A Média F é calculada baseada em um histórico de movimentação dos últimos 3 meses do produto, combinado à sua movimentação nos últimos 30 dias, com seus respectivos pesos e ajustes de extremos, denominados picos e vales. Em linhas gerais, o valor da Média F é combinada aos dias de estoques desejados de forma a identificar a quantidade de estoque que estes dias representam, para que seja possível a montagem dos pedidos.

Pré Requisitos: Uso dos conceitos de compras e do módulo Itec.

Acesso: Módulo Compras

1. Solução

1.1 O cálculo levará em consideração os últimos 3 meses e os últimos 30 dias de vendas, a utilização do valor de Pico (Maior número de vendas dentre os meses do período) e o Vale (Menor número de vendas dentre os meses do período), além de definir peso e importância de determinado período, que será de maior, menor ou relevância igual aos períodos utilizados.

1.1.1 Através da Média F é possível chegar a um valor próximo a verdadeira característica de movimentação de um produto. Teremos um exemplo para facilitar a compreensão. O Gráfico representa a quantidade de vendas ocorridas em 3 meses distintos e nos 30 últimos dias e, a Tabela representa o peso/importância para cada um dos períodos. É importante ressaltar que os pesos são determinados de acordo com a observância do comprador.

1.1.2 Teremos assim os seguintes Cálculos de P1, P2 e Cálculo de Pico e Vale:

1.1.3 O valor de P1 é calculado utilizando o histórico de venda dos Produtos nos últimos trinta dias (255) multiplicado pela representação do peso (60%):

1.1.4 O valor de P2 é calculado utilizando uma média aritmética dos últimos três meses (300 + 108 + 240) multiplicado pela representação do Peso (40%):  

1.1.5 Após efetuarmos o Cálculo de P1 e P2 teremos a possibilidade de efetuar o cálculo da Média F Parcial, que se dá pela seguinte forma: 

1.1.6 Assim, será possível efetuar o cálculo de Pico e Vale, que depende da Média F parcial (MFp) e utilizar o valor de corte (30%):  

- Sendo que:

1.1.7 Observe que anteriormente o Mês 2 tinha uma quantidade de 108, e posteriormente passa a ser 167,58; tudo isso porque o Mês 2 com 108 unidades vendidas, de acordo com os cálculos de Pico e Vale está abaixo da média. Sendo assim, depois de realizadas todas as operações, serão estabelecidos os valores de Pico (alta) e Vale (baixa) e quando um valor original de vendas de um produto em um determinado mês estiver acima ou abaixo do Pico e do Vale esse valor deverá ser substituído, pois para que o cálculo de Média F fique correto é necessário que estes valores estejam nem acima e nem abaixo do Pico e Vale e sim entre eles.

1.1.8 Portanto sempre que qualquer valor dos últimos três (3) meses, ou dos últimos trinta (30) dias estiver acima ou abaixo do Pico e Vale deverá ser substituído pelos valores que serão encontrados na aplicação do nível de corte de Pico / Vale sobre a média Inicial. Em seguida, com os valores dos últimos três (03) meses e dos últimos trinta (30) dias devidamente estabelecidos de acordo com os níveis de corte.

1.1.9 Tendo efetuado os cálculos necessários, realizaremos agora uma média aritmética dos três últimos meses ajustando os valores de vale e/ou pico encontrados:   

1.1.10 Assim, obtivemos o valor da média das vendas (235,86) e então deveremos multiplicar essa média pelo valor de representação dos últimos três meses (40%).Feito este primeiro passo, representado por P2, teremos o valor verdadeiro e atualizado. Conservaremos o primeiro valor encontrado de P1 (153) e efetuaremos uma soma de P1 e P2 para obtermos o valor para geração de demanda. Demonstraremos essa operação abaixo:

1.1.11 Assim, encontramos o valor total da Média F no período estipulado de 3 meses e últimos 30 dias, como demonstrado no gráfico abaixo:

1.2 Como utilizar este valor?

1.2.1 Ao encontrarmos a Média F teremos a possibilidade de descobrir a quantidade de unidades vendidas por dia e, consequentemente, a quantidade necessária para reposição pelo período determinado. Veja abaixo o cálculo para a quantidade de unidades que serão vendidas do produto exemplificado diariamente.

1.2.2 Fracionando o valor encontrado da Média F pelo período de 30 dias obtivemos a previsão de vendas de 8,24 unidades diária.

1.2.3 Suponhamos que haja necessidade de reposição a cada 10 dias, como demonstrado no cálculo abaixo:

1.2.4 Assim, utilizando o valor anteriormente encontrado de unidades diárias, obtivemos que, no período estipulado de 10 dias, teremos uma necessidade de reposição de 82,4 produtos.

1.2.5 Portanto, a partir dos exemplos demonstrados, podemos perceber que o cálculo da Média F tem o intuito de monitorar o comportamento do estoque em dias, para que seja possível gerar uma demanda mais precisa, de acordo com a necessidade de cada loja.

 

2. Impactos

Faceamento, Financiamento, Limitador e reposição de estoque.

3. Processos relacionados

Como consultar Média F de Produto por Loja?

Consulta da Calculadora Média F

Como cadastrar grupo de parâmetros para Média F?

 


  • Sem rótulos