Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

O acelerador de giro cruza informações de compras, vendas, estoques e pedidos e tem por objetivo analisar o histórico de giro dos produtos auxiliando o gestor para tomada de decisões sobre compras (reposições), distribuição (transferências entre as Lojas) e promoções.


Manual de uso da ferramenta

Para saber mais sobre as principais dúvidas, vídeos e outra parte da documentação, acesse o link: Acelerador do Giro do Estoque no SetaERP?

Para gerar o acelerador de giro, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Estoque e clique na opção Acelerador de Giro:

Use os filtros conforme deseja e clique em Executar

Agora, para fazermos uma análise mais a fundo e entrarmos no segundo nível, você pode dar um duplo clique sobre o agrupamento que deseja analisar. Nesse caso, darei um duplo clique no grupo Bota:


Será carregada uma tela com todos os produtos do agrupamento selecionado. Essa tela também é exibida no conceito 80/20, mostrando na cor verde os produtos que mais venderam, ou seja, tiveram um valor/quantidade de mais importância, em preto os produtos com um valor intermediário, e em vermelho os produtos com menos importância.

Aqui você pode analisar, por exemplo, quais produtos estão vendendo muito, e se você precisa repor o estoque deles. Bem como os produtos que quase não vendem, e em cima disso tomar uma decisão de fazer alguma ação para aumentar a venda deles ou talvez investir menos nesses produtos e aumentar o investimento nos produtos de maior giro.



Nessa tela você tem algumas informações sobre o produto, como Código, Descrição, Cor, Referência, Preço de venda, Custo, Markup, data da Última Compra do produto. E também alguns dados para analisar o giro:

  • Compras: Quantidade de compras que foram feitas no período informado no campo ‘Período de compras’ lá no filtro.
  • Vendas: Quantidade de vendas que foram feitas no período informado no campo ‘Período de vendas’ lá no filtro.
  • Estoque: Saldo em estoque na data informada no campo ‘Estoque do dia’ lá no filtro.
  • Pedido: Quantidade em pedidos abertos (previsto para chegar).
  • Giro %: Percentual de giro do produto considerando as compras e vendas do período, ou seja, qual % vendido sobre o que foi comprado.
  • Cobertura: Esse campo vai te mostrar por quantos dias você ainda terá o produto em estoque, se continuar vendendo na mesma velocidade que vem vendendo.

Você pode utilizar o campo no final da tela para pesquisar alguma informação específica. Após analisar, para voltar a listagem de todos os produtos, deixe o campo em branco e tecle ENTER.

Procura a informação digitada nos campos Código, Descrição, Cor e Referência / Backspace ou Click com o botão direito do mouse volta todos os produtos,


Por padrão os produtos são exibidos ordenados pelo campo Vendas, sendo que o que mais teve vendas será o primeiro a ser exibido. Você pode ordenar por qualquer campo, basta clicar sobre o nome da coluna, como no exemplo abaixo, foi ordenado pelo campo Preço:



Nessa tela você ainda pode clicar sobre a imagem para vê-la em um tamanho maior:



Clicar na opção Cadastro do Produto para abrir a tela de cadastro de produtos:


É possível também imprimir uma lista de reposição com campos em branco para preenchimento manual. 

Depois de salvar o arquivo, veja como fica:

 

Marcar o(s) produto(s) na última coluna (X) e clicar na opção Alterar Preços para mudar o preço de venda do(s) produto(s).

 

Para ver mais detalhes sobre um produto, dê um duplo clique sobre ele:

 

  • Sem rótulos