Realizando a importação
A importação de cadastros de Grupos de itens de Estoque pode ser feita utilizando dois modelos (completo ou vazio), onde serão utilizadas planilhas de excel.
Primeiramente, para acessarmos o menu de importação de cadastros, deveremos seguir o caminho: (Cadastro > Importação de Cadastro)
Para baixar as planilhas devemos clicar no botão "Modelo de importação", onde será apresentado um combo com as duas opções.
Traz tudo que já foi cadastrado no sistema, com seus respectivos códigos e informações. Dessa forma deveremos apenas seguir a sequência com o próximo código disponível.
Devemos nos atentar que no canto inferior esquerdo será exibida outra aba de excel que começa com "AUX" , essa aba permitirá ver os cadastros auxiliares que precisaremos saber pra realizar o cadastro principal.
No exemplo abaixo, o último cadastro de grupo de itens de estoque registrado no sistema está com código 20, então devemos seguir a sequência:
Exemplo Importação Grupo itens de Estoque:
Código: 21
Grupo de itens de Estoque: Preencher com o nome do novo grupo a ser cadastrado.
Ativo S/N: Preencher com S caso deseje que o grupo seja criado como ativo, e N para inativo.
Cod. Despesa: Utilizar a aba auxiliar, assim como apresentado na imagem abaixo.
A aba auxiliar trará todos os cadastros despesas, com seus grupos e descrição, porém para a importação deveremos considerar apenas a coluna "Código". Na planilha auxiliar a despesa referente a "Carnes" pertence ao grupo de despesas (1 - 01 - MERCADORIAS - CMV) e tem o código 1.
Finalizando o exemplo:
Será cadastrado o Grupo de Itens de Estoque de código 21, com o nome TESTE CADASTRO, será cadastrado como ativo e estará relacionado com despesas de CARNES (Código 1 da planilha auxiliar).
Assim que preenchidos os cadastros, devemos salvar a planilha e importa-la no sistema, clicando no botão "Importar"
Serão exibidos todos os cadastros da planilha, os já realizados estarão todos com conflito, pois já existem no sistema, dessa forma devemos ignora-los.
Para ignorar esses cadastros, clicaremos no filtro de "Status", desmarcaremos os "Válidos", selecionaremos todos os com conflito e clicaremos em "Ignorar".
Quando ignorados, o sistema não tentará importa-los.
Assim, poderemos clicar em "Salvar Importação", o item que já estava válido será importado com sucesso.
Para validar que a importação foi realizada, devemos acessar (Cadastro > Estoque > Grupo de itens de estoque), e realizar a consulta.
Importação realizada com sucesso!
No caso do modelo de importação vazio, a diferença é que o sistema não trará os grupos que já constam no sistema, dessa forma será necessário olhar antes nos cadastros dos grupos qual o próximo código a ser utilizado.