acréscimo ou desconto. 
  • Principal: valor do título. 
  • Acréscimo/Desconto: conforme exemplos acima, caso o título tenha juros, a tela apresentará a nomenclatura acréscimo, caso tenha desconto, apresentará desconto. 
  • Você pode retirar as multas, taxadas assim como realizar desconto no valor total

Importante: caso o título tenha desconto, é fundamental informa-lo em Taxa % ou Acréscimo, com o sinal de menos antes do valor, porque apenas mudar o valor pago, gerará um título complementar com o valor pendente, pois o sistema entenderá que foi pago apenas uma parte do valor do título.         

  • Você pode confirmar as informações e clicar em Salvar

      4. Além disso, caso o pagamento tenha sido parcial, para diferenciar o título complementar dos demais ele ficará em aberto com um C em frente ao número do documento. 

      5. O título baixado ficará com data de pagamento preenchida, sem checkbox na coluna baixar e se tentar selecionar o título o sistema informar que o mesmo já foi baixado.

       6. É possível também realizar baixa de títulos em lote, bastará selecionar todos os títulos que serão baixados e clicar em F8-Baixar ou F8 no teclado. 

       7. O sistema solicitará uma confirmação de baixa de títulos em lote.  

       8. Assim como na baixa individual de títulos, será necessário selecionar a conta que realizará o pagamento dos títulos, data de pagamento, e multa, taxa, acréscimo ou desconto em cada um dos títulos selecionados. 

       9. Na barra inferior serão apresentados os valores totais dos títulos, separados pelo valor efetivo dos títulos, multas, taxas, descontos ou acréscimos e valor pago.

      10. Após preencher de acordo com as informações de pagamento, será necessário clicar em F8-Baixar ou F8 no teclado. Ou cancelar, caso queira retornar a tela anterior, sem baixar os títulos. 

       11. Ao clicar em F8-Baixar e confirmar a baixa dos títulos, poderá ser impresso um comprovante de pagamento para cada título, clicando em F8-Imprimir ou F8 no teclado. 

       12. Você pode confirmar as informações de baixa em lote dos títulos


       13. Ao fechar a tela de impressão, o sistema direcionará para a tela de listagem dos títulos, e os títulos baixados estarão com a data de pagamento preenchida, como na baixa individual. Caso seja realizado o filtro novamente com a situação em aberto, estes títulos não aparecerão, a menos que no filtro seja selecionado a situação baixado.

Estornar uma título já baixado

  1. Caso seja necessário, para estornar a baixa de um título será necessário clicar em Estornar ou ALT + E. Informar uma justificativa com no mínimo 15 caracteres, lembre-se quanto mais detalhado melhor, pois facilitará possíveis auditorias, clicar em OK.

        2. E informar usuário e senha de quem está realizando o estorno, lembrando que é necessário o usuário ter permissão de acesso para tal ação. 

        3. O título voltará a ficar em aberto, aguardando baixa. 

Cancelamento de Título a Receber

  1. Caso seja necessário cancelar o título, será necessário selecioná-lo e clicar em Cancelar ou ALT + N. O sistema solicitará uma justificativa de no mínimo 15 caracteres. 

      2. E informar usuário e senha da pessoa que está realizando o cancelamento, desde que a mesma possua permissão de acesso para a operação. 

      3. O título cancelado ficará em vermelho, não será excluído do sistema, para localizá-lo quando necessário, será necessário realizar filtro escolhendo a situação Cancelado

Editar os títulos a receber

  1. Será possível editar um título selecionando-o e clicando em Editar Título ou ALT + E. Na tela do título será possível alterar qualquer um dos dados informados ou inserir algum dado faltante. 

Impressão de Carnê dos títulos a receber

  1. Clicando em Imprimir Carnê ou ALT + C, será possível imprimir o carnê de títulos provenientes de vendas realizadas no módulo caixa, com pagamento em crediário.
  2. Clicando em sim, serão impressas todas as parcelas do título escolhido para que seja montado o carnê e entregue para o cliente e clicando em não, imprimirá apenas a parcela escolhida.  

        3. Veja com fica a impressão? No carnê vem as informações de Treinamento, Código do Cliente, Nome do Cliente, Data da Venda, Documento, Valor da Venda, Valor da Parcela, Vencimento, Parcela, Acrésc/Desc, Valor a Pagar, Autenticação



Impressão de PROMISSÓRIAS dos títulos a receber

  1.  Caso seja necessário imprimir algum recibo, bastará clicar em Imprimir Recibo ou ALT + R ou boleto clicando em Imprimir Boleto.
  2. Será possível também Imprimir Promissórias, será impressa uma promissória para cada parcela do título.

        3. Veja como fica a impressão. As informações do número do Documento, data de vencimento, Valor, e as principais informações, valores escrito por extenso e no final um campo para uma assinatura do cliente e o avalista


Impressão de DUPLICATAS dos títulos a receber

  1. Será possível imprimir a duplicata de todo o título clicando em Imprimir Duplicata, na duplicata constarão as informações da empresa, cliente e título, com todas as suas parcelas detalhadas. Ou imprimir a duplicata da parcela selecionada clicando em Duplicata Parcela

       2. Veja o resultado da impressão. No topo do relatório tem o nome da empresa, rua, telefone e cnpj. Logo abaixo tem o código da fatura, ao lado tem a emissão, valor e vencimento. Logo abaixo os detalhes do cadastro do cliente e valor por extenso e logo abaixo uma tabela com as colunas parcela, valor, vencimento, parcela, valor, vencimento. E logo abaixo a data de aceita e um campo para assinatura do Sacado e do Emitente 

      3. Veja o resultado de uma outra forma de visualização

      4. Caso o título já esteja baixado, será possível imprimir o comprovante de pagamento clicando em Imprimir Comprovante

      5. Por fim, caso seja necessário imprimir uma listagem dos títulos, bastará clicar em Imprimir Listagem ou ALT + L

Palavras-chave: Seta, Calçadas, Títulos a receber, Cancelamento, Baixadas, Impressão