Como faço a Quitação de Clientes com entrada no Caixa?
A quitação de clientes é a liquidação dos débitos que o cliente tem em relação ao posto. A quitação dos documentos pendentes pode ser realizada de forma total ou parcial.
Como fazer?
A quitação dos documentos em aberto é realizada através do menu Planilhas Diárias ► Controle de Notas A Prazo ► Quitação de Notas, Documentos e Haveres:
Os campos da tela de quitação são detalhados a seguir:
- Data movimento: Data em que a quitação será realizada. Após definir os filtros desejados e clicar no botão Abrir, todos os documentos pendentes até a data informada serão exibidos.
- Botão F2: Pesquisa por número do documento pendente. Ao clicar sobre este botão, será exibida uma tela para que seja informado o número do documento que deseja realizar a quitação:
- Cód. Cliente: Código de identificação do cliente. Ao pressionar a tecla F2 do teclado ou clicar no botão F2, serão exibidos todos os clientes.
- Nome: Nome do cliente.
- Aplicar juros: Permite aplicar juros sobre os documentos pendentes de quitação. Ao marcar esse campo, será habilitado o campo para informar o percentual de juros a ser aplicado.
Informações sobre os documentos que serão quitados.
- M: Indica se o documento está ou não selecionado.
- Doc: Tipo de documento. Exemplo: NF - Nota Fiscal, ECF - Cupom fiscal, BLQ - Boleto, VAL - Vale, HAV - Haver.
- Vencimento: Data de vencimento do documento.
- Fechamento: Data de fechamento do documento.
- Total Doc: Valor total em reais do documento.
- TN: Número do turno em que o documento foi gerado.
- Nº doc: Número de identificação do documento.
- Juros: Valor em reais do juros calculado sobre o documento. Esse campo terá informações quando for habilitado e indicado uma porcentagem de juros no campo Aplicar juros.
- Desc/Acrés: Valor em reais de desconto ou acréscimo aplicado sobre o documento.
- Motorista/Conveniado: Identificação do motorista ou conveniado responsável pela emissão do documento.
Informações dos documentos que fazem parte do documento que será quitado. Quando é selecionado um documento do tipo NF (Nota Fiscal), nesse grupo serão exibidos os documentos que compõe a nota/documento selecionado.
- DOC: Tipo de documento que compõe o documento selecionado.
- Movimento: Data em que o documento foi gerado.
- TN: Turno em que o documento foi gerado.
- Fechamento: Data de fechamento do documento.
- Valor total: Valor total em reais do documento.
- Motorista/Conveniado: Identificação do motorista ou conveniado responsável pela emissão do documento.
- Total Notas: Valor total em reais dos documentos exibidos até a data de movimento informada.
- Total Haveres: Valor total em reais de documentos do tipo Haver exibidos até a data de movimento informada.
- Notas Selecionadas: Valor em reais dos documentos selecionados.
- Juros Selecionados: Valor em reais de juros dos documentos selecionados.
- Haveres Selecionados: Valor em reais dos documentos selecionados do tipo Haver.
- Total: Valor total em reais dos documentos que serão quitados. O valor corresponde a soma do campos Notas Selecionadas + Juros Selecionados + Haveres Selecionados.
Para realizar a quitação, deve ser informada uma data no campo Data movimento e o cliente responsável pelos documentos que serão quitados e em seguida deve-se clicar no botão Abrir para que os documentos sejam exibidos:
Quitação - Entrada no caixa
A quitação de débitos com entrada no caixa registra no sistema que o valor recebido na quitação do documento foi depositado no caixa geral da empresa.
Após selecionar os documentos que serão quitados, deve ser clicado o botão Quitar para que seja exibida a tela de gravação da quitação. Para realizar a quitação com entrada no caixa, no campo Forma da quitação deve ser selecionado o tipo Entrada no caixa e em seguida em Identificação das contas deve ser indicado nos campos Entrada Turno e PDV o turno e número do PDV em que a quitação foi realizada. Logo abaixo dos campos descritos anteriormente, é exibida a quantidade de documentos selecionados com seus respectivos valores, como também o valor total a ser pago. Para confirmar a quitação, basta clicar no botão Confirmar (F4):
Para realizar a quitação parcialmente, deve ser informado no campo Valor pago o valor do pagamento parcial. Quando realizado uma quitação parcial, logo abaixo do campo Valor pago é indicado o valor da diferença entre o valor total do débito com o valor pago, onde deve ser indicado se a diferença será definida como um Débito ou Desconto:
Caso seja escolhido a opção Débito (F4), a diferença será gerada como um vale, ficando em aberto para que seja realizada a quitação posteriormente. Se escolhido a opção Desconto (F5), o sistema irá considerar a diferença como um desconto.
Se no campo Valor pago for informado um valor maior do que o devido, a diferença gerada deverá ser indicada como Juros ou Haver. Quando selecionado a opção Juros (F4), o sistema irá considerar a diferença como juros. Caso seja escolhido a opção Haver (F5), a diferença será gerada como um haver, podendo posteriormente utilizar para abater o valor devido:
Após finalizar a quitação, será gerado um recibo como também um extrato da quitação podendo ser visualizado ou impresso.