Como informar o IBPT de sua rede e/ou loja?
O IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) é uma organização que, por meio de uma lei específica, obriga as empresas a informarem a carga tributária dos cupons fiscais. O sistema Itec permite que você faça esse procedimento facilmente. Confira o processo abaixo:
Pré Requisitos: Cadastro de NCM e ter arquivo com informações para importação (se desejar).
Acesso: Configuração > Fiscal > Tributação > Cadastro > NCM -nomenclatura Comum do Mercosul > Cadastro
1. Solução
1.1 IBPT Manual
1.1.1 Pressione a tecla F2 para habilitar a tela;
1.1.2 Acesse a aba IBPT;
1.1.3 Informe a UF para qual deseja cadastrar o imposto;
- É importante que tenha os valores percentuais de impostos, conforme sua abrangência.
1.1.4 Informe o %Federal Nacional, Federal Importado, Estadual e Municipal;
1.1.5 Pressione F2 para salvar o cadastro.
1.2 Importação de arquivo
Outra maneira de informar o IBPT é por meio de importação do arquivo. Para tanto siga as orientações desta parte do documento.
1.2.1 Clique no botão Visualizar Layout e monte o arquivo para importação nestas características;
1.2.2 Insira o Caminho do Arquivo; - Caso não saiba clique em para realizar a busca.
1.2.3 Clique no botão Importar IBPT, para realizar a efetivação da importação; - A tabela apresentará uma relação de produtos que apresentam o: NCM do produto, Descrição informação (com o nome do grupo) e o seu status (se está ativo ou não).
1.2.4 Pressione a tecla F2 para salvar.
Após a realização do cadastro do IBPT, as informações serão listadas nessa tabela. Se desejar visualiza-las, dê um duplo clique sobre o grupo que deseja.
2. Impactos
Controle dos percentuais de impostos a serem aplicados nos produtos com esta informação configurada.
3. Processos relacionados
Como realizar cadastro da NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul)?