- Criado por Fernando Simoes, última alteração em jun 09, 2023
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Para saber mais sobre o Buscador de Boletos DDA acesse o artigo abaixo:
Essa funcionalidade está disponível a partir da versão 3.0.13.0 - 02/06/2023.
Assista aos vídeos DicaLinx para saber como utilizar o Buscador de Boletos DDA Stone
A integração Linx Conta Digital Integrada (LCDI) agora conta com a busca de boletos DDA automática, com este serviço permitirá que todos os boletos de pagamento emitidos contra o CNPJ da loja, sejam recebidos digitalmente pela conta Stone, dessa forma poderá acessar e pagar os boletos através da integração do Linx Big Farma.
Ativação
Para utilização do buscador de boletos DDA é necessário realizar a ativação dessa funcionalidade.
Para isso vá até menu Configurações > Integração Bancária > Configuração Conta Digital.
Figura 01 - Configuração Conta Digital
Clique no botão .
Este botão ao ser acionado, mostrará informativos do buscador de boletos.
Figura 02 - Buscador de Boletos - DDA
Nessa tela clique no botão .
Figura 03 - Ativar Buscador
Nessa tela será visualizado as contas disponíveis para ativar/desativar o buscador de boletos – DDA.
Por padrão os status das contas estará como Desativado.
Clique no botão e será direcionado para a tela de solicitação de ativação.
Figura 04 - Solicitação de Ativação do Buscador
Depois de alguns minutos será possível consultar o status da solicitação.
Basta clicar no botão .
Figura 05 - Status da Solicitação do Buscador de Boletos DDA
Nessa tela também é possível desativar o buscador, basta clicar no botão de mesmo nome.
Configuração
Existem algumas opções de configuração para melhor experiência do usuário.
Acesse o menu Configurações > Filiais > Contas a Pagar.
Figura 06 - Configuração Buscador de Boletos
Selecione as opções em destaque, para uma melhor experiência.
É possível ativar o buscador para o Escritório ou Loja, onde ao selecionar Escritório será possível definir a loja desejada, e se estiver como Loja, será utilizada a Loja física do cadastro.
A opção "Incluir motivo para recusar boleto" virá por padrão marcada, e pode ser alterada se desejar.
Ao marcar a opção "Permite associar contas a pagar já existente na entrada/conferência" faz com que na entrada seja verificado se existe algum registro do contas a pagar correspondente a essa entrada, assim será aberto uma tela para que seja associado a entrada com o contas a pagar já existente.
Essa opção depende das configurações encontradas no menu Configurações > Filiais > Entradas:
- Se o campo Contas a Pagar está “Sim" ou “Perguntar”;
- Se o campo “Habilitar Conferência” está marcado;
- Se o campo "Informar contas a pagar no momento da entrada" está habilitado.
A opção "Permite efetuar agendamento do boleto" vai depender da permissão do usuário para realizar agendamentos, com isso ao associar os boletos o sistema já vai realizar a sugestão de agendamento desses.
"Associação automática de boletos por limite de aproximação..." trata-se de um limite aceitável para arredondamento para associação do boleto por aproximação de valor.
O botão mostra uma lista das filiais para que essas configurações sejam repassadas para as filiais selecionadas.
Gerenciador de Buscador de Boletos
Depois de ativado o buscador de boletos, ele estará disponível no contas a pagar.
Vá até o menu Financeiro > Contas a Pagar.
Figura 07 - Contas a Pagar
De acordo com as configurações realizadas na Figura 06 acima, a sugestão de novos boletos será visualizada acima (conforme destaque) e já realiza a busca automática de todos os boletos disponíveis para o CNPJ associado à ativação do buscador de boletos (Figura 03 acima).
O mesmo processo pode ser feito de forma manual clicando no botão .
Figura 08 - Gerenciador de Buscador de Boletos
Nessa tela de manutenção, será possível realizar vários filtros para pesquisa.
