Assunto

O que deve ser analisado caso o produto possui código de barras X no ERP e na etiqueta estiver sendo impresso Y?

Melhor Solução

Vamos iniciar com um exemplo de código de produto 3045 onde seu cód. barras também é 3045, sendo do tipo Código gerencial:



Ao acessar: Suprimentos > Estoque > Produtos > Impressão de etiquetas de produtos, temos a tela abaixo quando inseridos os produtos desta referência 797058:



Perceba que é solicitado também a impressão do código 3043, 3044, 3046 e 3047 (todos da mesma ref.). Todos esses códigos possuem como cód. barras, este mesmo código Microvix conforme visto acima.



Conforme acima, ao imprimir as etiquetas, veja que notamos o suposto erro sistêmico onde por exemplo o produto código 3045 que está circulado no print, saiu com código de barras 3049 ao invés de 3045. O mesmo ocorre para todos os outros códigos da mesma referência.

Impacto: O vendedor irá bipar o cód. barras da etiqueta e será buscado outro produto no POS, diferente do "VESTIDO RENDA OFF WHITE 1".



O QUE DEVE SER AJUSTADO?


Acessar: Empresa > Parâmetros globais > Estoque > Modelos de etiquetas de produtos - COFIGURAR > Clicar no papel branco ao lado do modelo utilizado > Editar o campo Código de barras > Segue abaixo como estará configurado o campo "Tipo de código":



Verifique que está EAN-13. Ocorre que o cód. barras configurado nos produtos citados, não é de fato um EAN-13 e sim um Código gerencial e é neste ponto que se dá o erro operacional na configuração do layout da etiqueta.


Como podemos acompanhar neste Share:


Etiquetas de Produtos Microvix - Personalizadas e Codebar

https://share.linx.com.br/display/SHOPLINXMICRPUB/Etiquetas+de+Produtos+Microvix+-+Personalizadas+e+Codebar


Na parte que trata de TIPO DE CÓDIGOS DE BARRAS: "[...] antes de escolher um modelo certifique-se que realmente seus códigos de barras atendem este formato. Alguns deles geram um digito verificador e se o seu código de fato não ser conforme o modelo escolhido ao imprimir a etiqueta este digito verificador invalida o cód. impresso. Se você utiliza cód de barras apenas com controle gerencial indicamos que utilize os modelos: Codebar, Code 128, cód39 e Cód 93."


Ou seja, uma vez que suporte não acompanha no processo de cadastro de layout de etiquetas, apenas indicamos os tipos de códigos mencionados como solução para o problema da impressão. Já que o cadastro de tipo de código como EAN-13 é um erro operacional quando o cliente utiliza os códigos de barras apenas como códigos gerenciais Microvix, devem ser testados os tipos de código e caso não haja sucesso, a solução se dará por "tentativa e erro" até que seja encontrado o tipo de código ideal para a operação da loja. Caso não queira realizar esses ajustes e tentar adequar por conta própria a etiqueta, cliente deve procurar seu ECS para solicitar consultoria referente ao layout de etiquetas.



POR QUE ISSO OCORRE COM EAN-13?


Porque conforme citado acima, existem tipos de códigos que geram dígitos verificador no último dígito e que invalida o código impresso. EAN-13 é um deles.


Acesse: https://www.gs1.org/services/check-digit-calculator#gtin



Informe o código 000000000304 (12 primeiros dígitos) e clique em Calculate. Veja que o dígito verificador gerado (13º dígito) é 9. Assim, todos os códigos gerencias que estão como códigos de barras geram o 9 no final do código ao invés do que consta na config. de cód. barras dos produtos.


Exemplo:


Código Microvix e Código de barras 3045 que foi mencionado no início do manual.

Transformando em GTIN/EAN 13 seria 0000000003045.

Porém para calcular o dígito verificar é considerado apenas 000000000304. O dígito verificado gerado é 9 e não 5. Por isso na etiqueta é impresso 9 e não 5.

O mesmo seguirá para os produtos código Microvix e código barras: 3043, 3044, 3046 ou 3047, já que os números usados para calcular o dígito verificar é igual ao usado no 3045.



ORDENAÇÃO DE IMPRESSÃO DOS CÓDIGOS


Caso o portal trabalhe com produtos que possuem GTIN 13 + Código gerencial e outros que possuem apenas o Código gerencial e queira tornar padrão a impressão do Código gerencial mesmo que o produto esteja com GTIN 13 configurado, existe o parâmetro de Empresa > Parâmetros globais > Estoque > Altera ordenação na impressão de etiquetas > Onde pode ser definido qual código o sistema vai considerar "principal" para impressão dos códigos de barras nas etiquetas. Sendo: Maior (será impresso GTIN 13), Menor (será impressora Códigos gerenciais por serem menores que os GTIN 13), ou Principal.




I M P O R T A N T E:

 

Se o cliente possui códigos GTIN 13 e também Códigos gerenciais, a retirada do tipo de código EAN-13 no layout da etiqueta afim de arrumar a impressão dos Códigos gerencias, fará com que os códigos GTIN 13 que eram impressos normalmente, passem a imprimir errado.

 

Nesse cenário o cliente precisaria de 2 layouts de etiqueta cadastrados: Um para usar para impressão de produtos com códigos de barras gerenciais e outro para impressão de produtos GTIN/EAN 13. Ou, entender com o cliente o motivo dos produtos que estão apenas com códigos gerenciais, não estarem com GTIN 13 configurado como os outros produtos.


Assuntos Relacionados


  • Sem rótulos