Este módulo permite realizar a consulta dos produtos mais vendidos de maneira prática, rápida e fornecendo diversos dados para serem utilizados em análises.

A opção fica localizada no seguinte caminho:


Home > Vendas > Produtos mais vendidos


Veja a seguir um vídeo rápido que mostra a navegação por esta opção e uma visão geral das telas:


A primeira tela que é exibida ao acessar esta opção é a tela de filtros. Neste momento, podemos utilizar as opções disponíveis para refinar a nossa busca e realizar a recuperação dos dados de forma mais assertiva, facilitando a visualização dos dados que desejamos analisar. Por este motivo é muito importante entender quais são os recursos disponíveis na tela de filtros. Veja abaixo quais são estas opções:


Seleção do período: Utilize este campo para inserir a data que deseja realizar a análise. Por padrão a data inicial vem preenchida com o primeiro dia do mês anterior e a data final com o dia atual, mas como é aplicado o conceito de período personalizado, podemos filtrar qualquer data desejada. Importante apenas se atentar que um período muito grande pode gerar uma demora para gerar a visualização da consulta e também não é o ideal para realizar uma análise eficaz. 

Seleção da empresa: O campo de seleção pode ser utilizado para especificar as empresas que desejamos visualizar. Por padrão, todas as empresas vêm selecionadas.

Seleção da marca: Utilize este campo para especificar quais marcas deseja verificar no relatório. Podemos selecionar até 10 marcas de forma simultânea na nossa pesquisa.

Seleção da classificação: A seleção da classificação possui recursos avançados, os quais nos permitem selecionar Departamento, Grupo ou Subgrupo de maneira geral ou de maneira específica. Por exemplo, podemos utilizar a opção "Selecionar todos os..." para marcar todos os departamentos, todos os grupos ou todos os subgrupos ou podemos marcar manualmente na lista os itens desejados.

Agrupamento: Esta opção utilizamos para informar qual agrupamento desejamos utilizar na visualização da tela. Podemos montar o agrupamento por Marca, Departamento, Grupo ou Subgrupo. 


Visualização da tela:

Após selecionar o filtro desejado, clique em "Filtrar" para abrir a primeira visualização. Nesta tela conseguimos visualizar os dados conforme o agrupamento que selecionamos na tela de filtros. No exemplo abaixo, utilizamos o agrupamento por "Grupo":


São exibidos os seguintes dados: Quantidade, Custo, Valor venda, Markup%. Um recurso interessante é a ordenação das colunas de acordo com a informação que desejamos. Por padrão, os dados são ordenados de acordo com a quantidade em ordem decrescente. Mas podemos ordená-los de outra maneira clicando no título da coluna desejada e uma setinha indicará a mudança da ordenação:


Quando clicamos novamente na coluna que já está ordenada, a ordem muda de decrescente para crescente:


Também há a possibilidade de visualizar quais produtos compõem os agrupamentos que estão sendo exibidos. Por exemplo, na nossa pesquisa estamos agrupando por grupo. Então temos SANDÁLIA, BOTA SALTO MÉDIO, ACESSORIO DE CABELO, etc. (Estes grupos dependem da sua organização no cadastro dos produtos do SETAERP). Clicando no nome desse agrupamento conseguimos visualizar os produtos:

Visão agrupada


Visão detalhada


Clicando no produto, conseguimos expandir ainda mais essa visualização carregando informações detalhadas do produto. Veja:


Neste detalhamento conseguimos visualizar as seguintes informações:


  • Informações do cadastro do produto: São informações do cadastro do produto no SETAERP. Conseguimos ter acesso a informações importantes, como por exemplo, custo, valor de venda do produto, lucro e markup (%).
  • Movimentação do produto: São informações em quantidade sobre a movimentação realizada do produto. Aqui incluímos vendas, devoluções, estoque atual, data da última venda realizada e o markup da venda. 
  • Vendas no período: Nesta área são exibidos as vendas e devoluções que tivemos desse produto dentro do período selecionado. O código exibido é o mesmo código da venda/devolução dentro do SETAERP. As informações são exibidas ordenadas pelo código em ordem decrescente.


FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES


P: Na tela de filtros existe a possibilidade de filtrar mais do que 10 marcas de uma vez só?

R: No momento, por uma questão de desempenho, limitamos a pesquisa para até 10 marcas. Estamos realizando estudos para verificar a possibilidade de liberar uma quantidade maior, porém, ainda não há uma previsão para a mudança.


P: Na tela com detalhes temos duas informações referente ao markup. Qual a diferença entre markup e markup da venda?

R: O valor de markup é o valor definido no momento da aquisição do produto, o que foi planejado neste momento. O markup da venda é calculado com base nos preços praticados no momento da venda para o consumidor final e é utilizado para demonstrar se o produto realmente está performando da maneira esperada.


P: Qual é o cálculo utilizado para o markup (%)?

R: O markup é calculado da seguinte maneira: Lucro dividido pelo custo, mas para isso precisamos fazer um cálculo inicial para identificar o lucro. Veja o exemplo abaixo:

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João Macedo

 



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