Dentre eles:
- Período do Vencimento - Possível selecionar por período ou então escolher os filtros pré-definidos (Hoje, Ontem, Semana atual, Mês anterior, Este mês);
- Filtros - Defina a Filial e a Conta Digital (essa última é obrigatória, sem ela não é possível buscar os boletos);
- Opções de Filtros - Nessa seção existem algumas possibilidades de filtros para melhorar a busca:
- - Possibilidade de seleção entre pagável e impagável;
- - Seleção entre não encontrado, encontrado, parcial, inconsistência ou recusado;
- - Marcação em sim ou não.
Nessa tela existe a Legenda onde será especificado cada condição dos boletos da pesquisa, uma breve explicação será visualizado ao passar o mouse sobre a condição, como segue abaixo:
→ Encontrado - Essa condição representa que encontramos uma única ocorrência de registro no contas a pagar que possa ser relacionada com o título apresentado no DDA;
→ Não Encontrado - Ocorre quando o sistema não localiza o registro no contas a pagar correspondente ao DDA;
→ Encontrado Parcial - Essa condição representa que encontramos mais de uma ocorrência de registro no contas a pagar que possa ser relacionada com o título apresentado no DDA;
→ Inconsistência - Ocorre quando não conseguimos identificar o fornecedor cadastrado no sistema ou quando o plano de contas não foi informado no registro do DDA;
→ Recusado - Ocorre quando há uma recusa do título DDA realizada de forma manual pelo usuário, essa recusa servirá apenas para tratamento do sistema, não é comunicada em qualquer meio a recusa realizada.
Os requisitos exigidos no sistema para que seja considerado como encontrado são:
- Filial
- Fornecedor
- Data de Vencimento
- Valor
Ou seja, se o sistema conseguir encontrar um registro no contas a pagar que atendem a esses 4 requisitos a condição será marcada como encontrado.
Para a condição encontrado parcial significa que o sistema encontrou mais de um título no contas a pagar com esses requisitos, ou seja, mais de um título possui o mesmo fornecedor, vencimento e valor.
Para realizar a busca, basta clicar no botão e será populada a tela com os boletos emitidos contra o CNPJ da Filial.
Se não for inserido período de vencimento, ao buscar os boletos (manualmente), será realizado a consulta dos boletos com vencimento a partir da data atual.
A busca automática irá buscar boletos a partir da data atual de vencimento que foram emitidos contra o CNPJ.
Para os boletos em condição "Inconsistência" será possível verificar o motivo da inconsistência na coluna de mesmo nome na grade, basta ir com a seta para direita do teclado até essa coluna e clicar 2x sobre o registro e será apresentada a mensagem da inconsistência.
- - Realiza a verificação do fornecedor existente e cadastra esse fornecedor no banco de dados;
- - Abre o cadastro do fornecedor;
- - Remove a associação do contas a pagar do boleto selecionado (através das teclas de seleção padrão do sistema);
- - Recusa o boleto selecionado (um a um), essa recusa está condicionada a configuração de incluir motivo da recusa conforme Figura 06 acima;
- - Realiza a associação do plano de contas do fornecedor (se este não existir);
- - Associa um boleto ao registro do contas a pagar, e essa associação deve ser realizada ao boleto com condição "Encontrado" e "Encontrado Parcial";
- - Realiza a inclusão e associação de vários registros selecionados ao contas a pagar, desde que esses boletos estejam com a condição "Encontrado" e "Não Encontrado".
Após realizar a Inclusão/Associação dos boletos, se a configuração na Figura 06 acima estiver marcada como "Permitir efetuar agendamento do boleto", o sistema já realizará a sugestão dos boletos para agendamento.
Para saber como realizar agendamentos e pagamentos com a Linx Conta Digital Integrada acesse o artigo Configuração da Linx Conta Digital Integrada no Linx Big Farma.
- Sem rótulos